SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
Datas Comemorativas do Mês de Maio
Secretária de Educação :Maria Rozivânia
Nascimento
Diretoria de Ensino :
· Valdinere
Alves Santos
· Ana Kelly
Neres
· Diana Carla
Silva
Cortês ,
Maio de 2018
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
ROTEIRO DE
ATIVIDADES
MAIO
|
ATIVIDADES
|
01/05
|
Dia
do Trabalho: Conversar com os alunos mostrando a
necessidade de se estudar para se ter um bom trabalho, enfatizando a
importância de cada profissional e de cada profissão. Utilizar gravuras,
imagens, elaborar cartazes ou músicas que falem das profissões adequando a
realidade de cada turma. O Dia do Trabalho é comemorado em quase todo o
mundo. No dia 1º de maio, os trabalhadores e seus representantes se reúnem
para comemorar a data escolhida para lembrar a prisão, morte e violência com
que a polícia atacou centenas de trabalhadores na cidade de Chicago, Estados
Unidos em 1º de maio de 1886.
SUGESTÃO: Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos.
Questione-os a respeito do que acham ser
o correto: trabalhar ou estudar?
Pergunte aos alunos se eles conhecem
alguma criança que trabalha. Se ela estuda ou somente trabalha.
Trabalhar o sentido de utilidade das
profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
|
12/05
|
Dia do (a) Enfermeiro (a): Conversar com
as crianças sobre o profissão de
Enfermeiro (a) e o qual a função de do mesmo. Perguntar se elas conhecem
algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)
|
13/05
|
Dia da Abolição da Escravatura: Explicar
para as crianças o que foi a Abolição da Escravatura de maneira lúdica de
acordo com a realidade da turma, fazendo uso de gravuras, imagens, cartazes
,contação da história,etc.
O Brasil foi o país que mais recebeu
escravos: cerca de 5 milhões. Discutir este tema com profundidade em sala de
aula é fundamental para o entendimento de nosso país. É preciso
refletir, debater, ver, ouvir e sobretudo sentir para que o conteúdo seja
compreendido pelos estudantes.
|
13 /05
|
Dia das Mães: Trabalhar poemas, música,
dramatização, homenagens, cartazes, gravuras etc.
Durante a semana vamos estar trabalhando
essa data tão especial, embora o dia das mães seja todos os dias, não podemos
deixar de frisar isso para os pequeninos. Não
esquecendo também de valorizar aquelas mulheres que de alguma forma
toma esse lugar tão especial na vida de muitas pessoas, as que não tiveram a
oportunidade de serem criadas por sua mãe genética, mas que veem nessa pessoa
tão especial uma verdadeira" mãe”. Mãe é aquela que ama, da carinho, cuida, respeita e está em todos os
momentos presente na vida de cada um.
Trabalhar a palavra mãe em letras grandes para os alunos decorarem com pinturas, colagens e etc. |
16/05
|
Dia do Gari: Conversar com as criança
sobre o profissão de Gari e o qual a função do mesmo.Perguntar se elas
conhecem algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)
|
18/05
|
Dia do Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes
: Por que 18 de maio? Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória
(ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo
apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram
punidos.Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa
dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e
Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população
brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
|
25/05
|
Dia do Trabalhador Rural: Propor uma
pesquisa sobre a vida de um Trabalhador Rural; Promover um debate sobre essa
pesquisa; Confecção de um mural sobre as atividades que ele desenvolve
diariamente.
|
26/05
|
Dia do
Bombeiro : Reconhecer a importância desses profissionais .Os trabalhos prestados variam muito,
podendo ser da extinção do fogo até salvamentos e resgates de pessoas e
animais. As principais causas onde se pedem socorro a essa corporação
são:asfixia, afogamentos, quedas e traumas que proporcionem perigo à vida,
acidentes de trânsito com pessoas feridas, tentativas de suicídio, salvamento
em matas e florestas, dentre outros casos.Ser bombeiro é uma profissão muito
bonita, pois estes profissionais são verdadeiros heróis, que arriscam suas
vidas em prol da vida dos outros.
|
Estamos vivendo uma Terceira Revolução Tecnológica que tem
provocado transformações nos processos de produção industrial, agrícola, de
serviço, assim como nas sociedades e no mercado de trabalho. As novas
necessidades econômicas e sociais exigem um novo ser humano e um novo ser
profissional, educando e formando por um novo sistema educacional. Uma educação
que forme indivíduos capazes de enfrentar e compreender a realidade, indivíduos
capazes de aprender a aprender, todos os dias. Há algum tempo vemos a introdução das tecnologias no mundo do
trabalho. Aos poucos, as tecnologias vão tomando o lugar de milhares de
trabalhadores em linhas de montagem, caixas bancárias e também nos portos de
todo mundo.
