domingo, 2 de outubro de 2011
Brincadeiras e Lembrancinhas para o dia da Criança Ali Babá e os Quarenta LadrõesMaterial: um saquinho de areia (o tesouro).
Formação: traçado de duas linhas paralelas, uma é o pique e a outra a "gruta", onde Ali Babá dorme, tendo ao lado o "tesouro".
Desenvolvimento: os ladrões avançam na ponta dos pés, aproximam-se em silêncio, roubam o "tesouro", Ali Babá acorda e corre em perseguição aos ladrões que fogem para o pique. Quem for pego é mantido em um "cativeiro", junto a Ali Babá.
Finalização: termina quando restar apenas um jogador, na próxima rodada este último é que será o Ali Babá.
Comentários (objetivos): habilidade de correr em grupo, de virar para correr (fugir), iniciativa, velocidade, ordem, honestidade, controle tônico e atenção.
Material: um lençol.
Formação: em círculo, todos sentados.
Desenvolvimento: um dos jogadores é escolhido aleatoriamente para sair da sala por alguns instantes. O resto do grupo permanece sentado. Um dos jogadores da roda é coberto com o lençol (é importante que não apareça nenhuma parte do corpo e que o jogador permaneça em silêncio). Logo o jogador que está do lado de fora da sala volta e deverá adivinhar qual colega foi coberto. Em outro momento dois participantes podem trocar de lugar ou até mesmo o grupo todo, dificultando para quem está adivinhando.
Finalização: os participantes podem discutir na roda a posição que estavam sentadas, quem estava de um lado, quem estava de outro e o que mudou (as trocas), ou quando houver diminuição do interesse pelo jogo.
Comentários (objetivos): percepção visual, memória, organização espacial e atenção.
Vai e Vem:
Material: nenhum
Formação: sentados no chão em círculo ; um aluno fora do círculo, em pé.
Desenvolvimento: o jogador que está fora do círculo correrá ao redor e baterá nas costas de um colega dizendo: "Vem" ou "Vai"; o colega que receber a batida deverá correr atrás dele se for dito "Vem", ou correr em sentido contrário se for dito "Vai", tentando ocupar novamente seu lugar no círculo. Quem ficar em pé continua a brincadeira batendo em outro colega e assim sucessivamente.
Finalização: quando diminuir o interesse do grupo pelo jogo.
Comentários (objetivos): desenvolver a agilidade e a organização espacial.
Pega-pega
Material: nenhum
Formação: jogadores dispostos num círculo em pé.
Desenvolvimento: a brincadeira se inicia com a escolha de quem vai ser pegador. Para proceder à escolha o coordenador usa as cores da roupa dos participantes como forma de seleção. Inicia com uma cor, exemplo a cor branca. Depois vai variando as cores, até que todos tenham participado da brincadeira. Definidos os grupos de "caçadores" e "fugitivos" aos poucos as variantes vão sendo desenvolvidas:
a. quem for pego vira estátua;
b. quem for pego vira estátua e pode ser salvo da posição através de um toque de outro colega que não foi pego;
c. criar áreas de refúgio (ferrolhos) onde não é permitido perseguir nem pegar;
d. criar posições corporais que sirvam de ferrolhos. EX: quem estiver de quatro não pode ser pego, etc.
Finalização: a brincadeira termina quando o interesse dos participantes acabar.
Comentários (objetivos): desenvolver a agilidade e a organização espacial e temporal.
Palavras em cadeia
Material: nenhum
Formação: serão formadas equipes de 4 ou mais pessoas.
Desenvolvimento: o jogo consiste em formar palavras, as quais deverão começar com a última letra da palavra precedente. Esta deverá ser dita em 10 segundos, contados pelo coordenador do jogo. As palavras podem ser limitadas à cidade, animais, nomes de pessoas, etc. Por exemplo, se for escolhido "nomes de cidades" o jogo se desenvolverá da seguinte maneira: o 1º participante da equipe que desafia dirá: São Paulo. Então o membro da equipe contrária responderá: Ourinhos, antes de completar 10 segundos. As perguntas deverão suceder-se de forma alternada, ganhando cada equipe um ponto sempre que acertar.
