LENDA: O BOTO E O RAIO DE SOL - ARNALDO NISKIERE - COM QUESTÕES GABARITADAS
Lenda: O boto e o raio de sol
O boto Ninho nasceu forte e corado. Como todos os bebês, mamava com muito apetite. Em volta, os botos discutiam com quem ele se parecia. Enquanto havia dúvidas sobre isso, todos concordavam num ponto:
O boto Ninho tem uma expressão muito triste. Por que será?
Ele somente se acalmou no colo da mamãe. Um cardume de tucunaré ficou olhando e depois aplaudiu aquele lindo espetáculo.
O boto Ninho havia nascido com a expressão triste porque sabia dos perigos que teria de enfrentar. O homem se instalara na região, com firme propósito de explorar os botos, ou matá-los e aproveitar partes do seu corpo como amuletos (a lenda diz que seus olhos e dentes dão sorte), ou ainda como atração turística em outras regiões.
NISKIERE, Arnaldo. O boto e o raio de sol. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1988.
Entendendo a lenda:
01 – Qual o título do texto?
a) O boto amarelo.
b) O boto que ficou triste.
c) O boto e o raio de sol.
d) O raio de sol do boto.
02 – A lenda acima se refere:
a) ao boto que nasceu triste.
b) ao botinho que não tinha mãe.
c) à tristeza da mãe do botinho.
d) ao medo que o boto tinha do tucunaré.
03 – O boto Ninho nasceu triste porque:
a) não gostava de leite.
b) simplesmente não queria sorrir.
c) sabia dos perigos que ia ter que enfrentar.
d) gostava dos tucunarés.
04 – Como nasceu o boto?
Ele nasceu forte e corado.
05 – Em que ele se assemelhava aos bebês?
Ele mamava com muito apetite.
06 – Para que o homem se instalou na região dos botos?
Para explorar ou mata-los e aproveitar parte do corpo como amuletos.
07 – Você acha certo o homem matar animais apenas para aproveitar parte de seus corpos como amuletos? Por quê?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque causa o desperdício e o extermínio dos animais.
08 – Das palavras abaixo, marque a que está separada corretamente.
Ca-cho-ei-ra - ca-i-xote - cho-ca-lho - ba-i-xo-te
A palavra que está correta é chocalho.
09 – Separe corretamente as palavras abaixo.
1. caixa = cai-xa.
2. enxame = en-xa-me.
3. mexer = me-xer.
4. explicar = ex-pli-car.
5. baixote = bai-xo-te.
6. anexar = a-ne-xar.
7. caixote = cai-xo-te.
terça-feira, 21 de agosto de 2018
LENDA: A MULA SEM CABEÇA - TONI BRANDÃO- COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO
Lenda: A MULA SEM CABEÇA
Existem muitas versões sobre a mula-sem-cabeça. Uma delas conta que uma mulher se apaixonou por um padre.
Esta mulher se transformou em mula-sem-cabeça, que nas noites de quinta para sexta feira, aparece relinchando, para assustar a todos que encontrar.
Apesar do nome, a mula tem cabeça sim, é que ela solta tanto fogo pelo nariz e pela boca que não dá para ver esta parte do seu corpo.
Se alguém for bastante corajoso para lhe arrancar o freio de ferro, ou então, picá-la com um alfinete para fazê-la sangrar, conseguirá quebrar o encanto.
A mula toma forma de mulher e chora muito.
Brandão, Toni. Editora: Studio Nobel.
Folclore, Cultura Popular, Lendas do Brasil.
Folclore, Cultura Popular, Lendas do Brasil.
Entendendo a lenda:
01 – Qual é o título do texto? Quem é o autor?
A Mula-sem-cabeça. Toni Brandão.
02 – Segundo a lenda, quando uma mulher se transforma em mula-sem-cabeça?
Quando se apaixona por um Padre.
03 – O que a mula-sem-cabeça faz?
Assusta as pessoas que passam por perto.
04 – Quando é que ela aparece?
Nas noites de quinta para sexta-feira, aparece relinchando.
05 – Por que as pessoas não conseguem ver a cabeça da mula?
Porque ela solta muito fogo pelo nariz e pela boca.
