Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Diretoria
de Ensino
Ensino Fundamental
DIRETORA DE ENSINO : VALDINERE ALVES DOS
SANTOS
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO : MARIA ROSIVÂNIA DO
NASCIMENTO
CORTÊS,2018
Secretaria de Educação
Cultura e Desporto
Praça 29 de
Dezembro nº 57
Modalidade :
Ensino Fundamental
PROJETO ANUAL
Equipe de Execução: Coordenadores ,Professores e Comunidade
Escolar
PÚBLICO
ALVO: Ensino Fundamental
PERÍODO
DE EXECUÇÃO : ANO DE 2018
APRESENTAÇÃO:
A
escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo
de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo
daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos
devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo
para a formação de cidadãos responsáveis. É fundamental que cada aluno
desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos
sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade
socialmente justa desenvolvendo os
valores trabalhado em na escola .
JUSTIFICATIVA:
A
abordagem do tema gerador, através deste micro projeto parte da necessidade de
aperfeiçoamento da convivência de toda a comunidade escolar, destacando a
importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento
social, baseado no respeito mútuo, proporcionando condições para a percepção
dos princípios éticos necessários na vivência em comunidade. O artigo 27,
inciso I da Lei de Diretrizes e Base da Educação deve considerar os seguintes
parâmetros: A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos
e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e ordem democrática, por tanto
o papel da escola transcende a disseminação do conhecimento cientifico e
tecnológico abrangendo a formação humana, considerando a relevância do bem
estar integral do indivíduo. A partir dessa abordagem pretende-se enquanto
secretaria de educação desenvolver nas escolas um projeto que possa ser
aplicado durante o ano letivo trabalhando temas propícios a realidade educacional
do nosso município em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde em
Consonância com o PSE: Programa Saúde na
Escola .
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver ações que possibilite a elevação da motivação e autoestima
do público alvo, proporcionando momentos saudáveis, um ambiente agradável e
motivador, valorizando a criatividade dos discentes buscando uma melhor
socialização no ambiente escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver
o potencial que há em nossos estudantes visando uma aprendizagem significativa
com mais entusiasmo, proporcionando momentos de diálogos,
reflexões e socialização entre os grupos.
·
Desenvolver e despertar nos alunos a
criatividade, valorizando suas habilidades e talentos artísticos, na elevação
da motivação e autoestima;
·
Aperfeiçoar a leitura melhorando assim
a compreensão nas diversas áreas do conhecimento.
·
Proporcionar aos discentes, momentos de
interação e socialização com dinâmicas e brincadeiras saudáveis, contribuindo
na motivação e elevação da autoestima dos alunos;
·
Promover palestras educativas através
do PSE (Programa Saúde na Escola )
·
Trabalhar diversas Temáticas
conscientizando os alunos fazendo com que ele ser e conheçam como seres sociais
em direitos e deveres tornando-o um cidadão capaz de conviver harmonicamente
com as diferenças, respeitando os limites da convivência social, tendo como
princípios básicos o amor próprio e aos outros..
METODOLOGIA:
·
Realização de oficinas;
·
Realização de palestras com
profissionais da Saúde .
·
Apresentação de vídeos; Leitura de
mensagens motivadoras ,Momentos de dinâmicas;
·
Depoimentos e debates momentos de
socialização; Exposição da feira de Ciências
RECURSOS MATERIAIS: Garrafas plásticas; Fita adesiva; Colas;
Cartolinas; Papel cartão; Tesouras; Data Show
AVALIAÇÃO:A avaliação será continua, por meio de observações,
ocorrerá , durante o primeiro e segundo semestre do ano letivo.
MESES
|
TEMÁTICAS ANUAIS
|
||||||||||||
|
Mês do Carnaval
Início das Aulas
Diagnosticando a Aprendizagem
|
||||||||||||
Março
|
Água
Essência da Vida
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
15 de
Março – Promoção da Segurança Alimentar
e Nutricional e da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil.
|
||||||||||||
Abril
|
Trilhando No Mundo
da Leitura e da Comunicação : Ação
do Programa Saúde na Escola (PSE)
06 de Abril- Promoção
a praticas corporais + Promoção da segurança
alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade
infantil
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE) 26 de
Abril – Promoção da saúde auditiva
|
||||||||||||
Maio
|
Combater o
Abuso e a Exploração Sexual de
Crianças e Adolescentes é Indispensável
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
14 a
18 de Maio – Prevenção de DST- AIDS e orientação sobre o direito sexual e
reprodutivo
|
||||||||||||
Junho
|
Copa 2018.Vamos Nessa Brasil Rumo ao Hexa
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
8 de
junho – Prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
·
Ame a Vida Não Use Drogas
|
||||||||||||
Julho
|
Dengue é coisa séria vamos combater!!!
