DIFICULDADES
DOS ALUNOS
1- Não reconhece as letras:
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• jogo de Bingo .O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
• Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• jogo de Bingo .O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
• Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)
2- Não consegue formar PALAVRAS:
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
• Recortar letras e formar palavras -Formar palavras com o alfabeto móvel
• Bingo - Forca
• Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na 6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
• Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
• Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
• Dominó com figuras e palavras.
• Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
• O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
• Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa .Completar as palavras em que estão faltando letras
• Cruzadinhas - Modelos estáveis expostos na sala de aula
3- Não consegue formar frases
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente - Mandar pequenos bilhetes
4- Não
tem segmentação frasal
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMODELICIOSOM .Ler um texto dizendo ESPAÇO ou batendo uma palma entre cada palavra. Ex. As (espaço) abelhinhas (espaço) produzem...
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMODELICIOSOM .Ler um texto dizendo ESPAÇO ou batendo uma palma entre cada palavra. Ex. As (espaço) abelhinhas (espaço) produzem...
5- Lê,
mas não escreve
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:Copiar textos interessantes e Mandar bilhetinhos
• Hora do Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem podem ganhar um pequeno prêmio)
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:Copiar textos interessantes e Mandar bilhetinhos
• Hora do Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem podem ganhar um pequeno prêmio)
6- Só
copia, mas não lê
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Bingo .O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
• Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)
• Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
• Recortar letras e formar palavras - Formar palavras com o alfabeto móvel
• Bingo -Forca
• Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
• Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
• Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
• Dominó com figuras e palavras.
• Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
• O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
• Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa
• Completar as palavras em que estão faltando letras - Cruzadinhas
• Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente .Mandar pequenos bilhetes
7- Lê, mas não entende
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade: Contar e explicar uma piada / Desenhar, mostrar e explicar seu desenho . O aluno contará a história de um livro sem palavras
8- Não se expressa bem oralmente
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Contar e explicar uma piada .Desenhar, mostrar e explicar seu desenho
• O aluno contará a história de um livro sem palavras .Hora da conversa ou da novidade
• O aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter ideias
• O prof. nunca deve repreender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente
9- Não consegue estruturar textos
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade: Ter contato e identificar diferentes tipos de textos
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Bingo .O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
• Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)
• Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
• Recortar letras e formar palavras - Formar palavras com o alfabeto móvel
• Bingo -Forca
• Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
• Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
• Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
• Dominó com figuras e palavras.
• Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
• O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
• Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa
• Completar as palavras em que estão faltando letras - Cruzadinhas
• Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente .Mandar pequenos bilhetes
7- Lê, mas não entende
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade: Contar e explicar uma piada / Desenhar, mostrar e explicar seu desenho . O aluno contará a história de um livro sem palavras
8- Não se expressa bem oralmente
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Contar e explicar uma piada .Desenhar, mostrar e explicar seu desenho
• O aluno contará a história de um livro sem palavras .Hora da conversa ou da novidade
• O aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter ideias
• O prof. nunca deve repreender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente
9- Não consegue estruturar textos
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade: Ter contato e identificar diferentes tipos de textos
10
-Não tem sequência lógica de ideias
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Ordenar sequências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história
• O professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem
• Produção de texto em grupo
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Ordenar sequências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história
• O professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem
• Produção de texto em grupo
11
-Não se concentra
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Hora do jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas, etc.)
• Ditado relâmpago (o prof. mostra uma figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu)
• O prof. contará uma história fazendo o entendimento do texto. Contará a mesma história no dia seguinte modificando os detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas.
12- Recusa-se a fazer as atividades Este aluno é provável vítima de negligência familiar, sem hábitos de estudo ou quer chamar a atenção.
Neste caso, o professor pode:
• Analisar se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras
• Elogiar quando fizer as atividades
• Tentar descobrir se está com algum problema, aconselhar, conversar francamente
• Tentar convencer amigavelmente , Exercer autoridade ,Ser um verdadeiro general algumas vezes
13- Não reconhece os números. Não associa o numeral à quantidade
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Bingo -Dominó -Material Dourado -Ábaco
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Hora do jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas, etc.)
• Ditado relâmpago (o prof. mostra uma figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu)
• O prof. contará uma história fazendo o entendimento do texto. Contará a mesma história no dia seguinte modificando os detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas.
12- Recusa-se a fazer as atividades Este aluno é provável vítima de negligência familiar, sem hábitos de estudo ou quer chamar a atenção.
Neste caso, o professor pode:
• Analisar se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras
• Elogiar quando fizer as atividades
• Tentar descobrir se está com algum problema, aconselhar, conversar francamente
• Tentar convencer amigavelmente , Exercer autoridade ,Ser um verdadeiro general algumas vezes
13- Não reconhece os números. Não associa o numeral à quantidade
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Bingo -Dominó -Material Dourado -Ábaco
14- Não
faz a sequência numérica
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Tabuleiro - Bingo com falta de números
• Pular corda com cantiga que tenha sequências (Com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3, ... Pares e Ímpares, 5 em 5, etc.
15- Não abstrai operações matemáticas
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Boliche (soma ou subtração)
• Dominó - Brincar de feira, supermercado, de comprar e vender
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Tabuleiro - Bingo com falta de números
• Pular corda com cantiga que tenha sequências (Com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3, ... Pares e Ímpares, 5 em 5, etc.
15- Não abstrai operações matemáticas
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Boliche (soma ou subtração)
• Dominó - Brincar de feira, supermercado, de comprar e vender
Referências
http://blogaberes.blogspot.com.br/2010/01/dificuldades-dos-alunos-interferencias.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário