PLANEJAMENTO ANUAL DO 1º ANO
OBJETIVOS GERAIS:
Conduzir e orientar
o educando para que, até o final do Estágio 3, atinja os seguintes
objetivos:
- Letramento (através do trabalho com os quatro papéis
lingüísticos: ler, escrever, ouvir e falar)
- Prazer pela leitura através do
contato com textos de diferentes portadores
- Desenvolvimento do vocabulário
e seu uso em atividades orais e escritas; percebendo, valorizando e
identificando as funções sociais da língua.
- Aquisição da base alfabética
(silabação simples)
- Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e
construção do conceito de número
- Consciência de seu papel de estudante e de
agente transformador do meio ambiente
- Desenvolvimento de uma imagem
positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando o
próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas
limitações.
- Situar-se no espaço/tempo através de interação física e
social
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas
potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado
com a própria saúde e bem-estar.
- Estabelecer vínculos afetivos de trocas
com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente
suas possibilidades de comunicação e interação social, aprendendo aos poucos a
articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a
diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
- Brincar,
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
-
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse,
respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
- Observar
e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conser –
vação.
- Utilizar as
diferentes linguagens (corporal,musical,plástica, oral e escrita) ajustadas às
diferentes intenções e
situações de comunicação, de forma a compreender e ser
compreendido, expressar suas idéias, sentimentos ,
necessidades e desejos,
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez
mais sua
capacidade expressiva.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
FORMAÇÃO
SOCIAL E PESSOAL
Identidade e Autonomia
1º trimestre
- Roda de
conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a partir da realidade
-
Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive
(auto-imagem - espelho)
- Brincadeiras diversificadas (utilização – confecção
de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do ambiente
- Elaboração em
conjunto dos limites da sala de aula
- Rotina diária e/ou semanal
-
Escrita do nome (Bingo de nomes, jogo da memória, dominó)
- Jogos e
brincadeiras
- Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de
outros grupos (índios, negros, orientais)
2° trimestre
- Roda de
conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a partir de situações
imaginárias do cotidiano
- Identificação de singularidades próprias e das
pessoas com as quais convive (auto-imagem, espelho)
- Brincadeiras
diversificadas (utilização de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do
ambiente
- Rotina diária e/ou semanal
- Identificação da história do
nome
- Jogos e brincadeiras
- Realização de trabalhos em grupo
3°
trimestre
- Roda de conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a
partir de situações imaginárias do cotidiano
- Identificação de
singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem -
espelho)
- Brincadeiras diversificadas (utilização de cantinhos
específicos)
- Higiene pessoal e do ambiente
- Rotina diária e/ou
semanal
- Jogos e brincadeiras
- Realização de trabalhos em
grupo
LINGUA PORTUGUESA
(Linguagem oral e escrita)
Livro:
Aprender Juntos - vol. 1
1º trimestre:
- Escrita do nome, nome dos
colegas e familiares.
- Listas
- Palavras estáveis trabalhadas através da
apresentação de objetos ou personagens
- Famílias silábicas: P, S, L, M,
T
- Histórias em quadrinhos
- Títulos (dar títulos)
- Alfabeto
-
Ordem alfabética
- Escrita espontânea
- Roda de conversas
- Recados
(falados)
- Ditado de palavras
- Exposição oral sobre os trabalhos
(explicar, argumentar)
- Ordenar figuras numa seqüência (oral e escrita)
-
Reconto de histórias
- Pseudo-leitura
- Produção coletiva de texto oral e
escrita
- Rotina do dia (escrita na lousa)
- Chamada (todos os dias)
-
Coordenação motora
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
-
História em quadrinhos ( 3 quadrinhos)
- Caça - palavras; palavras
cruzadas
- Textos instrucionais
- Listas e títulos
- Reconto e
reescrita de textos narrativos
- Expressão Oral – (descrição)
- Escrita de
nomes de personagens
- Cartaz
- Uso da agenda todos os dias (feito pelos
alunos)
- Data Comemorativa - Páscoa
- Livro: Unidades 1 e 2 – Álbum de
família
2° trimestre
- Famílias silábicas: N, B, D, J, C, F
-
Coordenação motora
- Uso da agenda (todos os dias, feito pelos alunos)
-
Leitura de livros em capítulos
- Roda de conversas
- Recados (falados e
escritos)
- Entrevistas (deixar as crianças formularem algumas
perguntas)
- Número de Sílabas
- Dar um fim para a história (oral e
escrita)
- Exposição oral sobre os trabalhos ( explicar, argumentar)
-
Ordenar figuras em seqüência( oral e escrita)
- Reconto de história
-
Ditado de palavras
- Pseudo - leitura
- Produção coletiva de texto oral e
escrita
- Escrita espontânea
- Ditado entre pares
- Utilização do
computador (escrita do nome, palavras...).
- Datas comemorativas: Dia do
Trabalho, Dia das Mães, Festas Juninas, Inverno, Folclore e Dias dos Pais.
-
Rotina do dia
- Chamada
- Palavras estáveis trabalhadas através de
textos
- Carta, recado, bilhete (escritos e falados)
- Confecção de
cartazes
- História em quadrinhos (4 quadrinhos)
- Adivinhas, lendas,
trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções.
- Palavras
cruzadas
- Nome completo em letra cursiva
- Listas
- Uso da letra
maiúscula e minúscula
- Coordenação motora (letra cursiva)
- Frases
-
Escrita de Palavras
- Falas e diálogos
- Poemas
- Significado das
palavras
- Segmentação de palavras na língua
- Narrativa
- Descrição de
personagens
- Identificação de características de tipo textual
- Livro:
Unidades 2 e 3
3° trimestre
- Roda de jornal (reescrever,
desenhar, opinar, lição de casa, pesquisar, colar no caderno, pintar a inicial
do nome...).
- Dar um começo para a história (oral e escrita)
- Produção
coletiva de texto oral e escrito ( a criança fala escreve)
- Textos
instrucionais (receitas, regras de jogos, rotina, normas da classe... ).
-
Comentários sobre pontuação
- Ditado mudo
- Datas comemorativas:
Independência, Dia da Árvore, Primavera.
- Famílias silábicas: R, V, G, X, Z
e H.
- Nome completo em letra cursiva
- História em quadrinhos
(livro)
- Reescrita e todos os tipos de textos
- Leitura de livros em
capítulos
- Palavras-cruzadas
- Escrita espontânea
- Listas
-
Coordenação motora
- Comentários sobre parágrafos
- Recados escritos e
falados
- Rotina do dia (escrita na lousa)
- Uso da agenda (todos os
dias,feito pelo aluno)
- Exposição oral sobre os trabalhos
- Ordenar
figuras numa seqüência
- Reconto de histórias
- Ditado de frases
-
Produção coletiva de textos oral e escrita
- Ditado entre pares
-
Utilização do computador
- Datas Comemorativas: São Francisco, Dia da
Criança, Primavera, Dia do Professor, Verão e Natal
- Carta Enigmática
-
Entrevista
- Pontuação
- Ordenação de texto
- Escrita de frases com
letra manuscrita
- Escrita espontânea de palavras
- Anúncios e
classificados
- Mensagens em códigos
- Comentários sobre acentos
-
Carta e e-mail
- Linguagem figurada
- Livro: Unidade
4
ESTRATÉGIAS
• Filmes
• Livros infantis
• Gibis
•
Revistas
• Músicas
• Poesias
• Parlendas
• Trava-línguas
•
Caça-palavras
• Cruzadinhas
• Crachás
• Cartazes
• Jornal
•
Histórias
• Regras de jogos
• Receitas
• Listas
• Material da sala
de aula
• Alfabeto móvel
• Trabalhos individuais e em agrupamentos,
conforme a fase de produção de escrita da criança.
Avaliação:
•
Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseada nas dificuldades do
aluno
• Verificação das atividades
diárias
MATEMÁTICA
1° trimestre:
- Atividades
de culinária
- Identificação de números nos diferentes contextos ( agenda,
datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
- Espessuras
(grosso/fino)
- Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
-
Cálculo mental com somas e diferenças
- Cores
- Seqüência numérica ( 1 até
10 )
- Estabelecer relações
- Tamanho
- Conservação de quantidades
-
Situação – problema
- Figuras geométricas
- Ordem temporal
- Jogos de
contagem
- Caminhos
- Características quantitativas e qualitativas
-
Contagem oral
- Perto/longe
- Jogos de dominó, baralho e dado.
-
Curto/comprido
- Seriação
- Caminhos / comprimentos
2°
trimestre
- Classificação
- Alto/Baixo
- Mais/Menos
-
Maior/Menor
- Problemas
- Dobraduras com formas geométricas
-
Tangran
- Características qualitativas e quantitativas
- Mosaicos
-
Medidas
- Identificar mudanças de direção
- Atividades de culinária
-
Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com
divisões e multiplicações ( só oralidade )
- Relação de pertinência
-
Seriação
- Copiar modelos
- Seqüência numérica ( 1 até 20)
-
Estabelecer relações
- Curvas
- Situação-problema
- Agrupamento de 2 em
2
- Espaço e Forma
- Sucessor e antecessor
- Problemas que envolvem
divisões
3° trimestre
- Registrar problemas no caderno
-
Seqüência numérica
- Tabela
- Gráficos
- Conjuntos
- Medidas
-
Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes
contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações
-
Situação-problema
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
- Problemas
-
Números/Contagem
- Seqüência numérica (1 até 30)
-
Desafios
Estratégias:
• Jogos
• Brincadeiras
• Material
pedagógico
• Carimbos
• Dominó
• Palitos de sorvete
• Jogos
•
Baralho
• Recorte de encartes de supermercados
• Culinária
• Jogo da
velha
• Xadrez
• Jogo da memória
• Botões
•
Mini-mercado
Avaliação:
• Avaliação contínua, observando e
considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que
lhe serão apresentadas.
CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1°
trimestre - Os seres vivos
- Reciclagem
- Classificação das diferentes
espécies de acordo com o local onde vivem
- Percepção tátil
- Percepção
óptica
- Os cinco sentidos
- Experiências
- Conhecimento dos cuidados
básicos de animais domésticos (pedir para a mamãe trazer um animal e a criança
fará uma entrevista sobre os cuidados, marcar um horário)
2° trimestre –
Os lugares e as paisagens
- Meios de Transporte
- Meios de
Comunicação
- Fenômenos físicos: mudanças de estado da água
- Trazer fotos
de passeios e ou paisagens
- Observação do ambientes das fotos
- Painel de
fotos e/ou passeios
- Através do painel de fotos escolher a paisagem
preferida e desenhar no sulfite
- Elaboração de mapas ( sala, rua, tesouro,
quarto...)
- Estações do Ano
- Experiências
3° trimestre –
Fenômenos da Natureza
- Sol, lua e estrelas.
- Cultivo e Germinação de
sementes
- Água, ar e solo.
- Organização dos grupos e seu modo de ser,
viver e trabalhar.
- Conhecimentos de modos de ser, viver e trabalhar de
alguns grupos sociais.
- Identificar diferentes papéis sociais ( dentistas,
médicos...)
Estratégias:
• Vivências dos alunos
• Vídeos
•
Pesquisas
• Exposições
• Jogos e brincadeiras
• Passeio pela
escola
• Conversas
• Pesquisas e trabalhos em grupos
• Visitas em
loco
• Revistas e filmes.
• Atividades sócio-culturais
• Feira de
Ciências
• Passeios
• Cartazes e
desenhos
Avaliação:
• Avaliação contínua por meio da
observação diária e participação oral e escrita
ARTES
VISUAIS
Fazer artístico
1° trimestre
- Recorte a dedo e com
tesoura
- Mosaico
- Desenho livre e dirigido
- Pintura livre com
tinta
- Colagem de diversos materiais e dobradura
- Pintura a dedo
-
Uso do pincel, giz e cola
- Modelagem com massinha
- Pontilhismo
(cotonete/tinta)
- Projeto : pintor Picasso
2° trimestre
-
Exposição de trabalhos
- Pintura livre com pincel
- Modelagem com
massinha
- Desenho livre e dirigido
- Dobradura e recorte
- Colagem de
diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com
sucata
3° trimestre
- Desenhos livres
- Trabalhos com
sucatas
- Confecção de cartazes e maquetes
- Pintura com tinta
-
Dobradura
- Modelagem
- Pintura com cola e anilina
- Pintura a
sopro
- Montagem – ficha 26/5
- Alongamento de
gravuras
APRECIAÇÃO DE ARTES VISUAIS
Música
1°
trimestre
- Discriminar sons do ambiente
- Analisar sons diferentes a
partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta
de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar
movimentos )
2° trimestre
- Escuta (de obras musicais da MPB –
apreciar e discriminar instrumentos e realizar movimentos )
- Analisar sons
diferentes a partir de instrumentos musicais – ficha 02/8
- Canções com
expressões corporais
- Montagem de uma bandinha
3° trimestre
-
Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
- Canções
com expressões corporais
- Sonorização de
histórias
MOVIMENTO
1° trimestre
- Familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de
roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam
força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho
)
- Atividades para desenvolver a lateralidade
2° trimestre
-
Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Jogos de imitar
-
Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Imitação de arranjos feitos (Maria
da Glória) com o objetivo de desenvolver habilidades manuais
- Expressões
faciais ( no espelho)
3° trimestre
- Jogos de imitar
-
Atividades de relaxamento (exercícios imaginários – percepção dos sinais
vitais)
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Atividades para
desenvolver a lateralidade
- Pular corda
- Atividades que envolvam
força
- Imitar o outro (movimentos, atitudes espelhadas –
sombra).
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela,
tampouco, a sociedade muda.
Autor: Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário