Matriz
de Referência
A
Matriz de Referência é formada por um conjunto de descritores, que estão
relacionados a diferentes competências. Os descritores especificam as
habilidades que são esperadas dos estudantes em diferentes etapas de
escolarização.
Essas
habilidades que compõem a Matriz de Referência são estabelecidas a partir das
Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como das Propostas Curriculares
da rede de ensino avaliada (estado ou município). Mas o que difere a escolha
dessas habilidades daquelas que o professor avalia em sala de aula? Há um
detalhe importantíssimo: dentro da sala de aula, o professor tem a liberdade de
utilizar diferentes técnicas para avaliar seus estudantes.
No
caso da avaliação em larga escala, é preciso assegurar que essas habilidades
possam ser avaliadas em testes padronizados de desempenho. A Matriz apresenta um
conjunto de tópicos ou temas que agrupam conteúdos, competências e habilidades
da mesma natureza.
Por
exemplo: Na Matriz de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental,
encontramos o tópico ou tema Práticas de Leitura. Nele, estão agrupados os
descritores das habilidades relacionadas a procedimentos de leitura, tais como
localizar informações explícitas, inferir informações, identificar o tema de um
texto, entre outras.
Cada
tópico ou tema agrupa um conjunto de descritores. Como o próprio nome indica,
os descritores descrevem as habilidades que serão avaliadas. Por exemplo: Na
Matriz de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, encontramos o tópico ou
tema Números e Operações/Álgebra e Funções. Nele, estão agrupados os
descritores das habilidades relacionadas a localizar números em reta numérica,
resolver problemas com números e frações, porcentagem, equações, entre outras.
Observe
o exemplo de um item com todos os seus componentes:
Item é
o nome dado para as questões que compõem a avaliação em larga escala, com uma
diferença das propostas em sala de aula, pois o item avalia apenas uma
habilidade, aborda uma única dimensão do conhecimento.
Os itens são
elaborados para obter do aluno uma única resposta a cerca da habilidade
avaliada. A partir da análise das respostas dos alunos aos itens, pode-se
calcular sua proficiência para aquela habilidade.
O item
é constituído por enunciado, suporte, comando e alternativas de respostas, que
podem ser distratores ou o gabarito.
O enunciado é
responsável por impulsionar os estudantes a solucionar os problemas
apresentados.
O suporte equivale
a uma imagem, um gráfico, uma tabela, um texto ou outro recurso que apresente
uma situação-problema ou um questionamento com informações necessárias à
resolução do item.
O comando corresponde
à orientação dada ao estudante para a resolução do item. Esse deve ser preciso
e estar nitidamente atrelado à habilidade que se pretende avaliar, explicando
com clareza a tarefa a ser executada.
As
alternativas de resposta são apresentadas numa lista de quatro ou
cinco opções, sendo apenas uma correta – o gabarito.
São
denominadas distratores as alternativas de resposta que não estão
corretas, mas que devem ser plausíveis, referindo-se a raciocínios possíveis
dos estudantes.
Assim,
o distrator pode revelar uma competência que não foi adquirida pelo estudante e
mostrar o caminho que o professor deve seguir para sanar essa dificuldade.
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