*Plano de Ensino: o plano de ensino deve estar focado nas necessidades de aprendizagem apontadas pelas avaliações e orientado pelas Expectativas de Aprendizagem e uso do material como apoio didático;
*Organização de situações diagnósticas: orientações para elaboração e análise, bem como de instrumentos de registro para acompanhamento;
*Critérios e combinados para organização de grupos de apoio;
*Dinâmica de funcionamento das salas de PIC;
*Desempenho dos estudantes (mapas de sondagem/resultados internos); pontos que concentram dificuldades de aprendizagem; estratégias que funcionaram ou não;
*Definir as metas por disciplina ou área de estudo;
*Buscar consenso em torno das propostas pedagógicas (expectativas de aprendizagens/concepções) e formas de avaliação;
*Planejamento do acolhimento dos alunos no primeiro dia de aula;
*Discutir as orientações curriculares (expectativas de aprendizagem) elegendo conteúdos e situações didáticas ajustados às necessidades de aprendizagem dos alunos;
*Discutir reunião de pais (definição do que precisam ser informados), entrega da “cartilha aos pais”;
*Plano anual e eleição de conteúdos: coordenador e professores – o planejamento passa a ser operado entre as classes.
3 - Questões ligadas ao Plano de Ensino de cada professor
*Rever a abordagem dos conteúdos nas diferentes modalidades organizativas;
*Analisar registros sobre a aprendizagem dos alunos (conselhos de série/SARESP);
*Preparar, aplicar e analisar resultados de situações diagnósticas;
*Âmbito da sala de aula: o professor organiza e detalha o trabalho; foco na classe;
*Planejar as primeiras semanas e o diagnóstico;
*Montar a rotina semanal;
*Preparar as atividades;
*Levantar os recursos materiais para as aulas;
*Prever como serão as reuniões de pais.
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