06 – Qual a maneira de quebrar o encanto da mula-sem-cabeça?
Tem que picá-la com um alfinete para fazê-la sangrar.
07 – O que acontece com a mulher quando ela se livra do encanto?
Ela chora muito.
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
LENDA DO BOITATÁ - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO
LENDA DO BOITATÁ
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a terra.
Para escapar ele entrou num buraco e lá ficou no escuro, assim, seus olhos cresceram. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região Nordeste, o boitatá é conhecido como"fogo que corre".
AGORA RESPONDA
01 – Qual o animal que representa o boitatá?
É representado por uma cobra de fogo.
02 – Onde foi encontrado os primeiros relatos do boitatá?
Foi encontrado em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560.
03 – Como é conhecido o boitatá na região Nordeste?
É conhecido como “fogo que corre”
04 – Quem ele protege?
Protege as matas e os animais.
05 – Qual a origem deste mito?
Origem indígena.
LENDA PARA SÉRIES INICIAIS: O NEGRINHO DO PASTOREIO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO
LENDA: O NEGRINHO DO PASTOREIO
No tempo dos escravos, havia um estancieiro muito ruim, que levava tudo por diante, a grito e a relho. Naqueles fins de mundo, fazia o que bem entendia, sem dar satisfação a ninguém.
Entre os escravos da estância havia um negrinho, encarregado do pastoreio de alguns animais, coisa muito comum nos tempos em que os campos de estância não conheciam cerca de arame; quando muito, havia apenas alguma cerca de pedra erguida pelos próprios escravos, que não podiam ficar parados, para não pensar bobagem... No mais, os limites dos campos eram aqueles colocados por Deus nosso Senhor: rios, cerros, lagoas.
Pois de uma feita, o pobre negrinho, que já vivia as maiores judiarias nas mãos do patrão, perdeu um animal no pastoreio. Pra quê! Apanhou uma barbaridade atado a um palanque e, depois, cai-caindo, ainda foi mandado procurar o animal extraviado. Como a noite vinha chegando, ele agarrou um toquinho de vela e uns avios de fogo, com fumo e tudo, e saiu campeando. Mas nada! O toquinho acabou, o dia veio chegando e ele teve que voltar para a estância.
Então, foi outra vez atado ao palanque e dessa vez apanhou tanto que morreu, ou pareceu morrer. Vai daí, o patrão mandou abrir a “panela” de um formigueiro e o atirarem lá dentro, de qualquer jeito, o pequeno corpo do negrinho, todo lanhado de laçaço e banhando em sangue.
No outro dia, o patrão foi com a peonada e os escravos ver o formigueiro.
Qual não é a sua surpresa ao ver o Negrinho do Pastoreio: ele estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos.
O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu.
Apenas beijou a mão da santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha. Desde aí, o Negrinho do Pastoreio ficou sendo o achador das coisas extraviadas. E não cobra muito: basta acender um toquinho de vela, ou atirar num canto qualquer naco de fumo.
(Domínio público) www.acessaber.com.br
Entendendo a lenda:
01 – Qual é o título do texto?
O negrinho do pastoreio.
02 – Qual é o tema do texto?
Um escravo que é punido por seu dono, morre e depois revive.
03 – Quem é o personagem principal do texto?
O negrinho do pastoreio.
04 – Onde se passa a história?
Em uma estância.
05 – Este texto é um texto informativo ou folclórico? Justifique sua resposta.
É um texto folclórico pois, conta uma lenda do folclore.
06 – Quantos parágrafos há no texto?
9 parágrafos.
07 – O estancieiro era bom ou ruim? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
08 – Qual era a função do negrinho?
Ele era um escravo que cuidava dos animais.
09 – Quanto tempo aproximadamente, o negrinho procurou pelo animal perdido?
Durante toda noite.
10 – Por que o negrinho foi castigado?
Porque o negrinho perdeu um animal durante o pastoreio.
11 – O que o estancieiro encontra no dia seguinte quando vai ver como está o negrinho, depois do castigo?
Ele encontrou o negrinho vivo, sem marcas das chicotadas, e ao lado de Nossa Senhora.
