Secretaria de Educação Cultura
e Desporto
Praça 29 de Dezembro Nº 57
Diretoria de Ensino
Estamos
em ano de eleições… Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que
querem o voto dos eleitores? Será que também estão preocupados com os problemas
do seu país? Da sua escola? Do seu bairro?Desta forma, o voto se faz
instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando.
Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiem toda essa sociedade.Será
que seus alunos estão preparados para votar?
OBJETIVOS:
–
Desenvolver a cidadania;
– Compreender a cidadania como participação social e política;
– Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações;
– Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
– Aprender a questionar a realidade;
– Construir o conceito de: democracia; eleição; deputado (estadual e federal), senador e governador; presidente ;convenção, comício, assembléia; urna, voto; título de eleitor;
– Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
– Compreender a cidadania como participação social e política;
– Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações;
– Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
– Aprender a questionar a realidade;
– Construir o conceito de: democracia; eleição; deputado (estadual e federal), senador e governador; presidente ;convenção, comício, assembléia; urna, voto; título de eleitor;
– Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
METODOLOGIA:
–
Pesquisar e explicar o processo de eleição do Brasil;
– Analisar propagandas e programas eleitorais;
– Desenvolver um processo de eleição na escola.
– Analisar propagandas e programas eleitorais;
– Desenvolver um processo de eleição na escola.
ATIVIDADES:
Cada
dupla ou grupo de alunos deverá:
– Criar um nome e um partido para o seu candidato;
– Criar um logotipo para o partido (não podendo ser de um partido já existente. Deve ser feito à mão livre)
– Explicar quem é esse político e o que ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas da comunidade escolar,
– Criar um nome e um partido para o seu candidato;
– Criar um logotipo para o partido (não podendo ser de um partido já existente. Deve ser feito à mão livre)
– Explicar quem é esse político e o que ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas da comunidade escolar,
–
Criar um slogan para a Campanha;
– Detalhar as prioridades do seu governo (ex: saúde, educação, meio ambiente);
– Justificar por que devem votar no seu candidato.
– Detalhar as prioridades do seu governo (ex: saúde, educação, meio ambiente);
– Justificar por que devem votar no seu candidato.
PRODUÇÃO FINAL:
–
Disponibilizar os candidatos, siglas dos partidos e propostas de cada um
deles
– Realizar uma eleição
– Organizar debates com os alunos da escola, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
– Confeccionar título de eleitor;
– Promover um concurso de charges sobre as eleições;
– Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
– Apurar os votos dos candidatos;
– Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente eleito.
– Realizar uma eleição
– Organizar debates com os alunos da escola, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
– Confeccionar título de eleitor;
– Promover um concurso de charges sobre as eleições;
– Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
– Apurar os votos dos candidatos;
– Divulgar da apuração e realizar uma cerimônia de posse do presidente eleito.
O
que pode ser trabalhado com este projeto?
·
Língua Portuguesa: Leitura e
escrita informal; Elaboração de discursos; Produção de textos.
·
Artes: Confecção de cartazes,
faixas para a campanha, urnas, Cédula Eleitoral, Título de Eleitor.
·
História/Geografia: História das
Eleições, Estudo dos Três Poderes; Poluição sonora e visual.
·
Matemática: Número de candidatos,
de eleitores e de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições.
FUNDAMENTAL I
Sugestão de Atividade
Conheça a letra e a música do Hino
Nacional , visitando o site: http://www.lions.org.br/lionnet/hinonaccantado.htm
Divida
o Hino Nacional em partes e organize a turma em grupos para ilustrá-las.
Sugestão
2
A
Bandeira, o Selo, o Brasão e o Hino Nacional são símbolos da nossa Pátria. Que
tal você presentear o nosso País com a criação de um novo símbolo que
represente seu sentimento pela Pátria.
Simulando Votação
FUNDAMENTAL II
Sugestão
de Atividade
Sugestão
1
Os
programas e as campanhas eleitorais estão acontecendo, e os candidatos estão
apresentando suas propostas. Acredite que você é o mais novo candidato à
prefeitura do nosso município e por isso não perca tempo. Apresente sua
proposta de governo de maneira criativa, criando um panfleto ou cartaz para sua
campanha. Explicar quais são as características fundamentais das eleições, dar
instrumentos para que os alunos possam questionar a realidade; estimulá-los a
construir conceitos de democracia e eleição; explicar quais as funções dos
deputados (estadual e federal), senadores, prefeitos, vereadores, governadores
e do presidente, e também o que significam termos como convenção, comício,
assembléia, urna, voto e título de eleitor;
Sugestão
2
·
Represente através de Charges e
Caricaturas o momento atual das propagandas eleitorais
·
Justificativa do voto ,Locais de votação
·
Mesários No dia da eleição
·
Novas regras do TSE
·
Obrigatoriedade Propaganda eleitoral
·
Título eleitoral
·
Urna eletrônica
REFERÊNCIAS :
·
LOPES JR., Oséas Pereira. A Criança e
Sua Condição de Cidadania. Curso Normal Superior. Habilitação para os Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 4.UNOPAR, Londrina. 2004.
·
Santos, Valdinere Alves dos
Nenhum comentário:
Postar um comentário