No primeiro momento do projeto, o trabalho será baseado em pesquisas junto à comunidade, alcançando:
o pai;
a mãe;
os avós maternos e paternos;
a família no geral;
parentes em primeiro grau.
As pesquisas serão fundamentais para se descobrir:
A origem de naturalidade dos moradores dos bairros alcançados pela escola: A faixa etária da comunidade escolar;
O grau escolar da comunidade escolar;
A profissão e as atividades econômicas das pessoas;
O que as pessoas julgam necessitar de melhorias de infra-estrutura pública.
Após as etapas de pesquisa de campo, determinaremos objetivos de resgate dos costumes locais, separando por faixas etárias visando principalmente integrar os alunos à comunidade e com isso:
descobrir as lendas locais;
descobrir e aprender sobre os brinquedos e brincadeiras da época dos pais e avós;
conhecer histórias contadas pelos mais velhos ( principalmente os avós);
descobrir hábitos alimentares da comunidade que a diferencie;
descobrir práticas artesanais que possam ser repassadas aos alunos.
Num terceiro momento, voltaremos nosso foco à questão do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e procuraremos descobrir mais profundamente como tem sido a relação entre as pessoas e a natureza do local que como bem sabemos deve ser ocupada racionalmente. Já há uma série de restrições em relação ao parque e no entanto as pessoas continuam habitando sua área e seu entorno protetivo.
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