·
Dengue
·
Zica
|
||||||||||||
Agosto
|
Folcloriando Com a
Cultura Popular Brasileira
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
·
13 a 17 de
agosto- Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor
|
||||||||||||
Setembro
|
Resgatando os Valores
Cívicos na Escola
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
24 a
28 de setembro – Atualização da
caderneta de vacinação
|
||||||||||||
Outubro
|
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
16 a
19 de outubro- Promoção da cultura da
paz, cidadania e direitos humanos
|
||||||||||||
Novembro
|
Educação Não
Tem Cor : Valorização da Cultura Afro Indígena
Ação do Programa Saúde na Escola (PSE)
5 a 8
de novembro – Identificação de educandos com possíveis sinais de agravo de doenças
de eliminação.
|
ÁGUA ESSÊNCIA DA VIDA :
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Abordar
sobre a importância da água para promoção da saúde, qualidade de vida, boas
condições de higiene e saneamento básico.Enfatizar o entendimento de que o
equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e do
perfeito funcionamento de seu ciclo.
·
Propor
métodos para evitar o desperdício da água a partir de uma conscientização que a
água potável é um recurso limitado e não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
Identificar doenças causadas pela água por meio da poluição.
·
Conscientizar
os alunos da importância deste recurso natural, que atualmente está sendo
utilizado de forma inconsciente;
·
Promover
a conscientização sobre a importância de preservar, economizar e valorizar os
recursos hídricos, revertendo à situação de degradação dos rios de nossa
região.
Propor
aos alunos questões, tais como:
1) Em que situações
a água é usada?
2) Em que situações
você faz uso pessoal de água? Por que ela é importante?
3) O que acontece
ao corpo e à saúde se você fica sem tomar água muito tempo?
4) O que você sabe
sobre a quantidade de água que há no planeta?
5) Que tipo de água
é usado em nosso cotidiano – em casa, na escola?
6) De onde vem a
água que usamos?
A IMPORTÂNCIA
DOS BONS HÁBITOS ALIMENTARES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
·
Promover
o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a
promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa. Aprender a escolher alimentos
nutritivos e de boa qualidade. Adquirir hábitos para uma boa alimentação,
classificando a origem dos alimentos.
·
Refletir
sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e
preservação com o meio ambiente e com a higiene;
·
Conhecer,
nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos; Entrar em contato com
textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);Conscientizar-se,
através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem
desperdícios;
·
Conhecer
a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
TRILHANDO NO
MUNDO DA LEITURA E DA COMUNICAÇÃO:
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Estabelecer a leitura como
ferramenta fundamental na construção do conhecimento;
·
Identificando as características dos gêneros
estudados; Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras
ortográficas da Língua Portuguesa;
·
Ler
individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos ,identificando os recursos
linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com
seu gênero;
·
Reconhecer
a leitura como uma fonte essencial para produzir textos; Produzir e revisar
textos em diferentes gêneros;
·
Destacar
trabalhando textos de autores como Monteiro Lobato, Elias José ,Manoel Bandeira
, Ziraldo, Vinícius de Moraes, Cecilia Meireles. Etc .
·
Desenvolver
a habilidade de dramatizar poemas e textos .Valorizar a ação de ler e,
consequentemente as obras escritas como forma de arte e preservação de conhecimento.
COMBATER O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTES É INDISPENSÁVEL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conscientizar
a população em geral, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a
importância de pôr um basta à violência, através do ensino de regras simples e
eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso.
·
Orientar
as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando
esclarecimento quanto a seus
direitos e
alertando quanto à necessidade de quebrar o silêncio e buscar junto aos órgãos
competentes o apoio necessário.
·
Promover
a paz para um mundo melhor por meio da distribuição de panfletos, revistas e
palestras, formando um padrão cultural de que a violência na família é
inaceitável.
·
Resgatar
os valores cristãos do amor e respeito ao próximo, fortalecendo as famílias,
que é facilitadora da interiorização de valores.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·
Dar
o significado de doenças sexualmente transmissíveis (DST)
·
Identificar
as causas das DST
·
Identificar
as consequências de algumas DST
·
Alertar
sobre as doenças sexualmente transmissíveis
·
Conscientizar
sobre os sintomas de algumas DSTs
·
Orientar
quanto ao uso de camisinha como forma de prevenção
·
Falar
sobre os métodos contraceptivos, informando os oferecidos pelo Sistema Único de
Saúde (SUS)
·
Estabelecer
um contato efetivo entre a Escola e a Unidade de Saúde;
AME A VIDA NÃO USE DROGAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Valorizar
um estilo de vida saudável que dê prioridade aos esportes, à cultura e ao lazer
sem a necessidade de consumir álcool, fumo e outros tipos de droga;
·
Valorizar
a educação e a convivência familiar, dando prioridade às posturas e atitudes
que demonstrem amor, respeito ao próximo, autocontrole e acolhimento;
·
Dar
informações sobre drogas ,mostrando que elas causam dependência mental e
dependência física.
·
Identificar
os tipos de drogas diferenciando drogas lícitas
e ilícitas
·
Esclarecer
crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores quanto aos perigos do uso das
drogas.
·
Alertar
que a bebida alcoólica também é uma droga e esclarecer sobre os efeitos físicos
e comportamentais, bem como de suas consequências..
COPA 2018.VAMOS NESSA BRASIL !!! RUMO AO HEXA
·
Conhecer,
respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
·
Reconhecer
a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;
·
Compreender
a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
·
Analisar
o interesse econômico de cada País envolvido;
·
Compreender
que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
·
Identificar
os países participantes da Copa do Mundo 2018
DENGUE É COISA SÉRIA VAMOS COMBATER!!!
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Compreender
que a Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti; Promover campanha de
conscientização quanto a prevenção desta doença; Identificar as regiões
brasileiras mais afetadas pela dengue; Reconhecer a importância dos hábitos de
higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças;
·
Conhecer
as diversas formas de contágio, prevenção; Trabalhar em sala de aula e com a comunidade escolar esclarecendo
sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes.
·
Contribuir para a preservação da saúde e
incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a
proliferação do mosquito e como consequência a doença.
FOLCLORIANDO COM A CULTURA
POPULAR BRASILEIRA
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
·
Identificar
a importância cultural do folclore
·
Explorar linguagem oral e escrita e artística,
explorando riquezas dos textos folclóricos
·
Identificar
lendas e mitos do folclore e seus significados. Conscientizar sobre os valores
culturais repassados pelos mais velhos.
·
Conhecer
as comidas típicas de cada região brasileira. Desenvolver a habilidade oral e
para pesquisar.
RESGATANDO OS VALORES CÍVICOS NA ESCOLA
·
Refletir
sobre o que é ser patriota;
·
Valorizar
os símbolos da nossa Pátria;· Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·
Cantar
e interpretar o Hino Nacional; Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas
respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
·
Conhecer
a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania
e resgatando os valores éticos e morais.
PROMOÇÃO DA CULTURA DA PAZ, CIDADANIA E DIREITOS
HUMANOS
·
Despertar
no educando a consciência de que deve colaborar para o desenvolvimento de uma
cultura de paz e não violência na escola e fora dela.
·
Envolver
todos os membros da escola em ações que promovam uma cultura de paz e não
violência no ambiente escolar.
·
Desenvolver
no educando uma consciência ambiental para a preservação da natureza e dos
seres vivos.
·
Estimular
o educando à prática do bem e da solidariedade em favor dos semelhantes, dos
animais e do meio ambiente.
·
Formar
cidadãos conscientes de seus direitos e deveres em relação ao planeta e a todos
os seres.
·
Convocar
os responsáveis pelos educandos para que participem das ações que a escola
desenvolverá para uma cultura de paz e não violência e que deve se estender à
comunidade
EDUCAÇÃO NÃO TEM COR : VALORIZAÇÃO
DA CULTURA AFRO INDÍGENA
:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·
Conhecer
e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
·
Reconhecer
a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
·
Valorizar
a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença
racial e cultural;
·
Conhecer
e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura
indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS :
ALBANO,
R. D. & SOUZA, S. Estado nutricional de adolescentes: “risco de sobrepeso”
e “sobrepeso” em uma escola pública do Município de São Paulo. Cad. Saúde
Pública, Rio de Janeiro, 941-947, jul-ago, 2001.
Agua-nossa-de-cada.html.>
Acesso em 11 de abril de 2015.Site: www.inicepg.univap.br;
Projeto de Educação Ambiental – Reciclar Brincando. Elaine C. Nogueira. Acesso
em 07/03/2009.
ARRUDA,
S; CAVASI, S. Gênero e prevenção das DST/AIDS. In: Coordenação Nacional de DST
e AIDS. Prevenir é sempre melhor. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2000.
BRANCO,
Sandra. Atividades com temas transversais. Oficinas aprender fazendo – 1.
Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Meio Ambiente e Saúde. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CETESB-
Águas Superficiais – O problema da escassez de água no mundo.
Disponível em .Acesso em 09 de abril de
2015
Dia-a-dia
do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
http://facabonitocampanha.blogspot.com.br/p/o-slogan-faca-bonito-proteja-nossas.htmlSite
oficial do ministério da Saúde: http://www.portal.saude.gov.br/saude/http://www.combatadengue.com.br
https://www.suapesquisa.com/copadomundo2018/
http://leonarapiranfrigeri.blogspot.com.br/2011/09/cultura-afro-indigena-conhecer-para.html
• LINHARES, Sergio. GEWANDSZNAJDER, Fernando – Biologia Hoje. 2ª ed.- São Paulo: Editora Ática, 2013.
• LINHARES, Sergio. GEWANDSZNAJDER, Fernando – Biologia Hoje. 2ª ed.- São Paulo: Editora Ática, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário