SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO, Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
Educação Não Tem Cor : Valorização da Cultura Afro indígena
Secretário de Educação : Maria Rozivânia do Nascimento
Diretoria de Ensino : Valdinere Alves
Cortês-2018
RACISMO
Todos sabemos que no mundo há grandes diferenças entre pessoas
e que, por estupidez e ignorância, cria-se o preconceito, que gera muitos
conflitos e desentendimentos, afetando muita gente. Porém, onde estão os
Direitos Humanos que dizem que todos são iguais, se há tanta desigualdade no
mundo? Manchetes de jornais relatam: “Homem negro sofre racismo em loja”;
“Mulheres recebem salários mais baixos que os homens”; “Rapaz homossexual é
espancando na rua”; “Jovens de classe alta colocam fogo em mendigo”; “Hospitais
públicos em condições precárias não conseguem atender pacientes”; “Ônibus não
param para idosos”. “Escola em mau estado é interditada e alunos ficam sem
aula”; e muitas outras barbaridades. Isso mostra que os governantes não estão
fazendo a sua parte.
Mas pequenos gestos do dia a dia – como preferir descer do ônibus
quando um negro entra nele; sentar no lugar de idosos, gestantes e deficientes
físicos, humilhar uma pessoa por sua religião, opção sexual ou por terem
profissões mais humildes – mostram que também precisamos mudar. A questão da
etnia vem sendo discutida no mundo todo, inclusive no Brasil, que é um país
mestiço, onde ocorre a mistura, principalmente, de negros, brancos e índios.
Por mais que se diga que todas as pessoas são iguais, independente
da cor de sua pele, o racismo continua existindo. Músicas, brincadeiras, piadas
e outras formas são usadas para discriminar os negros.
Até mesmo a violência se faz presente, sem nenhum motivo lógico.As
escolas fazem sua parte criando disciplinas que mostram a importância que cada
cultura tem para a cultura geral do país. E educando as crianças para que
não cometam os mesmos erros dos mais velhos, pois preconceito se aprende,
ninguém nasce com ele.
Enfim, cada pessoa pode fazer a sua parte, acabando com qualquer
tipo de discriminação que existe, com qualquer tipo de preconceito que sente,
percebendo que todos nós somos iguais, independente de raça, credo, idade,
condição social ou opção sexual.
Esse é o primeiro passo para que cada um respeite os direitos dos outros.
O direito de um acaba quando começa o do outro.
E com a população conhecendo seus direitos e praticando seus deveres ela fica
mais unida. E a voz que grita para que os direitos humanos sejam exercidos
soará bem mais alta, pois já diz o ditado: “A união faz a força”.
Felipe Cândido da Silva
A
diferença das pessoas não está na cor da pele e sim nas atitudes”.
VALORIZAÇÃO
DA CULTURA AFRO INDÍGENA
OBJETIVO GERAL
:
Tratar da
importância e valorização da cultura afro indígena dentro da escola, criando
espaço para manifestação artística que
proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva
dos valores culturais afro
indígena pertencente a nossa sociedade, avançando a as leis 10.639/2003 11.645/2008 .
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Localizar por meio de pesquisas a história dos povos
formadores da sociedade brasileira, destacando suas etnias e culturas;
Conhecer as culturas africanas e indígenas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais;
Conhecer as culturas africanas e indígenas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais;
·
Divulgar a influência que a culturaafro e indígena
exerce sobre nossa cultura;
·
Explicar o que representou a escravidão para o povo
africano.
·
Valorizara cultura negra e seus afrodescendentes e
afro-indígenas brasileiros, na escola e na sociedade.
·
Combater o preconceito relacionado à raça negra e
indígena.
·
Reconhecera importância do papel dos afro-brasileiros
e suas contribuições para a sociedadebrasileira.
Trabalhar a autoestima
da criança negra, ajudando a ter orgulho de te pertencer a sua etniamas acima de
tudo a ter orgulho se ser brasileira.
·
Ressaltara importância do trabalho dos escravos para
a economiabrasileira.
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
Para atingir a metodologia segue uma lista de
recursos que poderão ser utilizados para abordar a temática Afro indígena .A
temática será vivenciada durante o mês
de maio, tendo a culminância no dia 04
de Junho.A cultura afro e indígena será articulada com a prática social e aos
conteúdos específicos das disciplinas através deste projeto interdisciplinar,
numa interação de linguagem corporal, escrita, audiovisual e oral ,integrando
várias práticas discursivas, mobilizando diversos meios para aprendizagem, tais
como:
·
Ler e
interpretar letras de músicas relacionadas a questão racial;
·
Leitura de
livros, revistas e jornais , filmes ,pesquisa bibliográfica,
tecnológica e de campo
·
Análise de
quadros que retratam a figura do negro e do indígena; estudo de dados
demográficos sobre as terras indígenas
·
O índio e a
questão ambiental; seminários para socialização de pesquisas e sistematização
de conhecimentos.
·
Promoção dos gêneros musicais do samba e
rap
·
Produção e declamação de poesias relacionadas
ao povo afro-descente, o indígena e sua cultura.
·
Organização
de danças, focando manifestações corporais da cultura afro-brasileira e
indígena;
·
Teatros focando
a cultura afroe indígena;
·
Análise dos
dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por, renda e
escolaridade;
·
Estudo de dados
estatísticos do indígena, analisando esses dados historicamente;
·
Análise de
pesquisas relacionada ao negro e mercado de trabalho no país;
desenhos / charges
desenhos / charges
·
Montagem de
painel afroindígena;
·
Projeção de
vídeos /Pesquisas/ Interpretações de textos /Redação
·
Exposiçõesde
trabalhos /Construção de mural
·
Leitura de
textos informativos,literários ,narrativos, descritivos ,visuais etc.
·
Mapas /Cartazes
/Fotos /Desenhos /Debates /Seminários
·
Dramatização
PROPOSTAS DE CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA
·
Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e
descobrir seus significados; Organizar um dicionário ilustrado com as palavras
indígenas.
·
Orientar os
alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
·
Ler histórias
originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
·
Destacar a
mulher negra na nossa sociedade;
·
Escrita de
textos sobre receitas afras e indígenas;
Trabalhar a etimologia das palavras de origemafricana que hoje são costumeiramente falada por nós.
Trabalhar a etimologia das palavras de origemafricana que hoje são costumeiramente falada por nós.
·
Provérbios africanos
/Produção de textos/Leitura e interpretação de textos/Poemas músicas, Textos
literários;
·
Estudo de
palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e glossário de
termos anti- racistas para construção de dicionários;
·
Provérbios africanos
contidos nos símbolos; Análise /releitura de obras e biografia de
artistas, autores e cantores negros; Produção de poesias / paródias;
·
Reconto de histórias,
mitos ou canções populares preconceituosas ( Boi da Cara Preta).
·
Produzir,
utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre
os debates e as reflexões do assunto;
·
Leitura e
produção de textos narrativos sobre preconceito racial;Leitura de imagens:
várias realidades vivenciadas por negros. Usar charges para analisar
criticamente fatos de discriminação e racismos
MATEMÁTICA PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·
Textos que
retratem a discriminação racial contendo dados numéricos;
·
Construção e
análise de gráficos; Tabelas mostrando a quantidade de escravos que desembarcaramno
Brasil de(1836 a 1855.)
·
Geometria,
através das figuras representadas por meio dos símbolos da cultura africana;
·
Construção de
tabelas e gráficos, relacionados aos dados estatísticos de mortalidade da
população negra no Brasil;
·
População
negra no Brasil, em Pernambuco e no Município, de acordo com o Censo/ IBGE.
·
Situações
problemas / Receitas / Medidas
LÍNGUA ESTRANGEIRA:
PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·
Identificação
e tradução de palavras referentes aos seguintes temas:
·
Pobreza; Discriminação;
Injustiça;
·
Construção de
painéis informativos
·
Tradução de
palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e para construção de
dicionários, murais ou cartazes;
·
Letras de
músicas do afrodescendentes jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e
textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther King.
·
Conhecera
a História dos países
da África que
falam inglês e espanhol
GEOGRAFIA PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·
Localização
do Continente africano e seus países no Mapa-múndi;
·
Delimitação
no Mapa do Brasil das áreas quilombolas.
·
Localizar em
Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos
indígenas;
·
Comparar o
modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda
habitam a floresta amazônica
·
Diversidade
étnica e cultura;
·
Formação do
povo brasileiro;
·
As migrações : A África – Apartheid;
·
Preconceito
racial
·
População
brasileira: miscigenação de povos;
·
Distribuição
espacial da população afrodescendente no Brasil;
·
A
contribuição do negro na construção da nação brasileira;
·
O movimento
do povo africano no tempo e no espaço;
·
Questões
relativas ao trabalho e renda; A colonização da África pelos europeus;
·
A origem dos
grupos étnicos que foram trazidos para o Brasil (a rota da escravidão);
·
Localizar no
mapa e pesquisar sobre a atualidade de alguns países ( como vivem, população,
idioma, economia,cultura, história, música, religião);
·
Estudo da
organização espacial das aldeias africanas ( questões urbanísticas);
·
Estudo de como
o continente africano se configurou espacialmente: as (re) divisões
territoriais;
·
Análise de
dados do IBGE sobre a composição da população brasileira por cor, renda e
escolaridade no país e nomunicípio em uma perspectiva geográfica
·
Bichos da
África
·
Sugestão de atividade : dobraduras de animais
,localizações dos animais.
