|
Ensino Fundamental 1
Eleições
Trabalho com tema transversal cidadania
|
Competência(s) /
Objetivo(s) de Aprendizagem
§ Conhecer a história do voto no Brasil.
§ Identificar as mudanças no perfil de eleitor
ao longo do tempo.
§ Produzir um glossário com vocabulário
específico sobre eleição.
§ Adquirir noções de cidadania e participação
política.
Conteúdos
§ História do voto.
§ Cidadania.
§ Participação política.
§ Democracia.
Palavras Chave:
História, História
do voto, cidadania, linha do tempo, glossário, eleição, democracia.
Para Organizar o seu
Trabalho e Saber Mais
§
1. Um
vídeo interessante explicando o funcionamento e as vantagens das urnas
biométricas pode ser acessado em http://www.youtube.com/watch?v=L-mF-74qgaY&feature=autoplay&list=UU1kilS1DdyYOEGItHPRukBw&playnext=1
§
2. Veja
a matéria de Juca Gil sobre a importância de se eleger bons representantes
acessando o link http://sociologialimite.blogspot.com.br/2010/08/importancia-de-eleger-bons-senadores-e.html.
§
3. No
site da Câmara dos Deputados você pode conhecer a história do voto e obter
várias outras informações sobre as eleições. Acesse http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/POLITICA/93439-CONHECA-A-HISTORIA-DO-VOTO-NO-BRASIL.html
.
§
4. Para
trabalhar a linha do tempo com seus alunos você pode utilizar o infográfico,
cuja apresentação é simples e didática, no link http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/149995.html
5. O futuro do voto urnas
biométricas http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/POLITICA/149982-O-FUTURO---URNAS-BIOMETRICAS.html
1ª Etapa: Levantamento prévio
dos conhecimentos do grupo
Nesta
primeira etapa do plano, separe notícias de jornais sobre política e sobre as
eleições, na sua cidade, e traga para os alunos. Pergunte para eles para que
servem as eleições de prefeito e vereador e pergunte se conhecem alguns
candidatos que estão disputando os cargos.
Pergunte
se os alunos sabem quem pode votar, a partir de que idade é permitido
participar da votação e se o voto é obrigatório ou não. Faça um cartaz com o
levantamento das hipóteses dos alunos a respeito das questões colocadas acima e
das principais dúvidas que têm. Diga para eles que estudarão e compreenderão
melhor alguns aspectos das eleições e que conhecerão a história do voto no
Brasil.
Ao
final construirão um glossário sobre as eleições, elencando os termos e os
principais conceitos a respeito de eleições.
2ª Etapa: Pesquisar sobre a
história do voto
Se a escola disponibilizar o acesso aos
alunos à Internet, peça para que leiam e pesquisem o site indicado no link 3 da
Câmara dos. Caso a escola não disponibilize o acesso, faça cópias de
partes do texto ou do texto integral e leia com o grupo. Neste momento, várias
dúvidas elencadas na etapa anterior serão respondidas.
Quando os alunos
estiverem lendo e estudando as informações sobre a história do voto no Brasil, vários termos utilizados precisarão ser
esclarecidos para os alunos. Portanto, durante a leitura, é importante que os
alunos selecionem palavras específicas
relacionadas a este assunto, que serão organizadas em forma de glossário ao
final do trabalho.
3ª Etapa: Construir
uma linha do tempo
Divida a sala em pequenos grupos e dê uma
data representativa sobre a história das eleições no Brasil para cada grupo.
Cada grupo deverá fazer uma representação gráfica (com desenho, colagem ou imagens)
para que seja elaborada coletivamente uma linha do tempo.
Faça uma linha do tempo com cartolinas no
mural da sala, deixando os espaços e as datas para serem organizadas e marcadas
pelos alunos. Forneça o material (papel sulfite ou cartolina) para os alunos
elaborarem seus desenhos ou colagens.
No
site da Câmara de Deputados, link 4, há
um infográfico muito interessante que
pode servir de base para a construção da linha do tempo com seus alunos. Cada
subgrupo deverá apresentar oralmente a data pesquisada para a sala e explicar o
que aconteceu.
Nesta etapa, é importante que os alunos
compreendam a mudança no perfil do eleitor ao longo do tempo e relacionem com a
maior abrangência do voto a questões sociais e econômicas. Na medida em que um maior número de pessoas tem o
direito ao voto, há a possibilidade de um processo político mais
democrático.
4ª Etapa: Conhecer os diferentes tipos de urna:
eletrônica e biométrica
Outro
aspecto a ser enfatizado é a questão do controle e tecnologia utilizado para
votação. Ao longo do tempo, foram detectadas várias formas de fraudes nas
eleições e várias medidas foram tomadas para impedi-las.
Leia com os alunos a matéria “O futuro – urnas biométricas”, disponível
no material de apoio. Proponha um debate, onde retomem a linha do tempo e
discutam sobre a tecnologia utilizada nas eleições e a confiabilidade e
eficiência nos resultados apurados.
Caso a escola ofereça a possibilidade de acessar um vídeo na Internet,
assista com sua turma a matéria que explica o funcionamento e as vantagens da
utilização da urna biométrica. A indicação está no item Para saber mais.
5ª Etapa: Produção
de um glossário com os termos sobre eleições
Uma das maneiras de ampliar o vocabulário e
aprender novas palavras é produzindo um glossário. As eleições são um tema
recorrente, a cada dois anos os alunos acompanham de uma maneira ou outra as
disputas eleitorais, e portanto vale a pena investir no conhecimento e
apropriação de termos que especificam o assunto.
Durante a leitura do material de pesquisa
sobre o tema e da confecção da linha do tempo com a história do voto, os alunos
já vão indicando as palavras que fazem parte deste contexto para conseguir
montar o glossário.
O glossário deve ser organizado em ordem
alfabética e deve conter uma simples descrição da palavra selecionada. O
glossário pode também conter expressões, como voto cabresto, voto censitário,
fraude eleitoral, entre outros.
Discuta com os alunos e decida como querem
construir o glossário. Se ele vai conter ilustrações e desenhos para todas as
palavras ou apenas para algumas. Os alunos também podem decidir como será
apresentação: se terá para cada letra uma divisória, qual tipo de letra será
utilizado (se será escrito com letra cursiva ou se será digitado).
A forma de agrupamento (individual, em
pequenos grupos ou em dupla) deve ser indicado pelo professor de acordo com a
característica da turma.
Plano
de Aula: Profa Renata Chaves de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário