SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
DE ENSINO
Carnaval e
Arte : Alegria Que Contagia
Secretária
de Educação: Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora
de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Cortês,2015
CARNAVAL
EM PERNAMBUCO
A folia
do Carnaval de Pernambuco começa muito antes do carnaval,
e acontece de forma mais forte principalmente nos bairros do Recife
Antigo, em Recife,
e na Cidade Alta em Olinda,
e em pequenos focos no restante da cidade. Ritmos comuns são o frevo,
aciranda e
o maracatu.
O carnaval de Olinda ostenta
dezenas de bonecos gigantes,
sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite,
que está nas ruas desde 1932 e
é responsável por dar início, oficialmente, às zero hora do sábado de Zé
Pereira, ao carnaval olindense. Além dos
tradicionalíssimos blocos e troças que percorrem suas ladeiras, embalados pelo
ritmo contagiante do frevo. São exemplos destes a Pitombeira dos Quatro Cantos,
fundada em1947,
quando um grupo de rapazes desfilou pelas ruas da Cidade Alta cantando e
empunhando galhos de pitombeira; e o Elefante de Olinda, fundado em 1952 por
um grupo de rapazes da Cidade Alta, que durante o Carnaval saíram pelas ruas
com um elefante de porcelana cantando uma música improvisada em homenagem ao
animal. A grande concentração destes blocos e troças se dá na frente da
Prefeitura Municipal, onde pode-se encontrar o maior número de foliões por
metro quadrado.
No Recife o carnaval
tem sua abertura com a saída do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo
da Madrugada, no sábado pela manhã. No bairro
do Recife Antigo,
começa a tarde com feirinhas de artesanato e apresentações de grupos
percussivos, entre outras atrações. Seguindo, logo mais à noite, uma agenda de
shows que são realizados em palcos espalhados por todo os bairros do Recife
e região metropolitana,
onde acontece simultaneamente a realização do RECBEAT, o carnaval da juventude
alternativa recifense. Na noite da segunda-feira, no Pátio do Terço, é
realizada uma das manifestações mais emocionantes da cultura negra no nordeste,
a Noite dos Tambores Silenciosos, pontualmente a meia-noite.
No interior, algumas
cidades têm seus carnavais típicos, como Nazaré
da Mata, com o Maracatu de
Baque Solto, Bezerros,
com os Papangús, Pesqueira,
com o Carnaval dos Caiporas e a folia dos Caretas, em Triunfo, no Sertão
pernambucano, entre outras.
O carnaval
pernambucano tem como característica principal a democratização da brincadeira.
Os foliões participam intensamente das manifestações, sem a necessidade de uma
distinção por mortalhas ou abadás. O Recifolia foi uma tentativa de inserir
este lado da cultura baiana das micaretas no calendário de eventos
pernambucano, sendo extinto no ano de 2004.
Timbaúba a
tradição são os bois do carnaval. A tradição do Boi de Carnaval em
Timbaúba tem mais de 80 anos, sendo a agremiação Boi Rubro Negro, fundada há 53
anos, a mais antiga em atividade. Os Bois típicos da cidade são formados pelo
estandarte, porta bandeira, a “mulher da mala”, os “toureiros” e os brincantes,
em uma grande festança popular. A batucada é feita ao som de instrumentos como
bongô, caixa, mineiro, gonguê e buzina, esse último típico do município.
Hoje Timbaúba os
reconhece como a cidade dos bois de carnavais, que nada mais é do que um
reconhecimento a tradição tão arraigada dos bois de carnavais. Também nos
carnavais de Timbaúba acontece o encontro dos bois de carnaval onde a
preservação da tradição do boi é preservada.
PROJETO
CARNAVAL
INTRODUÇÃO
O carnaval é uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas
em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural
de cada lugar. Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas,
nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade
e riqueza de manifestações.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial. Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade. Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial. Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade. Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo e suas
características;
Coletar dados sobre o carnaval no Brasil; Conscientizando as crianças
no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
Desenvolver a linguagem oral e escrita e o gosto por poemas e músicas;
estimular o ritmo;
Identificar os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na
etnia brasileira.
Identificar cantando as marchinhas carnavalescas.
Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos
como: música, blocos, fantasias e histórias estabelecendo relação entre passado e moderno.
Vivenciar o carnaval aplicando os valores humanos
CONTEÚDOS
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
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ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
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DURAÇÃO DO PROJETO : Uma Semana de 09 / 02 a 13/02
PÚBLICO - ALVO : Educação Infantil e
Ensino Fundamental 1º ao 9º ano
CULMINÂNCIA : Bloco da Educação nas
principais ruas da cidade. Cada escola com seu bloco e estandarte. Ressaltamos
a importância de aplicar ao Carnaval temas importantes afim de chamar atenção dos telespectadores bem como ,cumprir o nosso papel de educadores.
Neste carnaval faremos alusão a importância dos valores na ocasião sugerimos a
conscientização sobre a não utilização
das Drogas .
FRASES SUGERIDAS
PARA OS CARTAZES
·
Nesse Carnaval , Drogas Não - As Drogas Matam
·
Diga não às drogas
·
Drogas saia
dessa cilada - Se beber não dirija
·
Não
faça sua vida virar uma droga - Uma Cortês sem drogas
·
Drogas
: Não quero essa pedra no meu caminho
·
Viva as
emoções sem drogas
·
Crak nem pensar
·
Drogas destroem o viciado e a família
AVALIAÇÃO : Processual e contínua, valorizando a expressividade
a criatividade e a integração de todos os envolvidos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE: Explore com os alunos os enredos de algumas
escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer
relações com o que é dito na música e a realidade.
MATEMÁTICA E
CIÊNCIAS : Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e
uso de drogas.
Conscientizar-se sobre os cuidados necessários com a saúde durante o carnaval,
partindo da observação de fotos sobre essa festa. Desenvolver a leitura através
de um texto informativo sobre cuidados com a saúde no carnaval.
ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: Como é festejado o carnaval em Recife,
Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe em
grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza,
Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa
para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com
o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e
países.
HISTÓRIA : Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer
um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
ENSINO RELIGIOSO : O
carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os
alunos pesquisem o evento desde a antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse
aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade
tradicional e por organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados
com esse significado do evento, creditam que é hora de libertar as fantasias,
se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem
consequências. O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças
sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
BIBLIOGRAFIA:
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