·
Maquete dos
quilombos e fazendas
·
A localização
da África
·
Mapa do
continente africano
·
As línguas
faladas na África / Paisagens
·
Pesquisa
sobre aspectos físicos, econômicos e humanos, Moeda africana
DISCIPLINA:
ARTE PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·
Canções populares: raggae, jazz, funk,
pagode chorinho, rap, samba e outros que abordem o tema.
·
Confecção de objetos artesanais como
máscaras, carrancas, vasos etc;
·
Confecção de adornos: pulseiras,
tornozeleiras, anéis, colares.,
·
Cores
·
Observar manifestações de arte da
cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e
cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
·
Vivenciar através de músicas sobre o
tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
·
Vivenciar através de atividades
artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e
instrumentos musicais.
·
A influência africana na nossa culinária, na
dança, na música, na vivência religiosa e no jeito de ser brasileiro;
·
Confecção de instrumentos musicais;
·
Grafismo e Símbolos africanos
·
Tabela dos países da África
LITERATURA:
Poemas de Castro Alves e Francisco Solano Trindad (obras literárias de destaque.)
HISTÓRIA
/ ENSINO RELIGIOSO
Sugere-se para a disciplina de
História, entre outros, o trabalho com os seguintes temas: Estudo dos grandes
reinos africanos, as organizações culturais, políticas e sociais de Mali, do
Congo, do Zimbabwe, do Egito, entre outros;
·
A formação do povo brasileiro/ A
história da África
·
História da colonização do Brasil dos
povos africanos
·
Os costumes deixados pelos
negrosempregados na nossa culinária bem como os costumes indígenas
·
Os povos africanos os quilombos
·
A origem dos escravos / A luta pela liberdade
/ Zumbi dos Palmares / Os movimentos abolicionistas /A lei áurea
·
História da África: Aidentidade afro –
brasileira, os reinos da África, colonização e descolonização da África;
·
Os afro–brasileiros na sociedade;
·
Quilombos ontem e hoje;
·
Personagens ilustres negro;
·
Reconhecer os modos de vida dos
índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
·
Refletir e opinar sobre o papel do
índio na formação da nação brasileira
·
O racismo/ preconceito racial
·
O processo de abolição;
·
Apresentação de figuras ilustres
negras e mestiças da história brasileira passada e atual, bem como de pessoas
afro brasileiro e indígena do convívio do aluno
·
Produção de textos.
·
Conhecer a religião mais difundida na
África
·
As religiões africanas /Sincretismo
religioso
·
Estudar a influência das celebrações
religiosas das tradições afros na cultura do Brasil;
·
Pesquisa sobre as religiões africanas
presentes no Brasil;
CIÊNCIAS:
FLORA E FAUNA AFRICANA PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·
Culinária africana – receitas
·
Mamona (mamoeiro, carrapateira ou
rícino): Práticas fitoterápica , uso lubrificante e biodiesel.
·
Saúde população afro – descendente :
pressão arterial elevada e anemia falciforme.
·
Melanina
TEMAS
TRANSVERSAIS
·
Painéisinterativos representando a
fome na África
·
Segregação racial /Preconceito / Racismo
/ Diversidade cultural / Etnia
EDUCAÇÃO
ARTÍSTICA/ARTE PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·
Folguedos e danças afro- brasileiras / instrumentos musicais;
·
Brincadeiras Destaque no esporte
·
Desfile de penteados afros/ Dobraduras,
·
Máscaras africanas, Símbolos africanos;
Confecção de instrumentos.
·
Lutas: capoeira e historicidade
·
Ritmos: Jongo, samba, maculelê, maracatu
e sua historicidade
·
Capoeira / Corporeidade
/ Artesanato /Cartazes / Cantores negros famosos
·
·
Bandeiras dos países africanos
·
A presença de elementos e rituais das
culturas de matriz africana nas manifestações populares brasileiras:
·
Puxada de rede, Macululê, Capoeira,
Congada, Maracatu, Tambor de crioulo, Samba de roda, Umbigada, Carimbó, Côco e etc;
·
A contribuição artística da cultura
africana na formação da Música Popular Brasileira: origem do Batuque, do Lundu
e do Samba, entre outros;
·
Poética musical envolvendo a temática
do negro; Nossos cantores e compositores negros:
·
Artes Plásticas: máscaras, esculturas
(argila, madeira, metal); ornamentos; tapeçaria; tecelagem; pintura corporal; estamparia; cultura afro
·
Artistas plásticos como Mestre Didi
(Bahia- Brasil) e a presença/influência da arte africana nas obras de artistas
ESTRATÉGIAS
PEDAGÓGICAS E ATIVIDADES:
Exibição de filmes e vídeos:
·
Kiriku e a feiticeira, Kiriku e
os animais da floresta, Vista minha pele( discriminação racial da vida de
adolescentes),
·
Uma onda no ar ( a
população de uma favela encontra na comunicação, a arma contra a
exclusão social e o racismo),
·
Um grito de liberdade (visão do
Apartheid na África do Sul. Luta contra o Racismo),
·
Tudo aos
domingos (Tradições africanas na vida das pessoas),
·
O Contador de
Histórias, Narciso (história de dois meninos que encontram uma
lâmpada mágica:o menino negro quer ser branco e rico e o menino branco
quer cantar rap com os
negros).
·
Quando o criolo dança ( entrevistas mostram situações
vividas pelo negro no cotidiano)
Apresentação de histórias nas
quais a cor preta tem destaque positivo, com personagens negras
representadas por qualidade e beleza:
·
Menina bonita do laço de fita,
·
O menino marrom, Biografia das cores,
·
História da preta,
·
O menino Nito,
·
Tranças de Bintou, Bruna e galinha
Angola ,
INFORMAÇÃO
Danças de natureza:
·
Religiosa: candomblé
·
Lúdica: brincadeira de roda
·
Funerárias: Axexê
·
Guerreira: Congada
·
Dramáticas: Maracatu
·
Profanas:
Jongo;
COREOGRAFIA, DUBLAGEM E
APRESENTAÇÃO CULTURAIS DE MÚSICAS,
COMO
Nº
|
MÚSICAS
|
CANTORES
|
01
|
Aquarela Brasileira
|
Daniela
Mercury
|
02
|
Aquarela do Brasil
|
Tom Jobim
|
03
|
Brasil mostra tua cara
|
Cazuza
|
04
|
Canto das trêsraças
|
Clara Nunes
|
05
|
Zumbi dos Palmares
|
Edsom Gomes
|
06
|
Brincar de Índio
|
Xuxa
|
07
|
Curumim iêiê
|
MaraMaravilha
|
08
|
Curumim iêiê
|
Eliane
|
09
|
Tic,tic,tac
|
Carrapicho
|
10
|
Morena de Angola
|
Clara Nunes
|
11
|
O que é que a baiana tem
|
Daniela Mercury
|
12
|
Os seus
olhos coloridos
|
Regravação de
Sandra de Sá
|
13
|
Canto para o Senegal
|
Banda Reflexus
|
14
|
Protesto do Oludum
|
DanielaMercury
|
15
|
Madagascar Olodum
|
Banda Reflexus
/ Daniela Mercury
|
16
|
Mãe Africa
|
Clara Nunes
|
17
|
Misticismo da África
|
Clara Nunes
|
18
|
Marinheiro só
|
Capoeira
|
19
|
Paraná ê Paraná
|
Capoeira
|
20
|
Ziriguidum
|
Aviões do
Forró
|
21
|
Mão da Limpeza
|
Gilberto Gil
|
22
|
Oração pela libertação da África do Sul,
|
Banda Reflexus
|
23
|
Canto da Cor
|
Banda Reflexus
|
24
|
A minha Cor
|
Banda Reflexus
|
25
|
Libertem Mandela
|
Banda Reflexus
|
26
|
Mulher negra
|
Banda Reflexus
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Alves
,
Santos Valdinere
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO/SEPPIR: Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensinode História e Cultura
Afro-brasileira e Africana. Brasília-DF: MEC/SEPPIR, 2004.
Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de
Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO.
Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática, 2007.
Revista Horizonte
Geográfica. Ano 18 nº 100. A Nova Face da África.
P.46 à 55.
Revista Horizonte
Geográfica. Ano 13 nº 69. África: A vida na savana. P. 54
Revista Mundo Jovem,
nº 266(novembro- 1995). História: 300 anos de Zumbi.P.12 e 13. (2 exemplares).
Revista Mundo Jovem.
AnoXL, nº 332. Novembro 2002. A África clama por solidariedade. (P.6) 2
exemplares.
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