O que é?
É uma
modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo
educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Atém-se à
determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos
propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias sequências
de um trabalho de formação. É também chamada de avaliação das
aprendizagens.
Quais são seus objetivos?
A avaliação
somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens. Ela
pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências
do trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as
aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.
Quais são as suas características?
Sua principal
característica é a capacidade de além de informar, situar e classificar o
avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência, pois acontece
no final de um processo educacional.
Para que servem os seus resultados?
A avaliação
somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro e à
publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos. Ou seja,
seus resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e
certificar.
Retirado do Portal CAED
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