JUSTIFICATIVA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA NO ENSINO BÁSICO
Mais do que a transversalidade de um tema compreende-se a Educação Ambiental como disciplina através das seguintes premissas:
- âncora para a interdisciplinaridade;
- desenvolver competências que promovam a identificação das questões ambientais locais e planetárias e sua abrangência multidisciplinar;
- possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimentos que permitam sua participação ativa e consciente na preservação e conservação do ambiente;
- despertar nos indivíduos a compreensão de que o meio ambiente é patrimônio de todos – um bem comum;
- disponibilizar conhecimentos que promovam transformações sócio-ambientais para uma melhor qualidade de vida;
- discutir o conceito de desenvolvimento sustentado e qual o papel que nos cabe, para atender as demandas atuais e futuras.
MÉTODOS: PRINCIPAIS TÓPICOS PROGRAMÁTICOS E ATIVIDADES
Na formação da ementa e de seu conteúdo inclui-se os seguintes temas e as atividades de extensão mais abaixo:
- ECOSSISTEMAS
- EFEITO ESTUFA
- AQUECIMENTO GLOBAL
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
- BIODIVERSIDADE
- RESÍDUOS SÓLIDOS
- RECURSOS HÍDRICOS
- POLUIÇÃO
- AGRICULTURA ORGÂNICA
- ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
· BIBLIOGRAFIA CITADA
Morin, Edgar. Articular os saberes. Traduzido por Marlene Robin Campante, 1997-99.
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