PROJETO – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM HUMANIDADES NAS
SÉRIES INICIAIS
QUESTIONÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA
Identificação
Rede de Ensino: Estadual ( ) Municipal ( )
Município: _________________________________________________________________
Nome da Escola:______________ _______________________________________________
Bairro: _____________________________________________________________________
Nome do Professor/a: _________________________________________________________
Série/Ciclo:_______N° de Alunos:______Faixa etária dos alunos:____________
Turno: ____________
I. ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS E DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
1. Indique (com um X) a composição familiar de seus alunos que mora na mesma casa:
a) Famílias com pai, mãe e filhos ( )
b) Famílias com pai, mãe, avós e filhos ( )
c) Famílias com mãe e filhos ( )
d) Famílias com pai e filhos ( )
e) Famílias com avós e netos( )
f) Famílias com outra composição ( )
2. Como se caracterizam as relações entre as crianças na escola? Participativas, agressivas, solidárias? Outras:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Enumere os tipos de trabalho exercido pelos pais de seus alunos:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Aponte o número de pais em situação de desemprego:
_______________________________________________________________________
5. Aponte o número de famílias que obtêm auxílios de programas governamentais e direitos sociais: bolsa família, bolsa escola, aposentadoria e outros:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Indique os tipos de brincadeiras presentes no cotidiano escolar de seus alunos:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
7. Quais os grupos étnicos que predominam na escola e em sua sala de aula: indígenas, negros, mestiços, brancos, amarelos, outros?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Em sua sala de aula existem crianças com necessidades especiais? Quantas e que tipos de necessidades?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
II. CATEGORIAS GEOGRÁFICAS DO AMBIENTE EDUCACIONAL DA CRIANÇA
1. Quais são as características marcantes da paisagem do bairro, da comunidade e do município?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Existem patrimônios ambientais no município e na localidade? Quais? Eles são protegidos? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Existem problemas de depredação ambiental no bairro, na comunidade e no município? Quais? _______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
4. Quais os tipos de moradia de seus alunos?
o Casa ( ); Apartamento ( ); Palafita ( ); Outros: ___________________________
o Materiais: Madeira ( ); Alvenaria ( ); Taipa ( ); Outros:__________________
o Propriedade: Alugada ( ); Cedida ( ); Própria ( ); Outras:_________________
5. Quais as condições do saneamento básico do bairro ou comunidade?
o Água: Encanada ( ); Poço ( ); Cacimba ( ); Açude ( ); Outros:___________ _________________________________________________________________
o Água potável: Fervida ( ); Filtrada ( ); Mineral ( ); Outros:_______________
o Destino dos dejetos: Fossa ( ); Sistema de tratamento de esgoto ( );
Rua ( ); Céu aberto ( ); Outros:_________________________________
o Destino do lixo: Coleta pública ( ); Rua ( ); Enterrado ( );
No quintal ( ); Outros:_______________________________________
o As ruas da comunidade possuem asfalto?
Sim a maioria ( ); Sim a minoria ( ); Não ( )
6. A maioria de seus alunos mora próximo da Escola? ( ) Sim ( ) Não
7. Os alunos utilizam meios de transporte para chegar a Escola? ( ) Sim ( ) Não. Quais?
___________________________________________________________________
III. CATEGORIAS HISTÓRICAS DE ABORDAGEM DA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
8. Quais as instituições sociais que existem na comunidade onde esta inserida a escola: posto de saúde, posto policial, igrejas, associações comunitárias e de trabalhadores, centros de cultura, outros?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Enumere os festejos e datas comemorativas presentes na cultura local: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Quais as manifestações culturais se fazem presentes na localidade: crenças, valores, saberes, mitos, lendas, cantos e danças, artesanato, outros? Indique quais:
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
11. Existem patrimônios históricos na comunidade e localidade? Prédios históricos, monumentos, sítios arqueológicos, outros? Indique quais:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
12. Há manifestações de violência que envolve as famílias e as crianças? Indique quais situações?
_______ _______________________________________________________________
_____________________________________________________________________
13. Há registros de trabalho infantil entre seus alunos? Quais trabalhos eles realizam? ________________________________________________________________________
14. Há interferência do trabalho infantil no desempenho escolar de seus alunos? ________________________________________________________________________
15. A escola desenvolve atividades de envolvimento dos pais e comunidade? Quais atividades? Há participação dos pais e da comunidade nas atividades programadas pela escola?
_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________
IV. CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA PARA O TRABALHO COM HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1. Descreva as estruturas físicas da escola para o trabalho pedagógico com historia e geografia, tais como áreas de esporte, recreação, refeitório, biblioteca, sala de recursos, sala de leitura, laboratórios, outros espaços? Indique quais:
________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
2. Indique e comente a utilização dos recursos disponíveis em sua escola para as atividades didáticas com história e geografia, tais como mapas, mapas históricos, relógios, calendários, maquetes, globos, atlas, imagens de monumentos e paisagens, vídeos, músicas, filmes, outros? Indique quais:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Indique e comente as dificuldades que você encontra para preparar as suas aulas, com referência especial aos livros e recursos específicos da área de história e geografia:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
4. Indique e comente as principais dificuldades que você vivencia ao ensinar história e geografia:
___________________________________________________________________________
_____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário