PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO (4º SÉRIE)
PORTUGUÊS
Objetivo
Geral
Desenvolver um
trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta),
da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a
análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver
a capacidade de:
Planejar e participar
de situações de uso da linguagem oral;
Apreciar textos
literários;
Selecionar textos de
acordo com o propósito de sua leitura;
Utilizar recursos para
compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
Reescrever ou produzir
textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
Revisar textos em
parceria com os colegas;
Revisar textos do
ponto de vista ortográfico.
Conteúdo
Texto instrucional§
Texto jornalístico§
Texto científico§
Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.§
Produção de texto
História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;§
Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.§
Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.§
Leitura silenciosa, oral, em grupos.§
Ficha de leitura: oral e escrita.§
Interpretação oral, escrita e com desenhos.§
Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.§
Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso da cedilha.§
Ortografias a serem trabalhadas: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 5º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.§
MATEMÁTICA
Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
Origem dos números;§
Numeração egípcia;§
Numeração romana;§
Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);§
Números pares e ímpares;§
Ordem crescente e decrescente;§
Antecessor e sucessor;§
Valor posicional;§
Idéia de número e numeral;§
Leitura e escrita de numerais;§
Composição e decomposição de números;§
Números ordinais;§
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;§
Prova real;§
Expressões numéricas;§
Sentenças matemáticas;§
Situações problema envolvendo as 4 operações;§
Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;§
Múltiplos e divisores;§
Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;§
Formas de uso do dinheiro;§
Números irracionais;§
Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;§
Porcentagem;§
Sistema de medidas:§
medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;§
Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.§
GEOGRAFIA
Objetivo Geral
Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção das diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;§
Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;§
Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;§
Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;§
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reivindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;§
Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.§
Conteúdo
O espaço urbano e o espaço rural;§
Os transportes e as comunicações;§
A dinâmica da natureza;§
A população e as regiões do Brasil.§
Mapas§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.§
HISTÓRIA
Objetivo Geral
Reconhecer relações sociais§
Reconhecer a existência de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço§
Reconhecer a importância da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais§
Conteúdo
A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;§
A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;§
Descobrimento;§
Colonização;§
Mineração;§
Trabalho escravo;§
Café;§
Independência§
República;§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação§
CIÊNCIAS NATURAIS
Objetivo Geral
Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;§
Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;§
Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de re§cuperar os que já foram destruídos;
Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;§
Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.§
Conteúdo
Universo e Sistema Solar;§
Planeta Terra;§
Solo, ar e água;§
Meio ambiente e preservação ambiental;§
Poluição;§
Corpo humano e seus sistemas.§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.§
Texto instrucional§
Texto jornalístico§
Texto científico§
Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.§
Produção de texto
História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;§
Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.§
Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.§
Leitura silenciosa, oral, em grupos.§
Ficha de leitura: oral e escrita.§
Interpretação oral, escrita e com desenhos.§
Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.§
Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso da cedilha.§
Ortografias a serem trabalhadas: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 5º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.§
MATEMÁTICA
Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
Origem dos números;§
Numeração egípcia;§
Numeração romana;§
Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);§
Números pares e ímpares;§
Ordem crescente e decrescente;§
Antecessor e sucessor;§
Valor posicional;§
Idéia de número e numeral;§
Leitura e escrita de numerais;§
Composição e decomposição de números;§
Números ordinais;§
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;§
Prova real;§
Expressões numéricas;§
Sentenças matemáticas;§
Situações problema envolvendo as 4 operações;§
Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;§
Múltiplos e divisores;§
Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;§
Formas de uso do dinheiro;§
Números irracionais;§
Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;§
Porcentagem;§
Sistema de medidas:§
medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;§
Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.§
GEOGRAFIA
Objetivo Geral
Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção das diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;§
Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;§
Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;§
Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;§
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reivindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;§
Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.§
Conteúdo
O espaço urbano e o espaço rural;§
Os transportes e as comunicações;§
A dinâmica da natureza;§
A população e as regiões do Brasil.§
Mapas§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.§
HISTÓRIA
Objetivo Geral
Reconhecer relações sociais§
Reconhecer a existência de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço§
Reconhecer a importância da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais§
Conteúdo
A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;§
A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;§
Descobrimento;§
Colonização;§
Mineração;§
Trabalho escravo;§
Café;§
Independência§
República;§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação§
CIÊNCIAS NATURAIS
Objetivo Geral
Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;§
Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;§
Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de re§cuperar os que já foram destruídos;
Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;§
Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.§
Conteúdo
Universo e Sistema Solar;§
Planeta Terra;§
Solo, ar e água;§
Meio ambiente e preservação ambiental;§
Poluição;§
Corpo humano e seus sistemas.§
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.§
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.§
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.§
Nenhum comentário:
Postar um comentário