Questionamentos:
Perceber
os diferentes significados do trabalho, tendo em conta as condições objetiva-se
subjetivas onde ele se realiza. Se é um trabalhador assalariado ou um
trabalhador por conta própria?
·
Destacar
os tipos profissões
·
Tecnologia: Mão de obra
·
As profissões bem remuneradas
·
As profissões mal remuneradas
Lista de algumas
profissões
·
Pião de rodeio - Professor- Médico –Enfermeiro - Carteiro-
Motorista – Padeiro - Dentista
·
Bombeiro - Soldado –Costureira - Cozinheiro
–Cabeleireiro - Músico -Policial -garçom- mecânico
·
Estilista -Fazendeiro -Fotógrafo -Jornalista-Mecânico -Pedreiro - Pintor - Publicitária - Secretária- Veterinário
As
profissões podem ser caracterizadas etc;
A IMPORTÂNCIA DAS PROFISSÕES PARA NOSSA SOCIEDADE.
( ANOS
FINAIS E EJA )
JUSTIFICATIVA
:
A escolha de um plano de vida é
um processo que acontece desde criança. Não deveria ser feito de repente.
Depende muito do que queremos fazer com a nossa vida e quais os valores que
vamos vivenciar e defender. Quando a gente é criança sonha ser herói, jogador,
ator, modelo, general, presidente, etc. É a fase da fantasia, do pensamento
mágico.Geralmente, quando se fala em futura profissão, as pessoas pensam logo
em dinheiro, status, prestígio.É extremamente importante ressaltar que o
trabalho não é apenas uma ocupação do ser humano para afugentar o ócio.
Trabalhar não é somente sentir-se útil, mas é a possibilidade de exercer as
diversas dimensões do ser humano, como cultura e sonho. O trabalho expressa a
própria dignidade do ser humano e garanti a sobrevivência. Todos nós,
educadores, devemos refletir e participar juntamente com nosso aluno e com a
comunidade na busca de alternativas de apoio e de alento para aqueles que
perderam seus postos de trabalho, e a escola tem um papel fundamental.
OBJETIVOS
Colaborar e concretizar e se
responsabilizar tanto na teoria como na prática, para que algo de novo
aconteça. Muitas vezes, isolamos nosso aluno, deixamos de orientá-lo
corretamente e até o ignoramos, com a certeza de que esse não é nosso papel.
Todos nós somos responsáveis, temos um papel fundamental na formação
profissional dos nossos alunos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Informar aos alunos sobre as
diversas profissões;
Conhecer, refletir e agir sobre a
realidade que hoje vivemos, e que vivem nossos alunos e suas famílias;
Trabalhar de forma
interdisciplinar, procurando oferecer aos alunos, esclarecimentos, rico em
informações verdadeiras e adotando medidas que possamos contribuir para o
verdadeiro crescimento de nosso aluno.Conhecer
e valorizar os diversos tipos de profissões.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES PORTUGUÊS E ARTE:
·
Criação
e interpretação de textos;Cartazes, dramatizações, painéis, murais, faixas,
etc.
·
Pesquisas,
debates, entrevistas;Banco de dados sobre os empregos que estão sendo
oferecidos na Comunidade.
MATEMÁTICA,
GEOGRAFIA, HISTÓRIA
·
Gráficos informativos sobre o
desemprego no Brasil;
·
Países e estados do Brasil que
oferecem mais empregos;
·
Proporção de desempregados do Brasil
em relação a outros países;
·
Problemas envolvendo Salário Mínimo;
·
Diferença de salários do Brasil em
relação a outros países;
·
FGTS- seu significado e qual o valor
deste benefício para o empregado?
·
Debate: Por que em nosso País, a
pessoa com mais de 40 anos de idade, geralmente tem dificuldades de encontrar
empregos?
·
A que você atribui a afirmativa:
"O Brasil tem cerca de 12 milhões de desempregados?
·
O que é Seguro Desemprego?
·
O que é Licença Gestação e Licença
Paternidade?
·
Pesquisas: Profissões que rendem mais.
Profissionais bem sucedidos e que não destaque.
·
Levantamento de dados sobre os tipos
de profissões existentes na comunidade:
·
Existe diferença entre Vocação e
Escolha Profissional?Em que valores se baseiam as escolhas profissionais?
·
O que você é e o que você quer ser no
seu futuro?Qual a preocupação atualmente: ganhar dinheiro ou ter uma profissão
que gostamos e que ganhamos pouco?Como poderíamos ajudar as pessoas que
perderam seu emprego ou que estão a procura de um trabalho
CIÊNCIAS:
·
Profissões
que prejudicam a saúde;
·
Que
tipo de assistência médica as empresas ou deveriam oferecem aos seus
empregados?
·
Instrumentos
proteção que devem ser usados na execução de atividades;
·
Profissões
que oferecem risco à saúde: mental, física, etc.
·
Higiene
do local de trabalho;
·
Regras
de Segurança no Trabalho;
·
Prevenção
de Acidentes.
DESENVOLVIMENTO DO
PROJETO:
A
criação de murais historia das profissões, textos, jogos, ilustrações ,trabalho
coletivo de recorte e colagem sobre as profissões.
·
Materiais
utilizados:
·
Livros, revistas para
pesquisas e internet folha de cartolina, lápis de cor, etc
·
Conteúdo: profissões e sua
importância para nossa sociedade.
·
Avaliação: participação coletiva e
individual de cada aluno pelas atividades desenvolvidas
Referência Bibliográfica:
·
Martins fontes, São Paulo,
1988.
·
Ferreiro, Emilia e TeberosKY, Ana. Psicogênese da língua escrita.
·
Ed. Artmed, Porto Alegre,
1999.
·
Brasil. Ministério da Educação e do Disposta. Secretaria de
Educação Fundamental.
Olêmuié
rendeira
Olêmuiérendá
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá.
Olêmuié rendeira Olêmuiérendá
Chorou por mim não fica
Soluçou vai pro borná.
As moças de Vila Bela
São pobres mas tem ação
Passam o dia na janela
Namorando Lampião.
O rifle de Lampião
Tem cinco laços de fita
Olêmuiérendá
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá.
Olêmuié rendeira Olêmuiérendá
Chorou por mim não fica
Soluçou vai pro borná.
As moças de Vila Bela
São pobres mas tem ação
Passam o dia na janela
Namorando Lampião.
O rifle de Lampião
Tem cinco laços de fita
Lampião
só para em casa
Onde tem muié bonita.
Onde tem muié bonita.
Minha mãe me dá dinheiro
Prá comprar um cinturão
Pra vivê de cartucheira
No bando de lampião
Prá comprar um cinturão
Pra vivê de cartucheira
No bando de lampião
O Ceará ta de luto
Pernambuco de sofrimento
Alagoas de porta aberta
Lampião xaxando dentro.
Olêmuié rendeira
Olêmuiérendá
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá.
Pernambuco de sofrimento
Alagoas de porta aberta
Lampião xaxando dentro.
Olêmuié rendeira
Olêmuiérendá
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá.
1ª Etapa:
Apresentação da Música.
Dança
coletiva da música em forma de samba.
Acompanhe
a apresentação do aspecto histórico da canção feita pela professora. Faça
registros dos pontos importantes.
2ª
Etapa: Agora responda as questões a seguir:
A
rendeira é uma personagem nordestina. O que faz uma rendeira? Em quais peças
podemos visualizar sua arte?
Na
Bahia encontramos rendeiras em Dias D´Ávila, Saubara, Xique-Xique, Ilhas de
Maré, dentre outros lugares. Por que esta atividade está cada vez mais rara?
Qual
o perfil das mulheres rendeiras?
Por
que, normalmente, estas mulheres rendeiras se organizam em Associações?
Quais
são os tipos de renda? Explicite.
Você
conhece alguma rendeira ou já ouvi falar sobre a mesma? Já adquiriu ou
teve acesso a alguma produção? Porque as rendas são consideradas tradicionais?
Nos
últimos Jogos Olímpicos – Rio 2016, ocorrido no Brasil, as Ganhadeiras de
Itapuã, retrataram as rendeiras da Bahia com uma belíssima apresentação,
provocando emoções no público. Qual a importância da visibilidade dada a esta
atividade artesanal?
Vamos
cantar a música em forma de samba? Que tal colocar o corpo para mexer?!
Reescreva
os versos da canção numa linguagem padrão, atentando para as questões
regionalistas.
NOME_____________________________________DATA____________
TEXTO: QUEM TRABALHA
TEM DIREITOS!
LURDES
É EMPREGADA DOMÉSTICA. ELA É REGISTRADA, ISTO É, TEM CARTEIRA DE TRABALHO
ASSINADA. POR ISSO, O SALÁRIO DELA NUNCA É MENOR DO QUE O MÍNIMO. ALÉM DISSO,
TEM GARANTIDO UM DIA DE DESCANSO POR SEMANA, TRINTA DIAS DE FÉRIAS POR ANO E
DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO AO FINAL DE CADA ANO.
QUANDO
A FILHA DELA NASCEU, LURDES FICOU DE LICENÇA EM CASA, CUIDANDO DA MENINA E
RECEBENDO SALÁRIO. NESSA ÉPOCA, ELA RECEBEU DA PREVIDÊNCIA SOCIAL UM
AUXÍLIO-NATALIDADE, QUE AJUDOU NAS DESPESAS COM O NENÊ.NO FIM DESTE ANO, ELA
VAI APROVEITAR AS FÉRIAS PARA VISITAR A FAMÍLIA NA BAHIA. PARA ISSO, ELA
GUARDOU UM POUCO DO DÉCIMO TERCEIRO DO ANO PASSADO, QUE VAI JUNTAR COM O DESTE
ANO, PARA PAGAR A VIAGEM.
RESPONDA
1. VOCÊ
SABE ONDE SE TIRA A CARTEIRA DE TRABALHO? ONDE?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. VOCÊ
SABE QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS GARANTIDOS POR LEI QUE O TRABALHADOR TEM DIREITO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. QUAL
SUA PROFISSÃO?
_____________________________________________________________________
______________________________________________________________________
4. VOCÊ
POSSUI CARTEIRA ASSINADA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. FAÇA
UMA LISTA DE PROFISSÕES (CARTEIRA ASSINADA
TEATRO DAS PROFISSÕES
Trabalho
o dia inteiro,
Gosto
muito do que faço,
Trabalho
com solda e aço...
Eu
sou um bombeiro,
Tenho
ambulância e carros pipas,
E
sempre chego primeiro,
Combatendo
o fogo e salvando vidas...
Eu
sou um engenheiro,
E
construo a cidades,
Projeto
prédios inteiros,
Escolas,
casas e maternidades...
Eu
sou a médica,
Cuido
dos doentes e machucados,
Dou
remédios na dose certa,
Para
que todos fiquem curados...
Eu
sou a costureira,
Trabalho
com linha e panos de algodão,
Faço
roupa nova e faceira,
Mas
também remendo furos, e prego botão...
Eu
sou o marceneiro,
Faço
moveis de todos os lugares,
Cozinha,
sala, quarto e banheiro
Preenchendo
todos os lares...
E
levo coisas que você ainda não viu,
No
caminhão carga, no ônibus o turista,
Viajando
pelas estradas do Brasil...
Eu
sou a dentista,
E
cuido bem do seu sorriso,
Cárie
não aparece na minha vista,
Pois
para tirá-la, faço o que for preciso...
Eu
sou o eletricista,
Trabalho
com eletricidade,
Levo
luz para que precisa,
Em
qualquer lugar da cidade...
Eu
sou a enfermeira,
E
cuido dos dodóis dos doentes,
E
dou vacinas certeiras,
Nos
bumbuns de todas as gentes...
Eu
sou o policial,
E
patrulho todas as ruas,
Dia
e noite, para mim é normal,
Para
garantir a segurança sua...
Eu
sou a professora,
Ensino
matemática e ABC,
Para
que tenhas uma vida promissora,
E assim, inteligente crescer...
Marco Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário