SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
AÇÕES NECESSÁRIAS PARA DESENVOLVER
UM TRABALHO COM ÊXITO
Refletir sobre a importância do planejamento de
ações que garantam o desenvolvimento das capacidades pertinentes à avaliação da
Prova Brasil. Promovendo encontros pedagógicos com coordenadores e professores
para trabalhar os descritores do SAEPE e Prova Brasil por
meio de oficinas.
Propiciar momentos na qual a família possa ser
participante ativa no processo ensino aprendizagem; Promovendo (eventos,
palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais.
Zelar pelo cumprimento do calendário escolar;
vivenciando na escola as datas comemorativas de acordo com o calendário anual.
(Implementando as temáticas projetadas )
Motivar e auxiliar os professores a fazerem o uso
de diversas técnicas lúdicas como: música, teatro, danças, poesias,
coreografias, dramatizações, etc.
Orientar Conselhos
de classe trazendo como foco o aluno que
está apresentando dificuldades ou problemas que prejudicam a
sua aprendizagem. Dar atendimento aos pais de forma individualizada;
através de plantão pedagógico .
Definir o perfil de saída a ser alcançado pelos
alunos de cada série de ensino. Monitorando
O planejamento e registro de aulas, apresentado por cada
docente respectivamente.
Reunir professores para discutir medidas para
melhorar o desempenho dos alunos.
Monitorar o registro do diário de classe, tirando
dúvidas em relação aos mesmos.
Acompanhar o rendimento
dos alunos para o replanejamento de ações de intervenção .Discutir os
resultados das avaliações; Fazer análise dos registros avaliativos.
Utilizar os erros nas
avaliações gerais para replanejar novos métodos
de ensino- aprendizagem.Pautar os momentos de planejamento nos resultados
da avaliação; Realizando estudos relacionados a práticas avaliativas.
Elaborar apostilas de sugestões de atividades
de acordo com as áreas de ensino.
Promover gincanas educativas, visando à leitura,
conhecimentos gerais e matemáticos; Realizar oficinas de leitura dramatizada. Elaborar,
coordenar ,incentivar e valorizar os Projetos Didáticos
e Feiras Culturais
Estimular atividades que viabilizem a prática da
leitura e pesquisas, apresentando projetos ao ar livre.
Acompanhar os casos de dificuldades de
aprendizagem, procurando encaminhar junto à família ou órgão competente. ( Buscar as Parcerias )
Premiar com medalhas ou
certificados alunos destaque do mês .Premiar com medalhas e certificados
professores padrão no final do ano letivo.
Redirecionar as aulas-atividades do professor
trabalhando em conjunto trocando experiências estimulando a criatividade dos
professores e a integração do corpo docente;
Trabalhar os dados estatísticos dos resultados de
desempenho do aluno, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
Elaborar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica
em consonância com o Projeto Político Pedagógico escolar;
Não esquecer de Colocar ou atualizar o Painel de Gestão. Estimular, acompanhar
e participar da elaboração ou revisão do Projeto Político-Pedagógico, junto com
os demais segmentos da escola;
Trabalhar em parceria diretor e coordenador,
contribuindo para uma administração eficiente e eficaz
Oportunizar mensalmente ou ( quinzenalmente de
acordo com as necessidades ) as reuniões pedagógicas.
Dar atenção individual e coletiva a todos
envolvidos no Processo Ensino - Aprendizagem;
Pesquisar e acompanhar as causas da evasão,
repetência e o rendimento escolar dos alunos;
Propiciar o trabalho em conjunto por área, por
séries, para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes
ao processo Ensino-Aprendizagem (multidisciplinares);
Estimular a criatividade dos professores e a
integração do corpo docente;
Incentivar os docentes em trabalhos de equipe,
incrementando um trabalho coletivo, coerente e articulado com a proposta
pedagógica da escola.
Dar suporte pedagógico ao professor, auxiliando-o a
encontrar melhores estratégias de ensino, favorecendo a aprendizagem
significativa.
Realizar reuniões de planejamento nas escolas em
que atuam disponibilizando informações e apoio às necessidades dos professores
no planejamento curricular;
Coordenar as atividades pedagógicas; participar de
reuniões ,capacitações e programas de formação continuada; Promovendo na escola
a formação continuada dos professores;
Observação:
Os hinos cívicos rendem um precioso estudo sobre como uma
sociedade representa determinados fatos da sua história, de seu cotidiano ou de
sua cultura. Ex.: Hino Nacional Brasileiro, Hino
da Proclamação da República ,
Hino à Bandeira do Brasil, Hino da Independência
do Brasil etc. Enquanto Escola devemos
levar o aluno a desenvolver de maneira espontânea o amor e o respeito
pela nação e o sentimento de cidadania, tornando-se multiplicador desse
patriotismo .
Despertar o Civismo em nossas Escolas é tarefa nossa. Sugerimos que
todas as segundas –feiras os estudantes deverão cantar os hinos cívicos. Como
não temos condições de cantarmos todos os hinos, a cada segunda -feira será cantado um hino sempre fazendo rodízio
afim de que todos aprendam os hinos. Bom seria se os estudantes tivessem o
contato com os hinos colados no seu caderno ,para facilitar na hora de cantar.
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