Secretaria de Educação Cultura e
Desportos
Praça
29 de Dezembro nº 57
Departamento
de Ensino
Diretoria de Ensino
: Coordenadores internos e externos
Reunir com frequência equipe de
coordenadores para tratar de assuntos diversos e traçar metas de trabalho.
Trabalhar os descritores apresentados nas
avaliações externas ,
Realizar visitas de apoio às escolas .
Como está proposto acima cada um está ciente do seu
papel e dever .É da secretaria que deverá sair o norte para o desenvolvimento
do trabalho na escolas. Enfim uma andorinha só não faz verão .Torna-se
necessário o apoio , a participação e compromisso de todos envolvidos neste
processo educativo que requer dedicação e vontade e pique. Como não dizer
:Tomar o famoso Chá (Conhecimento habilidade e Atitude ) Conhecimento ( é o saber que adquirimos :
domínio cognitivo)
Habilidade ( Saber fazer ,domínio psicomotor )
Atitude : (Querer fazer domínio afetivo). Então
cabe a cada coordenador ou coordenadora
procurar realizar o seu trabalho de maneira simples e eficaz .Todo dia é
dia de pique se procurar o que fazer vai encontrar. Reflitam sobre o trabalho
do ano anterior ,façam uma auto avalição sobre o que foi feito o que não fez e que precisa melhorar. Podemos refletir sobre alguns pontos necessários
e fundamentais nesta função que
exercemos .
Como está sendo
realizada as suas reuniões pedagógicas ?
Estuda algum tema
ou discute textos educativos?
Apresenta sugestões
ou encaminhamentos ?
O que caracteriza
uma reunião pedagógica? É apenas reunir professores assinar uma ata e
fotografar?
As aulas atividades
de sua escola para que serve? São trabalhas de forma precisa?
Você realiza
reuniões com seus professores? Quando mensal ,quinzenal ?
Você está
realizando o acompanhamento das turmas?
Ao recolher as
fichas de leitura você as observa
fazendo as anotações e discute com o professor?
Você realiza visita
as turmas de sua escola ?Nestas visitas você toma leitura observa os cadernos ?
Você tem dado
assistência aos professores quando necessário ?
Enfim esses são os
encaminhamentos para o desenvolvimento do
seu trabalho.
Secretaria de Educação Cultura e
Desportos
Praça
29 de Dezembro nº 57
Departamento
de Ensino
Atribuições
do Coordenador Pedagógico
Coordenar
as atividades de ensino e aprendizagem na unidade escolar, planejando,
supervisionando, orientando e avaliando estas atividades, para assegurar
regularidade no desenvolvimento do processo educativo do ensino
Realizar
estudos e pesquisas relacionadas às atividades de ensino, analisando os
resultados e propondo intervenções;
Participar
da elaboração da proposta pedagógica da escola; Promover a articulação com as
famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a
escola;
Zelar
pelo cumprimento do plano de trabalho dos docentes, avaliando, supervisionando
e redirecionado os trabalhos se necessário de acordo com a proposta pedagógica
da Secretaria da Educação
Planejar,
organizar e efetivar as horas de trabalho coletivo e as horas de trabalho de
desenvolvimento de projetos e pesquisas sob a supervisão do diretor de escola
de modo que este momento contribua para a formação continua dos profissionais
da unidade escolar;
Oferecer
material de pesquisa e orientar os educadores na elaboração e execução do seus
planos trabalho;
Acompanhar
o processo de desenvolvimento dos estudantes, em colaboração com os docentes e
as famílias;
Elaborar
estudos, levantamentos qualitativos e quantitativos indispensáveis ao
desenvolvimento do sistema ou rede de ensino ou da escola;
Zelar
pela aprendizagem dos alunos; Manter contato cordial e profissional com pais
e/ou responsáveis, para a troca de informações sobre a criança;
Cumprir
as determinações superiores, representando, imediatamente e por escrito, quando
for assim solicitadas .
Realizar palestras com profissionais de saúde nas escolas. Realizar
plantão pedagógico para melhorar a interação professor e aluno. Promover
eleições diretas para representante de classe, tendo em vista que os alunos
desenvolvem a democracia e o respeito pelo discurso do outro na sala de aula;
Dinamizar as aulas de Educação Física na escola; Identificar os alunos
que estão em séries avançadas e não possuem o domínio da leitura e trabalhar um
projeto de leitura;
Promover rodas de conversas sobre
temáticas, internet, violência e drogas
Realizar formação continuada para
professores visando atender as especificidades e dificuldades de cada ano
escolar.
Redirecionar as aulas atividades do
professor na perspectiva de trabalho em conjunto identificando necessidades
de turmas com baixo rendimento . Estimular atividades que viabilizem a
prática da leitura e pesquisas
Orientar Conselhos de Classe trazendo como
Foco o aluno que está apresentando dificuldades ou problemas que prejudicam a
aprendizagem.
Bom trabalho a todos ( Valdinere Alves Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário