SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
INFORMATIVO
PNAIC 2016
Esclarecimentos sobre a Tarefa 1 dos professores alfabetizadores e
coordenadores pedagógicos:.
1. O que é a Tarefa 01 ? Para todos os perfis a tarefa 01 é um diagnóstico das turmas para
levantamento de possíveis estratégias pedagógicas e de gestão que possam
colaborar com a efetiva melhora na aprendizagem das crianças.
O diagnóstico está baseado no quadro Perfil da
Turma (PNAIC 2013- unidade 01) e objetivos de aprendizagem da Matemática
(Caderno Apresentação 2015).A partir da resposta do diagnóstico, deverão ser
sinalizadas ações que serão desenvolvidas para superação das dificuldades
encontradas.
2. Qual a diferença entre os perfis? O (A)
professor(a) alfabetizador(a) completa o diagnóstico de todos os
seus estudantes de acordo com os itens elencados na atividade. Depois disso,
marca as estratégias pedagógicas que pretende usar para sanar os problemas
encontrados. Este diagnóstico, após preenchido será encaminhado para o
coordenador pedagógico e orientador de estudos para que possam colaborar nesse
processo.
O(A) coordenador(a) pedagógico(a) recebe a tabela com o diagnóstico já preenchido. Caso não esteja
disponível, ele(a) deve procurar o(a) professor(a) e ajudá-lo(a) a responder ao
diagnóstico. Após a resposta de todos os professores da escola ele deverá
sinalizar as ações pedagógicas que pretende realizar na escola para colaborar
com as ações dos professores e na melhoria da aprendizagem das crianças.
Os demais perfis recebem a tabela com os resultados copilados para dar
prosseguimento às ações conforme as atribuições de cada perfil.
3. Como o(a) professor(a) responde a sua
tarefa? A primeira ação é inserir a
turma. Ao clicar esse botão ele(a) deverá selecionar a escola e em
seguida definir a turma. Isso é uma identificação para que os demais perfis possam reconhecer a turma.
Caso o nome da escola não apareça: Encaminhar um e-mail para o coordenador estadual ou coordenador
UNDIME (disponível no site http://pacto.mec.gov.br) com o código do INEP da
escola para que possamos fazer a inclusão da escola no sistema, após
verificação.
A segunda ação é inserir aluno. Todos os alunos da
turma deverão ser incluídos (exceto em turmas multiseriadas nas
quais apenas os alunos dos 1º,2º ou 3º anos deverão ser inseridos).
O (A) professor(a) deverá escolher em todos os
itens indicados a situação do aluno (Consolidado, Em processo, Iniciado, Não
trabalhado) na aprendizagem em cada item. Após a conclusão o(a) professor(a)
deverá salvar turma.
Realizar essa ação com todos os alunos da turma no
ícone “inserir novo aluno”. Conforme o diagnóstico seja preenchido a tabela com
os dados totais deverá ser visualizada pelo professor e pelo coordenador
pedagógico da escola participante da formação. Após a inserção de todos alunos,
o(a) professor(a) deverá sinalizar as ações que pretende realizar com a turma,
clicando em cada uma delas.
ATENÇÃO: Há duas opções no final da tarefa.
“Salvar
diagnóstico” – Permite ao professor que faça edições na tarefa .“Finalizar
tarefa” - Indica a conclusão da tarefa. Caso o (a) professor(a) precise
retomar a tarefa o Orientador de estudos poderá encaminhá-la
novamente. Essa opção estará disponível a partir de 16 de novembro.
4. Como o(a) coordenador(a)
pedagógico(a)responde a sua tarefa?
A partir do diagnóstico das turmas da escola que
estará disponível para visualização na tabela,ele(a) deverá sinalizar as ações
que pretende realizar para colaborar com os(as)professores(as) e na melhoria da
aprendizagem dos alunos. Caso a tabela não esteja disponível ou incompleta,
ele(a) deverá procurar o(a) professor(a) e ajudá-lo(a) a responder ao
diagnóstico.
Fonte : SISPACTO : PNAIC
Fonte : SISPACTO : PNAIC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
INFORMATIVO PNAIC 2016
1. CARO(A) PROFESSOR(A),
A avaliação diagnóstica durante o processo de alfabetização e
letramento é uma ação importante. Ela torna visível possíveis dificuldades que
precisam ser observadas e resolvidas. Também aponta conhecimentos já
apropriados pelas crianças. A partir de seu resultado você terá informações que
subsidiem melhor o seu planejamento, organização da rotina escolar com sua
turma e melhora na aprendizagem de todas as crianças. Preencha com cuidado e
atenção as informações solicitadas abaixo. Elas também irão colaborar com o
coordenador pedagógico da sua escola no planejamento e organização de ações
necessárias para apoiar o seu trabalho.
Bom trabalho!
2. Caros (as) professores(as) e coordenadores(as),
Com o objetivo de colaborar na realização da tarefa 01
esclareceremos alguns pontos que têm sido recorrentes nos questionamentos que
chegam ao MEC.
1. O que é a Tarefa 01? Para todos os perfis a tarefa 01
é um diagnóstico das turmas para levantamento de possíveis estratégias
pedagógicas e de gestão que possam colaborar com a efetiva melhora na
aprendizagem das crianças.
O diagnóstico está baseado no quadro Perfil da Turma (PNAIC
2013- unidade 01) e objetivos de aprendizagem da Matemática (Caderno
Apresentação 2015).A partir da resposta do diagnóstico, deverão ser sinalizadas
ações que serão desenvolvidas para superação das dificuldades encontradas.
2. Qual a diferença entre os perfis? O(A)
professor(a) alfabetizador(a) completa o diagnóstico de todos os seus
estudantes de acordo com os itens elencados na atividade. Depois disso, marca
as estratégias pedagógicas que pretende usar para sanar os problemas
encontrados. Este diagnóstico, após preenchido será encaminhado para o coordenador
pedagógico e orientador de estudos para que possam colaborar nesse processo.
O(A) coordenador(a) pedagógico(a) recebe a tabela com o
diagnóstico já preenchido. Caso não esteja disponível, ele(a) deve procurar
o(a) professor(a) e ajudá-lo(a) a responder ao diagnóstico. Após a resposta de
todos os professores da escola ele deverá sinalizar as ações pedagógicas que
pretende realizar na escola para colaborar com as ações dos professores e na
melhoria da aprendizagem das crianças.
Os demais perfis recebem a tabela com os resultados
copilados para dar prosseguimento às ações conforme as atribuições de cada
perfil.
3. Como
o(a) professor(a) responde a sua tarefa?
a. A
primeira ação é inserir a turma. Ao clicar esse botão ele(a) deverá
selecionar a escola e em seguida definir a turma. Isso é uma
identificação para que os demais perfis possam reconhecer a turma.
Caso o nome da escola não apareça: Encaminhar um e-mail
para o coordenador estadual ou coordenador UNDIME (disponível no site
http://pacto.mec.gov.br) com o código do INEP da escola para que possamos fazer
a inclusão da escola no sistema, após verificação.
b. A segunda ação é
inserir aluno. Todos os alunos da turma deverão ser incluídos (exceto em
turmas multiseriadas nas quais apenas os alunos dos 1º,2º ou 3º anos deverão
ser inseridos). O (A) professor(a) deverá escolher em todos os itens indicados
a situação do aluno (Consolidado, Em processo, Iniciado, Não trabalhado) na
aprendizagem em cada item. Após a conclusão o(a) professor(a) deverá salvar
turma.
c. Realizar essa ação com todos os alunos da turma no
ícone “inserir novo aluno”.
Conforme o diagnóstico seja preenchido a tabela com os dados
totais deverá ser visualizada pelo professor e pelo coordenador pedagógico da
escola participante da formação.
d. Após a inserção de todos alunos, o(a) professor(a)
deverá sinalizar as ações que pretende realizar com a turma, clicando em cada
uma delas.
ATENÇÃO: Há duas opções no final da tarefa.“Salvar
diagnóstico” – Permite ao professor que faça edições na tarefa.“Finalizar
tarefa” - Indica a conclusão da tarefa.
Caso o(a) professor(a) precise retomar a tarefa o
Orientador de estudos poderá encaminhá-la novamente. Essa opção estará
disponível a partir de 16 de novembro.
4. Como o(a) coordenador(a) pedagógico(a)responde a sua
tarefa?A partir do diagnóstico das turmas da escola que estará disponível para
visualização na tabela, ele(a) deverá sinalizar as ações que pretende realizar
para colaborar com os(as)professores(as) e na melhoria da aprendizagem dos
alunos. Caso a tabela não esteja disponível ou incompleta, ele(a) deverá
procurar o(a) professor(a) e ajudá-lo(a) a responder ao diagnóstico.
ATENÇÃO: Há duas opções no final da tarefa.
“Salvar diagnóstico” – Permite ao professor que faça edições
na tarefa. “Finalizar tarefa” - Indica a conclusão da tarefa. Caso o (a)
coordenador(a) precise retomar a tarefa o Orientador de estudos poderá
encaminhá-la novamente. Essa opção estará disponível a partir de 16 de
novembro.
Fonte : SISPACTO : PNAIC
Olá , tudo bem?
ResponderExcluirAchamos seu blog incrível! Ótimo conteúdo!
Possuímos um site pertinente aos assuntos que você costuma postar.
Gostaríamos de iniciar um contato contigo, com intuito de parceria.
Você tem interesse?
Por favor, aguardamos o seu retorno pelo email contato@cortejando.com