12 – O que você acha do castigo que o estancieiro dá ao negrinho? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.
13 – Você acredita nesta história? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.
14 – Em sua opinião como era a vida dos escravos? Cite algumas características do dia a dia dos escravos.
Resposta pessoal do aluno.
15 – Pesquise no dicionário qual o significado das palavras destacadas no texto:
Estância = fazenda.
Extraviado = perdido.
Naco = pedaço.
LENDA PARA SÉRIES INICIAIS: O CURUPIRA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO
LENDA: O Curupira
No fundo das matas, bem longe das cidades e das aldeias, quando soam gritos longos e estridentes, é o Curupira que se aproxima.
O melhor que se faz é sair dali correndo.
O Curupira é um anão de cabelos vermelhos, dentes verdes e com os pés virados para trás. Para os índios, ele é o demônio da floresta. Corre atrás deles, enfurecido, para bater e até mesmo matar. Para se protegerem, quando se afastam de suas aldeias, os índios deixam pelo caminho penas de aves, abanadores e flechas.
O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade.
Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta...
Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.
As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, frequentemente, montado em um porco-do-mato.
Entendendo a lenda:
01 – Como é o Curupira?
É um anão de cabelos vermelhos, dentes verdes e com os pés virados para trás.
02 – O que o Curupira faz com os caçadores?
Deixa os caçadores perdidos dentro da floresta.
03 – O que o Curupira faz para atrair suas vítimas?
Ele chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.
04 – Que outros nomes o Curupira tem em outras regiões do Brasil?
Caipora ou caapora.
05 – Assinale somente a alternativa correta:
a) Na floresta, que sinais anunciam que o curupira está chegando?
(X) Gritos longos e estridentes.
( ) Árvores destruídas no caminho.
( ) Rastros de porco-do-mato.
( ) Sons de tempestade.
b) O Curupira testa a resistência das árvores para:
( ) protegê-las dos índios.
(X) saber se elas não cairão com a chuva forte.
( ) atrair suas vítimas humanas.
( ) assustar os destruidores da floresta.
c) A história do Curupira é sobre um:
( ) demônio que assusta os animais da floresta.
( ) índio que usa abanadores e flechas.
( ) homem que se perde na mata e fica apavorado.
(X) anão que protege as árvores e os animais.
d) O Curupira vive em:
( )aldeias. ( )cidades.
(X)matas. ( ) troncos.
e) As pessoas têm medo porque o Curupira:
(X) persegue quem destrói a natureza.
( ) toca tambores escondido durante a noite.
( ) protege as árvores das tempestades.
( ) ataca os animais selvagens e perigosos da mata.
f) No texto, a palavra enfurecido significa
( )apressado. (X)furioso.
( )desajeitado. ( ) barulhento.
06 – Escreva a quem refere-se os pronomes grifados nas frases abaixo:
a) Para os índios, ele é o demônio da floresta.
Curupira.
b) Eles deixam pelo caminho penas de aves, abanadores e flechas.
Os índios.
c) O Curupira odeia os homens que destroem as matas, por isso gosta de protegê-las dos caçadores.
As matas.
07 – Grife no texto uma palavra monossílaba, uma dissílaba, uma trissílaba e uma polissílaba. Depois transcreva-as para a tabela abaixo:
MONOSSÍLABA
|
DISSÍLABA
|
TRISSÍLABA
|
POLISSÍLABA
|
Faz
|
Matas
|
Cidades
|
Curupira
|
08 – Grife, de azul, cinco palavras da lenda (aleatoriamente).
Depois escreva-as abaixo em ordem alfabética.
Caçam – destroem – imitam – protetor – vítimas.
09 – Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente.
( ) estridente – índios – deixan
( ) enfurecido – tanbores – destroem
(X) tronco – tempestade – caçam.
10 – No trecho ¨Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe achar o caminho de volta...¨. As reticências foram usadas para indicar:
( ) uma pergunta.
(X) a continuidade de uma ideia.
( ) a fala de alguém.
LENDA PARA SÉRIES INICIAIS: A LENDA DO JAPIM - NÁDIA MARA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO
Lenda: A LENDA DO JAPIM
Japim era um pássaro que vivia no céu cantando para Tupã, o chefe dos deuses.
Um dia, apareceu uma doença terrível entre os índios. Ninguém sabia o que fazer para ficar livre desse mal.
Os índios resolveram pedir ajuda a Tupã.
Tupã teve então uma ideia: mandar o pássaro Japim para aliviar o sofrimento dos índios.
Japim desceu à Terra e cantou. Seu canto maravilhoso distraía os índios. A doença foi desaparecendo e a alegria voltando à tribo.
Os índios ficaram tão contentes que pediram a Tupã para deixar Japim vivendo para sempre com eles.
Tupã atendeu ao pedido e deu o pássaro para a tribo. Mas Japim começou a ficar orgulhoso. Ele passou a imitar os outros pássaros da floresta e a zombar deles.
Os pássaros, aborrecidos, foram queixar-se a Tupã.
Tupã não gostou da atitude de Japim e disse-lhe:
-- De hoje em diante, perderás o teu canto maravilhoso e passarás a imitar o canto das outras aves.
É por isso que Japim, ao cantar, imita o canto dos pássaros.
Adaptado do folclore. Postado por Nádia Mara.
Entendendo a lenda:
01 – Quem era Japim?
Era um pássaro que vivia no céu.
02 – Por que os índios resolveram pedir ajuda ao deus Tupã?
Porque apareceu uma doença terrível entre os índios.
03 – Assinalar as frases na ordem que aparecem na história:
(4) Tupã não gostou da atitude do pássaro.
(1) Os índios tiveram uma doença terrível.
(2) O canto do Japim fez a doença desaparecer.
(3) O pássaro ficou muito orgulhoso.
04 – Responda por escrito:
a) Como os índios resolveram se livrar da doença que os afligiam?
Pedindo ajuda para Tupã.
b) Qual foi a solução encontrada por Tupã?
Mandar o pássaro Japim para aliviar o sofrimento dos índios.
c) De que maneira o pássaro ajudou os índios?
Cantando. Seu canto maravilhoso distraia os índios.
05 – Copie, lado a lado, as palavras e seus significados. Use o dicionário.
Palavras
|
Significados
|
Imitar
|
Reproduzir, arremedar.
|
Atitude
|
Procedimento.
|
Zombar
|
Caçoar, troçar.
|
Maravilhoso
|
Extraordinário.
|
Orgulhoso
|
Ufania, satisfação.
|
06 – Escreva as frases, trocando as palavras sublinhadas por seus sinônimos.
a) Os pássaros ficaram aborrecidos.
Os pássaros ficaram tristes.
b) Japim veio aliviar o sofrimento dos índios.
Japim veio aliviar a dor dos índios.
c) Seu canto maravilhoso distraia os índios.
Seu canto lindo distraía os índios.
07 – Complete as expressões utilizando palavras do retângulo:
Orgulhoso – bondoso – corajoso – poderoso –
Orgulhosa – bondosa – poderosa – corajosa.
|
a) Quem tem orgulho é orgulhoso ou orgulhosa.
b) Quem tem poder é poderoso ou poderosa.
c) Quem tem coragem é corajoso ou corajosa.
d) Quem tem bondade é bondoso ou bondosa.
08 – Transcreva do texto as palavras que têm s com som de z.
Deuses, desaparecendo, orgulhoso.
09 – Complete com s ou z:
Zombar - atrasado - cozinha - surpresa - buzina.
Casinha - tesoura - beleza - rasura - roseira.
10 – Faça por escrito o resumo da lenda do Japim. Não esqueça de que, num resumo, devemos citar apenas os fatos mais importantes, ou seja, as ideias principais.
Resposta pessoal do aluno.
11 – Qual foi o pedido dos índios a Tupã, depois que a doença foi desaparecendo?
Para que Tupã deixa-se o Japim viver com eles.
12 – Por que os pássaros foram queixar-se a Tupã?
Porque Japim passou a imitar os outros pássaros da floresta e a zombar deles.
13 – Qual foi o castigo dado a Japim pelo deus Tupã?
Ele perdeu o canto maravilhoso e passou a imitar outras aves.
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