Blogerr da Professora Mery
Blogerr da Professora Mery
sábado, 17 de março de 2012
ROJETO POESIA LEILÃO DE JARDIM
PROJETO POESIA LEILÃO DE JARDIM
CECÍLIA MEIRELES
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão )
Objetivo Geral
-Contextualizar e explorar atividades de Educação Ambiental, desenvolvendo oportunidades para o despertar de atitudes conscientes de manutenção e preservação de diferentes espécies, além de promover e incentivar a interação entre pares a apropriação de conhecimentos de modo interdisciplinar e transdisciplinar.
Objetivos Específicos
-Linguagem oral e escrita
-Promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando i incentivando tais produções.
-Conhecer, reconhecer e identificar diferentes estilos de textos.
-Promover a elaboração de hipóteses e registros.
-Experimentar e participar da elaboração de textos e listas.
I – Sensibilização
-Releitura da Obra de Arte
-Questionar os alunos quanto às características do local anotando na lousa suas percepções.
-Comentar que a ilustração trata-se de uma obra-de-arte e chamar a atenção dos alunos quanto aos detalhes.
-Conversar sobre o tema Jardim, questionando-os quanto as suas características e elementos que o compõem, conforme hipótese da classe elaborando uma lista com os elementos mencionados (cartaz) em papel pardo com o nome e ilustração.
II – Apresentação
-Transcrever a poesia “Leilão de Jardim” em papel pardo. Leitura.
_Explicar às crianças as características de um texto poético.
-Ler a poesia acompanhando a escrita do cartaz sem ler o título. Questionar sobre o assunto da poesia e os elementos que a compõe, comparando-os com a lista da hipótese inicial.
-Acrescentar ou reconstruir o cartaz inicial com a nova composição dos elementos em lista.
-Se já trabalhada a ordem alfabética, pode-se organizá-la com o auxílio dos alunos.
III – Desenvolvimento
-Leitura da poesia (sem mencionar o título) e estimular os alunos a criarem um título para ela. Anotar as sugestões na lousa.
-Apresentar o título e a autora da poesia e explicar e explorar o significado da palavra leilão.
-Sugerir que observando a lista ilustrada com os elementos da poesia, os alunos produzam através de desenho e/ou pintura seu próprio jardim.
-Após a produção, fixar todas na lousa e incentivar a apreciação de cada uma delas.
-Realizar uma leitura da poesia e cobrir os elementos da lista com uma tira de papel pardo solicitando que pesquisem e recortem e/ou desenhem tais elementos para ilustrar a poesia.
-Incentivá-los a descobrir rimas e comparar o texto poético a outros. Ex. história em quadrinhos, um texto narrativo de livro infantil e jornalístico, receita e bilhete. Poderá ser confeccionado um cartaz na classe contendo tais tipos de texto para que os alunos possam perceber as diferentes estruturas e estilos.
-Após desenvolver atividades interdisciplinares sugere-se uma atividade de escrita espontânea a partir das listas produzidas.
-Construção de palavras da lista com alfabeto móvel.
-Brincadeira de forca ( na lousa) para descobrir qual a palavra da lista está sendo trabalhada.
IV- Áreas Envolvidas
-Pesquisa em livros e revistas de ilustrações de um jardim.
-Passeio pelo bairro para identificar a presença ou não de jardins nas imediações.
-Desenho de observação: O jardim que eu vi.
-Pintura de círculo e colagem de palitos para confeccionar o Sol. Contagem dos palitos.
-Apresentação de cartaz ou ilustrações de diferentes flores, incentivando a percepção de diferentes cores, formas e nomes. Desenho: As flores.
-Explorar quais formas e linhas pode ser utilizado para desenhar flores diferentes, sugerindo que alunos (que se proponham) as desenhem na lousa para observação dos amigos incentivando a linguagem e o discurso oral.
-Confecção de flores no azulejo – recorte, colagem e pintura.
-Pintura com molde vazado e montagem das flores em palitos.
-Pintura de copinho descartável de café – parte interna - e montagem de flores ( recorte).
-Mosaico. O Sol com EVA amarelo.
-Dobradura utilizando quadrados. As Borboletas com garfinhos de madeira.
-Pesquisa: Coleção Natureza: Plantas e Insetos para observação e leitura de curiosidades.
-Molde da borboleta com pintura espelhada para fantoches de palito.
-Cartaz para observação: As Borboletas
-Confecção da Borboleta utilizando diversos materiais a serem selecionados pelos próprios alunos.
-Modelagem da libélula com massinha.
-Dobradura: A Joaninha (que pode ser realizada com a garrafa PET pequena).
_Dobradura com círculos: Passarinho-Releitura da Obra de Romero Brito Butterfly
-Pintura da borboleta com legenda numérica e correspondência com cores.
Desenho: O caracol com barbante e pintura.
-Dobradura com círculos: A formiga.
-Confecção de um formigueiro – Observação e experiência.
-Sugestão de filmes; Lucas no Formigueiro e Vida de Inseto.
-Dobradura: O sapo, com círculos e impressão com as mãos.
-Músicas que podem ser trabalhadas em cartazes que podem servir de referência para atividades de localização de letras ou palavras, completar ou identificar palavras nos textos: Borboletinha, Sapo Cururu, O Sapo Não Lava o Pé, A Formiguinha.
Matemática
-Identificação, transformação e produção utilizando figuras geométricas.
-Transformação de imagens tridimensionais em bidimensionais.
-Identificação de legendas e numerais.
-Quantificação de objetos e formas para a construção de diversas produções.
-Interpretar correspondência entre numerais e cores.
Artes
-Ampliação do universo cultural dos alunos promovendo o acesso às produções artísticas e obras de arte.
-Promover a transformação e elaboração de produções artísticas através do contato com diferentes materiais e técnicas.
-Ampliar a capacidade de observação incentivando o desenvolvimento de um “olhar crítico”.
_Promover a valorização, incentivo e apreciação às produções individuais e coletivas.
Música
-Explorar o repertório popular de músicas infantis, ampliando-o.
-Contextualizar atividades relacionadas à linguagem oral e escritas.
-Elaborar e compartilhar passos para a dança da música
-Desenvolvimento da compreensão rítmica e compasso para acompanhar as músicas trabalhadas.
-Joaninha Pequenina – Organizar um livrinho com tais músicas e ilustrações.
Natureza e Sociedade
-Explorar as hipóteses e resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto às características do meio ambiente de algumas espécies (insetos).
-Conhecer características físicas e biológicas de animais e plantas (habitat, cuidados, alimentação, etc.).
-Identificar e adotar atitudes de preservação.
-Atuar como agente multiplicador.
-Incentivar e promover o hábito da pesquisa e da troca de conhecimento entre os alunos.
V - Finalização
Montagem de um painel coletivo com a pintura de um jardim e enriquecê-lo com as atividades de artes desenvolvidas nas aulas.
-Audição da música Primavera da Eliana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário