ROTEIRO DE AGOSTO
AGOSTO
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ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
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05/08
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Dia Nacional da Saúde :
Instruir sobre os cuidados que se deve ter para evitar o
crescimento de focos do mosquito auxiliando para a melhoria da sociedade e
conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue. Tratar
de higiene e saúde tem sido um desafio para educação, no que se refere à
possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de
atitudes e hábitos .Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons
hábitos de higiene;
Identificar doenças causadas por falta de higiene; Discutir as
formas de higiene corporal, bucal, etc.; Estimular para a prática correta de
tomar banho, cortar as unha e cabelos;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e
limites do próprio corpo;
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11/08
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O Dia do
Estudante : Realizar gincanas na escola. Fortalecer os laços afetivos na Escola;
Valorizar o papel do ESTUDANTE como elemento fundamental na constituição da sociedade. Dia da Televisão : Pesquisar quem criou a TV, Buscar a sua origem e etc. identificando a importância da mesma .A televisão dentro da sala de aula é um objeto de reflexão, um instrumento pedagógico, quando o conteúdo dos programas é discutido em sala de aula. |
13/08
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Preparar uma mensagem, bilhete, desenho, cartazes em homenagem ao
DIA DOS PAIS. Estimular a linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
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22 /08
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Dia do Folclore
:
Levando em consideração que o folclore: é o conjunto das
tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças,
adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos e brincadeiras, jogos,
poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser
estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico
e recreativo uma vez que favorece o aprendizado .
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22/08
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Dia do Coordenador Pedagógico / Supervisor Escolar
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25/08
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Dia do
Soldado : Valorizar a papel do Policial Militar como elemento fundamental na
constituição da sociedade. Reconhecer à importância do serviço Militar
prestado a sociedade.
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29/08
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Dia Nacional do
Combate do Fumo
Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro
mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas. A
dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou
fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a
nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de
bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado,
etc.
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31/08
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Dia da
Nutricionista:
Associar conceitos sobre
alimentação com aspectos culturais. Conhecimentos prévios necessários. Todos sabem que a alimentação equilibrada é fundamental para
preservar a saúde e prevenir doenças, pois os alimentos são fontes de
vitaminas e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Porém
a maioria das pessoas não sabe alimentar-se de forma adequada e por este
motivo surgem doenças que poderiam ter sido prevenidas. O nutricionista atua
como orientador e educador no que diz respeito a alimentação adequada para
prevenir e tratar as doenças. É o profissional indicado e o mais capacitado
para esta tarefa, pois conhece à fundo os alimentos e trabalha com dietas
personalizadas, respeitando as diferenças de hábitos alimentares, estrutura
física e situações fisiológicas especiais, tornando o tratamento das doenças
mais eficiente e mantendo a saúde das pessoas que acreditam neste
provérbio: "nós somos o que comemos.
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SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
RESGATANDO
AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Justificativa:
Considerando que o
folclore é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos,
lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos e
brincadeiras, jogos, poesias, artesanatos, enfim o estudo da cultura popular.
Sendo assim, merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos:
intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o
aprendizado, pois, forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de
valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das
características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e
reforça a valorização do nosso patrimônio histórico e cultural.
Objetivos:
·
Difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores
tradicionais do país;
·
Comparar os aspectos característicos do povo brasileiro nas diversas regiões do
país costumes e crenças, diversidade
vocabular, música e dança, alimentação e vestuário, jogos e brincadeiras;
·
Discutir a influência das manifestações folclóricas nas diversas modalidades
artísticas;
·
Conhecer a literatura de Cordel;
·
Identificar a riqueza do material folclórico do Brasil;
Desenvolvimento:
Língua Portuguesa e Artes
Confecção
de:
·
Provérbios populares, frases de para-
choques, adivinhações, quadrilhas, cantigas de ninar, danças;
·
Mural folclórico ilustrado pelos alunos;
·
Receita típica, lendas e mitos,
brincadeiras e jogos, cultos e crendices, cantigas e danças;
·
Realização de Apresentações culturais;
·
Teatro de Lendas e causos;
Geografia, História e Artes
·
Confecções de Cartazes e painéis das regiões brasileiras
com:
·
Trajes típicos, instrumentos e danças,
culinária característica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos,
música folclóricas;
Educação física
·
Coreografia de músicas e danças
folclóricas das diversas regiões brasileiras;
·
Reviver brincadeiras antigas: queimadas,
pega-pega, pular elástico.
Matemática
·
Pesquisa de crendices em que o foco
supersticioso é representado por números; Números da sorte e do azar...
Ciências e Ensino Religioso
·
Levantamento dos nomes de chás, pomadas,
simpatias e outros remédios de fabricação caseiros e a maneira de prepará-los;
·
Listagem dos nomes das ervas naturais;
·
Exposição de: trabalhos artesanais das 5
regiões brasileiras;
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
RESGATANDO
AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
O professor de Educação
Infantil (creche e pré-escola) e, principalmente, o de Educação Fundamental (1º
ao 9º ano) tem no folclore panos para as mangas. Conteúdo significativo para
trabalhar, não apenas no mês de agosto, mas o ano todo, todo ano. Não só os
temas integrantes da pluralidade cultural, como diferentes conteúdos, das áreas
específicas do conhecimento, podem ser abordados a partir de um fato ou
manifestação folclórica. Os PCNs “Parâmetros Curriculares Nacionais” (2)
garantem a interdisciplinaridade que, naturalmente, aflora ao se vivenciar
fatos folclóricos na sala-de-aula.
Numa receita de culinária típica, feijoada por
exemplo, o professor de 1ª a 4ª série pode trabalhar:
Português: escrita e leitura do texto, tipografia
textual, conteúdos gramaticais.
História: localização temporal da receita.
Geografia: localização espacial da origem ou
aceitação coletiva da feijoada.
Ciências: valor nutritivo da receita e seus
ingredientes, origem dos mesmos
na natureza. Composição química de alguns ingredientes da receita.
na natureza. Composição química de alguns ingredientes da receita.
Matemática: medidas de massa e volume implícitas nos
ingredientes.
Artes: desenho da receita, dramatização de uma cena
da família se alimentando .Se a turma for de 6º ao 9º ano, o professor pode
ainda abordar:
Inglês: traduzir a receita para o Inglês ou
outra língua estrangeira.
Podem ser abordados em
projetos didáticos e garantidos pela motivação que emanam das manifestações
folclóricas, rendendo-se a seus encantos, educandos e educadores. Atividades de
pesquisa, escrita e reescrita, leitura e releitura, desenho, dramatização,
confecção, fotografia, gravação e filmagem são formas possíveis de vivenciar
folclore em sala-de-aula, nas diferentes séries do Ensino Fundamental, da rede
pública e privada.Um outro recurso, a entrevista, talvez, seja a atividade mais
científica de se vivenciar o folclore no cotidiano escolar, quando gerações
diferentes conversam, ensinam, resgatam, comparam, socializam experiências:
Como era antes? Como é hoje? de diferentes fatos e manifestações
folclóricas, reproduzindo, na escola, a dinâmica do folclore existente desde os
primórdios da humanidade, quando traços culturais passaram a diferenciar o
homem dos outros animais.
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