Secretaria de Educação Cultura e
Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Departamento
de Ensino
Resgatando
o Civismo
Escola
Lugar de Construir os Valores Cívicos
Secretária de Educação: Eterilda Amorim Borba
Diretora de Ensino :Valdinere Alves dos Santos
Cortês,
setembro de 2015
Data
|
Datas
Comemorativas
Escola Lugar de Construir os Valores Cívicos
|
03/09
|
DIA DO
BIÓLOGO
A biologia
estuda os seres vivos, sua origem, evolução e estrutura. Seu profissional é o
biólogo que investiga todos os organismos da Terra, desde os mais simples aos
mais complexos. O que faz ? O biólogo pode atuar em várias áreas. Se escolher
a indústria, atua na utilização de microrganismos, como bactérias, por
exemplo, na fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc.
Também é de sua responsabilidade dar laudos sobre o impacto da instalação de
fábricas no meio ambiente. Na área de biologia marinha, trabalha na análise
dos organismos marinhos, bem como seu cultivo, reprodução e desenvolvimento.
Em genética e biotecnologia, é requisitado para estudar organismos em
laboratório e realizar exames para verificação de doenças genéticas. E em microbiologia,
pode investigar como atuam as bactérias, os fungos e os vírus, além de
analisar de que modo podem ser aproveitados para uma série de benefícios ao
homem.
|
05/09
|
DIA DA
AMAZÔNIA : Despertar curiosidades
acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente consequentes das ações
inadequadas do homem, despertando-os para a prática de atividades de
preservação ambiental e conhecimento da importância da floresta amazônica
para a sustentabilidade.
|
07 / 09
|
PÁTRIA : É
preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a
conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem
obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as
grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes
maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Início da
Semana da Pátria: Conscientizar os alunos da importância de vivenciarmos a
Semana da Pátria fazendo com que ela possa ficar mais animada, cante com seus
alunos, além dos hinos cívicos, canções que enaltecem nossa Pátria. Estas
músicas podem ajudar a autoestima. Durante a semana, cantar o hino nacional o
de Pernambuco e o hino do município. Poderão utilizar os hinos para trabalhar
a gramática e fazer as interpretações. A Independência do Brasil : Socializar
junto aos alunos que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais
importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a
conquista da autonomia política. Este ano estamos comemorando 193 anos de
independência .
|
21/09
|
DIA DA ÁRVORE : Trabalhar o dia da árvore é
encantador, as crianças amam, pois adoram tudo que é ligado a natureza !
Ressaltar a importância deste dia, é conscientizar e criar nos pequenos a
noção de cidadania e ética!Trabalhando temas assim, com certeza estamos
trazendo para nossos alunos valores realmente necessários, pois saber o valor
de uma árvore é saber dar valor para a vida! É muito importante que nossos
alunos conheçam diversos tipos de plantas, suas necessidades, sua importância
em nossa vida.Plantar e cuidar de uma plantinha é tão necessário quanto
cuidar de um pessoa. É preciso que nossos alunos, aos quais estamos
desvendando o mundo, estejam conscientes da importância e das necessidades
das plantas .As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a
ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação
das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna
encontram ambientes diversificados. Sensibilizar os alunos para o assunto
desmatamento; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a
dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente.
|
23/09
|
PRIMAVERA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores,
levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a
convivência da natureza proporciona. Conscientizar os alunos que a primavera
é uma das estações do ano que mais chama atenção em nossa região, pois, o
ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores e animais que a elas
atraem, é pensando nisso, que aproveitamos a bela estação das flores para o
estudo com essa temática a valorização do meio ambiente e importância da
preservação.
|
Secretaria de
Educação Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Departamento
de Ensino
Escola Lugar de Construir os Valores Cívicos
Semana da Pátria :Resgatando o Civismo
Período
de realização : Semana da Pátria
Público
Alvo: Ensino Fundamental e Educação
Infantil
Disciplinas
Envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Regionais, História,
Geografia, Artes e Educação Física
Duração:
Uma semana
APRESENTAÇÃO |:
A
comemoração da “Semana da Pátria” representa uma importante fonte de estímulos
ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria,
despertando o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos
Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da
significação da data “Sete de Setembro”. Além disso, é preciso trabalhar a
Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais,
econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o
engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações - marco da nossa
história - a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de
luta pelo Brasil.
OBJETIVO GERAL
Motivar
e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria,
estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”.
Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a
importância de um Brasil Independente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao
final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais;
os alunos deverão ser capazes de: Despertar o sentimento de patriotismo;
Compreender a comemoração de 7 de setembro;
Incentivar
o amor à Pátria; Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar
a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar,
através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio
escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários; Reconhecer
e valorizar os símbolos nacionais;
Identificar
as cores da Bandeira Nacional;
Cantar
e interpretar o hino Nacional; Identificar cantando o hino de Cortês ,e o hino de Pernambuco
Valorizar
cantando o hino da independência
Conhecer
e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa
do Brasil.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA
PARA - ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA
PORTUGUESA
O
que é Pátria? O que é ser patriota, hoje no Brasil?
O
que é ser Cidadão brasileiro?; Cidadania - como colocá-la em prática?
O
que é ser cidadão brasileiro? O que é civismo? A importância do voto;
Exemplos
históricos de patriotismo no Brasil.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Produção
de poesias; Coro falado; Interpretação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação
de textos; Palavras cruzadas; Caça-palavras; Exposição de textos e
poemas;
ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA
Os
símbolos Nacionais; Hino Nacional;
A
tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas:
(Raiz que fala desta terra produtiva (Brasil), (Meu país de Zezé de Camargo e
Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari Barroso) Música -
Ivete Sangalo (Música País tropical);
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Apresentação
dos símbolos nacionais e reprodução artística de alguns a partir de observação
em Data show;
Apresentação
da tela que representa a independência do Brasil em data show, para
conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos coloridos ou em preto
e branco) e exposição;
Com
base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização, dança ou peça
teatral;
Confecção
de cartazes com mensagens exaltando o Brasil; lustrar o Hino Nacional para
exposição;
Apresentação
de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a pátria.
GEOGRAFIA, CONHECIMENTOS REGIONAIS,
CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
O
Estado brasileiro;Como vive a maioria dos Pernambucanos , hoje no Brasil?;
Como
vive a população brasileira habitante da Região Nordeste ? (destaque de em
aspectos ambientais e socioeconômicos);
Como
você vê a saúde, hoje no Brasil?;
O
que aconteceu no dia 7 de setembro; A figura de D. Pedro I;
O
grito da Independência; A vida no Brasil antes e depois da Independência;
A
conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística,
tabelas, porcentagens);
Como
era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução
do Eleitorado Brasileiro; O Eleitorado nas Regiões na Última Década;
Crescimento
do Número de Eleitores nos Estados;Crescimento demográfico no Estado de Pernambuco
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Leitura
de textos;
Pesquisa;
Montagem do mapa da Região Nordeste
Montagem
do mapa de Pernambuco e municípios, para exposição;
Confecção
de cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;
Trabalhar
o mapa do Brasil;
Trabalhar
as siglas dos estados brasileiros;Montagem do Mapa do Brasil para exposição;
Confecção
de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Confecção
de cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas pelos desbravadores
do Brasil;
Cartazes
com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a acontecimentos
históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e município, evolução
do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
·
Vídeo
,Músicas ,Pesquisa ,Discussão , Leitura de texto , Trabalho de
Grupos
·
Produção
de textos ,Produção de Mural ,Apresentação das Ações
FONTE:
www.historiadobrasil.net/independencia/ www.suapesquisa.com/independencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário