Qual é o perímetro?
Objetivos
Familiarizar os alunos com a noção de perímetro
Estimar e fazer cálculos.
Ano 5º.
Tempo estimado
Duas aulas.
Desenvolvimento
Proponha às crianças problemas que estimulem o trabalho com medição, aproximação ou cálculo para determinar ou comparar o perímetro de figuras geométricas retilíneas. A idéia é proporcionar a oportunidade de desenvolver estratégias e elaborar generalizações. Elas podem concluir que para chegar ao perímetro basta somar as medidas dos lados. Ou que, no caso dos quadrados, é possível multiplicar por 4 a medida de um deles. Ou ainda, com retângulos, dá certo somar dois lados diferentes e calcular o dobro.
Sugestões de problemas:
1. Os jogadores de um time de futebol começam o aquecimento dando três voltas completas no campo, que tem 105 metros de comprimento por 75 metros de largura. Quantos metros eles percorrem?
2. A figura 1 (abaixo) é a planta baixa de dois cômodos de uma casa. Quantos metros de madeira devo comprar para colocar um rodapé em todo o entorno dos dois?
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uaxEWX-2BkHpvLD2MoxRlL2qg9VGC7kLO_xtA15UsKUgGfVy2h6qDxmDHFRupmg7T1sc49Lp4wDs8BuY7x1uzH3lkz9H5pST62l0ZsWEk18iJlIn7Gbza5ZOSEw7wvQgjXk4sKLaHQTK9aX8g=s0-d)
Avaliação
Mostre aos alunos a figura 2 (abaixo), afirmando que perímetro é maior que 12 centímetros e menor que 20 centímetros. Pergunte se eles estão de acordo com a afirmação e peça que expliquem o raciocínio. Observe se entenderam o conceito estudado em classe.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vXUECzNCoSrn21XM8tfvm4O_fICTn9FWojPsfMm9nWxIji9OQaF9LtOZrPpLRIFUpYWlfb3lzIn9rLxRW1wqqCkElMK_gNG0qZN8KBguVlILyY_i7AWUXHrE-pmij5_6chHxvEIp7QxEL3ijo=s0-d)
Fonte: Atividade adaptada da situação proposta no documento "Orientações Didáticas para o Ensino de Medidas no Segundo Ciclo", do Governo da Província de Buenos Aires, Argentina, 2007
Familiarizar os alunos com a noção de perímetro
Estimar e fazer cálculos.
Ano 5º.
Tempo estimado
Duas aulas.
Desenvolvimento
Proponha às crianças problemas que estimulem o trabalho com medição, aproximação ou cálculo para determinar ou comparar o perímetro de figuras geométricas retilíneas. A idéia é proporcionar a oportunidade de desenvolver estratégias e elaborar generalizações. Elas podem concluir que para chegar ao perímetro basta somar as medidas dos lados. Ou que, no caso dos quadrados, é possível multiplicar por 4 a medida de um deles. Ou ainda, com retângulos, dá certo somar dois lados diferentes e calcular o dobro.
Sugestões de problemas:
1. Os jogadores de um time de futebol começam o aquecimento dando três voltas completas no campo, que tem 105 metros de comprimento por 75 metros de largura. Quantos metros eles percorrem?
2. A figura 1 (abaixo) é a planta baixa de dois cômodos de uma casa. Quantos metros de madeira devo comprar para colocar um rodapé em todo o entorno dos dois?
Avaliação
Mostre aos alunos a figura 2 (abaixo), afirmando que perímetro é maior que 12 centímetros e menor que 20 centímetros. Pergunte se eles estão de acordo com a afirmação e peça que expliquem o raciocínio. Observe se entenderam o conceito estudado em classe.
Fonte: Atividade adaptada da situação proposta no documento "Orientações Didáticas para o Ensino de Medidas no Segundo Ciclo", do Governo da Província de Buenos Aires, Argentina, 2007
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