Leia o conto a seguir, de Lygia Fagundes Telles.
A disciplina do amor
Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
Lygia Fagundes Telles. A disciplina do amor.
Responda as questões de 7 a 11, consultando o texto.
Habilidade- Localizar informações explícitas em um texto.
07. O fato contado pelo narrador transcorreu na
(A) Segunda Grande Guerra. (C) Casa do jovem.
(B) França. (D) Na esquina da casa.
Habilidade- Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
08.Qual é a informação principal no texto “A disciplina do amor”?
(A) A história de um rapaz e um cão.
(B) A 2ª Guerra e a convocação de um jovem.
(C) A história do cachorro e seu comportamento.
(D) A história de um soldado e a saudade de seus entes queridos.
Habilidade- Identificar o tema de um texto.
09. O texto trata, principalmente
(A) do comportamento do cão. (C) da memória do jovem convocado para a guerra.
(B) do carinho que as pessoas o tinham. (D) dos familiares do jovem rapaz.
Habilidade-Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
10. O autor no final da história deixou
(A) suspense.
(B) curiosidade.
(C) melancolia.
(D) gracejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário