VAMOS
NOS RECICLAR ?
Associe as duas colunas, relacionando as atividades pedagógicas mais
adequadas aos padrões de desempenho estabelecidos para o SAEPE.
1. Atividades de recuperação.
2. Atividades desafiadoras.
3. Atividades de reforço.
4. Atividades de aprofundamento.
( ) Padrão Elementar I. (
) Padrão Elementar II.
( ) Padrão Básico .
( ) Padrão Desejável.
Escolha
uma:
a.
3, 1, 4, 2. b. 3, 1, 2, 4. c. 1, 3, 4, 2.
d. 1, 2, 3, 4.
Um item é composto de vários componentes. Associe as duas colunas,
relacionando os componentes do item à sua descrição.
1. Comando.2. Distrator.3. Enunciado.4. Suporte.5. Gabarito.
( ) Alternativa que apresenta a resposta correta do item.
( ) Estímulo à mobilização dos recursos cognitivos que serão
utilizados para solucionar o problema apresentado.
( ) Texto, imagem ou outro recurso utilizado para complementar as
informações necessárias para a resolução do item.
( ) Alternativa plausível, mas incorreta para responder o item.
( ) Explicitação clara da tarefa a ser realizada.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é: Escolha uma:
a. 2, 3, 4, 5, 1. b. 5, 4, 3,
1, 2. c.
5, 3, 4, 2, 1. d.5, 1, 3, 2, 4.
Considerando-se que os resultados obtidos pelos estudantes nas
avaliações em larga escala podem ser agrupados em Padrões de Desempenho,
afirma-se que esses padrões proporcionam:
I – uma interpretação pedagógica das
habilidades desenvolvidas pelos estudantes.
II – uma análise dos aspectos cognitivos
que demarcam os percentuais de estudantes situados nos diferentes níveis de
desempenho.
III – uma aferição do grau de
conhecimento do professor, correlacionando suas dificuldades àquelas
apresentadas pelos estudantes.
IV – uma identificação das diferenças de
aprendizagem entre os estudantes.
São corretas apenas as afirmativas: Escolha uma:
a. I, II e III. b. I, II e IV. c. II e III. d. I e IV.
A Matriz de Referência é indispensável para as avaliações externas,
porque
I – relaciona todas as competências e habilidades que serão avaliadas em
cada área do conhecimento e etapa escolar.
II – aborda todos os objetivos de aprendizagem definidos pela rede de
ensino e unidade escolar para compor o currículo.
III – apresenta as habilidades por meio de descritores que definem as
tarefas a serem solicitadas nos itens dos testes.
IV – estabelece um padrão de qualidade ao definir quais competências e
habilidades são fundamentais para cada disciplina e etapa escolar.
Estão corretas as afirmativas: Escolha uma:
a. II, III e IV, apenas. b. I, III e IV, apenas c. I e II, apenas. d. I,
II, III e IV.
Em relação ao conceito de competência, conforme adotado pelo SAEB
(Sistema de Avaliação da Educação Básica), são feitas as seguintes afirmativas:
I – o conceito de competência tem o mesmo significado do conceito de
habilidade, sendo utilizados indistintamente.
II – competência envolve a mobilização organizada de conhecimentos,
habilidades e atitudes para a realização de tarefas complexas.
III – competência é a capacidade que um indivíduo possui de fazer algo
pontualmente, a partir de uma situação-problema.
IV – o conceito de competência, assim como o de habilidade, são
utilizados para a elaboração dos itens das avaliações em larga escala.
Estão corretas apenas as afirmativas: Escolha uma:
a II e IV. b. III e IV. c. I e II. d. I e III
Relacionando e
aprendendo :
(
1 ) Agrupa as habilidades passíveis de avalição
em um teste de proficiência
(
2 ) Representa uma subdivisão de
acordo com o conteúdo ,competências de área e habilidades .
(
3 ) Descreve cada uma das
habilidades da Matriz
(
4 ) Avalia apenas uma única habilidade
( 3 ) Descritor (
4 ) Item ( 2 ) Tema Tópico ( 1 )
Matriz
Nenhum comentário:
Postar um comentário