O QUE SÃO PADRÕES DE DESEMPENHO?
Os
índices de proficiência, resultados obtidos pelos estudantes nos testes das
avaliações em larga escala, podem ser agrupados em Padrões de Desempenho. Esses
Padrões de Desempenho permitem uma interpretação pedagógica das habilidades
desenvolvidas pelos estudantes, possibilitando localizá-los em Níveis de Desempenho.
POR
QUE AGRUPAR A PROFICIÊNCIA EM PADRÕES DE DESEMPENHO?
A distribuição
dos estudantes pelos Padrões de Desempenho permite analisar os aspectos
cognitivos que demarcam os percentuais de estudantes situados nos diferentes
níveis de desempenho.
Desta forma, é
possível traçar a diferença de aprendizagem entre os estudantes, ressaltando a
distância existente entre aqueles que apresentam um maior grau de desenvolvimento
e aqueles que apresentam menores graus de desenvolvimento nas habilidades
avaliadas. Essa possibilidade cria as condições para o estabelecimento de ações
e políticas educacionais mais específicas, destinadas à promoção da equidade
escolar.
ELEMENTAR
I
Os
estudantes que se encontram neste Padrão de Desempenho demonstram um
desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua
etapa de escolaridade, de acordo com a Matriz de Referência.
Nos
testes de proficiência, tendem a acertar apenas aqueles itens que avaliam as
habilidades consideradas basilares, respondidos corretamente pela maior parte
dos estudantes e, portanto, com maior probabilidade de acertos.
A localização neste padrão indica carência de
aprendizagem em relação ao que é previsto pela Matriz de Referência e aponta, à
equipe pedagógica, para a necessidade de planejar um processo de recuperação
desses estudantes, para que possam avançar para os padrões seguintes
ELEMENTAR
II
Neste Padrão de
Desempenho, os estudantes ainda não demonstram o desenvolvimento considerado
apropriado das habilidades básicas, avaliadas pela Matriz de Referência, para a
etapa de escolaridade em que se encontram. Contudo, respondem itens com menor
percentual de acerto e que avaliam habilidades mais complexas, quando
comparados com o verificado no padrão anterior.
A equipe
pedagógica deve elaborar um planejamento com caráter de reforço para os
estudantes que se encontram neste padrão, de modo a consolidar aquilo que eles
já aprenderam, sistematizando esse conhecimento e dando suporte para uma
aprendizagem mais ampla e densa.
BÁSICO
As
habilidades básicas e essenciais para a etapa de escolaridade avaliada, de
acordo com a Matriz de Referência, são demonstradas pelos estudantes que se
encontram neste Padrão de Desempenho. Esses estudantes demonstram atender às
condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização, ao
responder aos itens que exigem maior domínio quantitativo e qualitativo de
competências, em consonância com o seu período escolar. É preciso estimular
atividades de aprofundamento com esses estudantes, para que possam avançar
ainda mais em seus conhecimentos
DESEJÁVEL
Quando
o estudante demonstra, nos testes de proficiência, ir além do que é considerado
básico para a sua etapa escolar, como ocorre com os estudantes que se encontram
neste Padrão de Desempenho, é necessário proporcionar desafios a esse público,
para manter seu interesse pelo estudo e auxiliá-lo a aprimorar cada vez mais
seus conhecimentos.
Esses
estudantes costumam responder corretamente, com base na Matriz de Referência, a
um maior quantitativo de itens, englobando aqueles que avaliam as habilidades
consideradas mais complexas e, portanto, com menor percentual de acertos, o que
sugere a consolidação do processo de aprendizagem para aquela etapa de
escolaridade.
Os
Padrões de Desempenho e os estudantes Independentemente do Padrão de Desempenho
em que os estudantes se encontram, é importante considerar que o desenvolvimento
cognitivo é contínuo, permitindo aprendizagens constantes, conforme os
estímulos recebidos.
Ou
seja, um estudante que se encontra em padrões de desempenho mais baixos irá
avançar em seu processo de aprendizagem, desde que seja estimulado e desafiado
adequadamente. O mesmo acontece para aqueles que já se encontram em níveis mais
avançados de aprendizagem: podem e devem avançar cada vez mais, desde que
recebam o estímulo adequado. ( Fonte : CAED / SAEPE )
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