Finalização: a equipe que fizer mais pontos, será a vitoriosa.
Comentários (objetivos): raciocínio, atenção e fluência vocabular.
Desenhar um porcoMaterial: lápis e papéis.
Formação: participantes sentados em seus lugares, com papel e lápis.
Desenvolvimento: ao sinal do chefe, todos devem fechar os olhos e desenhar um porco no papel, não se esquecendo de pôr os olhos.
Finalização: ganha o jogador que fizer a representação mais exata do porco.
Comentários (objetivos): organização espacial, expressão gráfica da imagem.
AutógrafosMaterial: lápis e papel
Formação: participantes livremente dispostos.
Desenvolvimento: de posse de lápis e papel, cada participante deve, no tempo estabelecido pelo coordenador, obter o maior n.º de autógrafos dos presentes.
Finalização: obterá triunfo o participante que conseguir no tempo estabelecido o maior número de autógrafos.
Comentários (objetivos): refletir sobre as interações estabelecidas na busca dos autógrafos, onde a ênfase em obter (receber) assinaturas frequentemente suplanta o gesto de formar autógrafos (dar).
Corrida do nó
Material: lenços conforme o nº de equipes.
Formação: participantes divididos em equipes sentados nas cadeiras coluna. O 1º participante de cada equipe com um lenço grande amarrado entre o cotovelo e o ombro (braço esquerdo).
Desenvolvimento: ao sinal dado o jogador desamarrara o lenço com a mão direita vira para trás e amarra no braço esquerdo do seguinte. Assim segue até que o último desamarre o lenço e venha até a frente e amarre-o no braço do 1º.
Finalização: será vencedora a equipe que o 1º jogador levantar o braço esquerdo com o lenço amarrado.
Comentários (objetivos): atenção, rapidez, coordenação viso motora e organização espacial.
Formação: traçado de duas linhas paralelas, uma é o pique e a outra a "gruta", onde Ali Babá dorme, tendo ao lado o "tesouro".
Desenvolvimento: os ladrões avançam na ponta dos pés, aproximam-se em silêncio, roubam o "tesouro", Ali Babá acorda e corre em perseguição aos ladrões que fogem para o pique. Quem for pego é mantido em um "cativeiro", junto a Ali Babá.
Finalização: termina quando restar apenas um jogador, na próxima rodada este último é que será o Ali Babá.
Comentários (objetivos): habilidade de correr em grupo, de virar para correr (fugir), iniciativa, velocidade, ordem, honestidade, controle tônico e atenção.
Material: um lençol.
Formação: em círculo, todos sentados.
Desenvolvimento: um dos jogadores é escolhido aleatoriamente para sair da sala por alguns instantes. O resto do grupo permanece sentado. Um dos jogadores da roda é coberto com o lençol (é importante que não apareça nenhuma parte do corpo e que o jogador permaneça em silêncio). Logo o jogador que está do lado de fora da sala volta e deverá adivinhar qual colega foi coberto. Em outro momento dois participantes podem trocar de lugar ou até mesmo o grupo todo, dificultando para quem está adivinhando.
Finalização: os participantes podem discutir na roda a posição que estavam sentadas, quem estava de um lado, quem estava de outro e o que mudou (as trocas), ou quando houver diminuição do interesse pelo jogo.
Comentários (objetivos): percepção visual, memória, organização espacial e atenção.
Vai e Vem:
Material: nenhum
Formação: sentados no chão em círculo ; um aluno fora do círculo, em pé.
Desenvolvimento: o jogador que está fora do círculo correrá ao redor e baterá nas costas de um colega dizendo: "Vem" ou "Vai"; o colega que receber a batida deverá correr atrás dele se for dito "Vem", ou correr em sentido contrário se for dito "Vai", tentando ocupar novamente seu lugar no círculo. Quem ficar em pé continua a brincadeira batendo em outro colega e assim sucessivamente.
Finalização: quando diminuir o interesse do grupo pelo jogo.
Comentários (objetivos): desenvolver a agilidade e a organização espacial.
Pega-pega
Material: nenhum
Formação: jogadores dispostos num círculo em pé.
Desenvolvimento: a brincadeira se inicia com a escolha de quem vai ser pegador. Para proceder à escolha o coordenador usa as cores da roupa dos participantes como forma de seleção. Inicia com uma cor, exemplo a cor branca. Depois vai variando as cores, até que todos tenham participado da brincadeira. Definidos os grupos de "caçadores" e "fugitivos" aos poucos as variantes vão sendo desenvolvidas:
a. quem for pego vira estátua;
b. quem for pego vira estátua e pode ser salvo da posição através de um toque de outro colega que não foi pego;
c. criar áreas de refúgio (ferrolhos) onde não é permitido perseguir nem pegar;
d. criar posições corporais que sirvam de ferrolhos. EX: quem estiver de quatro não pode ser pego, etc.
Finalização: a brincadeira termina quando o interesse dos participantes acabar.
Comentários (objetivos): desenvolver a agilidade e a organização espacial e temporal.
Palavras em cadeia
Material: nenhum
Formação: serão formadas equipes de 4 ou mais pessoas.
Desenvolvimento: o jogo consiste em formar palavras, as quais deverão começar com a última letra da palavra precedente. Esta deverá ser dita em 10 segundos, contados pelo coordenador do jogo. As palavras podem ser limitadas à cidade, animais, nomes de pessoas, etc. Por exemplo, se for escolhido "nomes de cidades" o jogo se desenvolverá da seguinte maneira: o 1º participante da equipe que desafia dirá: São Paulo. Então o membro da equipe contrária responderá: Ourinhos, antes de completar 10 segundos. As perguntas deverão suceder-se de forma alternada, ganhando cada equipe um ponto sempre que acertar.
Finalização: a equipe que fizer mais pontos, será a vitoriosa.
Comentários (objetivos): raciocínio, atenção e fluência vocabular.
Desenhar um porcoMaterial: lápis e papéis.
Formação: participantes sentados em seus lugares, com papel e lápis.
Desenvolvimento: ao sinal do chefe, todos devem fechar os olhos e desenhar um porco no papel, não se esquecendo de pôr os olhos.
Finalização: ganha o jogador que fizer a representação mais exata do porco.
Comentários (objetivos): organização espacial, expressão gráfica da imagem.
AutógrafosMaterial: lápis e papel
Formação: participantes livremente dispostos.
Desenvolvimento: de posse de lápis e papel, cada participante deve, no tempo estabelecido pelo coordenador, obter o maior n.º de autógrafos dos presentes.
Finalização: obterá triunfo o participante que conseguir no tempo estabelecido o maior número de autógrafos.
Comentários (objetivos): refletir sobre as interações estabelecidas na busca dos autógrafos, onde a ênfase em obter (receber) assinaturas frequentemente suplanta o gesto de formar autógrafos (dar).
Corrida do nó
Material: lenços conforme o nº de equipes.
Formação: participantes divididos em equipes sentados nas cadeiras coluna. O 1º participante de cada equipe com um lenço grande amarrado entre o cotovelo e o ombro (braço esquerdo).
Desenvolvimento: ao sinal dado o jogador desamarrara o lenço com a mão direita vira para trás e amarra no braço esquerdo do seguinte. Assim segue até que o último desamarre o lenço e venha até a frente e amarre-o no braço do 1º.
Finalização: será vencedora a equipe que o 1º jogador levantar o braço esquerdo com o lenço amarrado.
Comentários (objetivos): atenção, rapidez, coordenação viso motora e organização espacial.
Que tal este potes decorados?
Além de coloridos e bonitos, são exemplo de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.
Podem ser usados em latas de leite ou garrafa pet.
Use e.v.a Seller para fazer o molde dos bichinhos.
Sugestão do Espaço da Criança. FAÇA LINDOS COFRES usando latas de leite em pó.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Projeto “Vivendo Valores ”
Projeto “Vivendo Valores na Escola”
Objetivos:
• Refletir os valores humanos na prática do dia a dia;
• Refletir sobre posturas mentais e atitudes de nosso comportamento;
• Solucionar problemas sociais de forma humana, coerente e equilibrada;
• Promover um clima de respeito e amizade entre todos na escola.
Desenvolvimento:
Será desenvolvido um valor humano por mês:
• Abril- Amor
• Maio- Limpeza
• Junho- Responsabilidade
• Agosto- Organização
• Setembro- Respeito
• Outubro- Paz
• Novembro- Cooperação
• Dezembro- União
Serão desenvolvidas atividades que despertem a reflexão de cada valor trabalhando através de construção de murais, poesias, músicas, leituras diversas, criação de frases pelas crianças, gincanas e pesquisas extra classe, redações abordando os temas.
Avaliação:
Será feita através da participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas, verificando-se os comportamentos e ou mudanças de relacionamento com o outro.
Interdisciplinaridade:
Todas as atividades serão trabalhadas de acordo com o projeto e objetivos específicos de cada disciplina, integrando-os de forma a se complementarem no decorrer do ano letivo.
Lúcia Margarete Rodrigues
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
SER FELIZ É UM OBJETIVO DE VIDA
SER FELIZ É UM OBJETIVO DE VIDA
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Entre o bem e o mal
Entre o bem e o mal
Entre o bem e o mal
Rosângela Trajano
Na vila onde eu morava havia pessoas do bem e pessoas do mal. As pessoas do bem
saíam para trabalhar todos os dias, as pessoas do mal roubavam coisas alheias. Eu
estava ali naquele mundo entre o bem e o mal. Tinha o direito de escolher qual lado da
rua gostaria de crescer.
Mas dentro de mim uma coisa repetia que o mal é uma negação ao bem. Aqueles que
viviam do lado do mal de alguma forma tinham negado o bem. E eu não queria negar o
bem dentro de mim, queria fazer coisas boas, tornar-me uma heroína do povo da minha
vila.
Entre o bem e o mal é preciso saber viver, porque o bem sempre exige mais da gente do
que o mal. Mas o mal que fazia parte dos meus vizinhos nunca despertou meu interesse
por ele. E isso eu agradeci sempre, pois pude fazer minha escolha sozinha.
1 – Exercícios para compreensão textual.
A – O que havia na vila onde a autora morava?
B – Entre o bem e o mal o que ela escolheu?
C – O que é o mal?
D - Como a autora fez sua escolha?
2 – O que é o bem para você?
3 – Por que o mal existe?4 – Por que algumas pessoas preferem viver do lado mal?
5 – Cite 5 coisas boas que o homem faz no Universo e 5 coisas más
Rosângela Trajano
Na vila onde eu morava havia pessoas do bem e pessoas do mal. As pessoas do bem
saíam para trabalhar todos os dias, as pessoas do mal roubavam coisas alheias. Eu
estava ali naquele mundo entre o bem e o mal. Tinha o direito de escolher qual lado da
rua gostaria de crescer.
Mas dentro de mim uma coisa repetia que o mal é uma negação ao bem. Aqueles que
viviam do lado do mal de alguma forma tinham negado o bem. E eu não queria negar o
bem dentro de mim, queria fazer coisas boas, tornar-me uma heroína do povo da minha
vila.
Entre o bem e o mal é preciso saber viver, porque o bem sempre exige mais da gente do
que o mal. Mas o mal que fazia parte dos meus vizinhos nunca despertou meu interesse
por ele. E isso eu agradeci sempre, pois pude fazer minha escolha sozinha.
1 – Exercícios para compreensão textual.
A – O que havia na vila onde a autora morava?
B – Entre o bem e o mal o que ela escolheu?
C – O que é o mal?
D - Como a autora fez sua escolha?
2 – O que é o bem para você?
3 – Por que o mal existe?4 – Por que algumas pessoas preferem viver do lado mal?
5 – Cite 5 coisas boas que o homem faz no Universo e 5 coisas más
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