Alguns têm usado a palavra “facilitador” para um novo tipo de professor, importando a palavra do inglês facilitator. Nós somos contra o uso desta palavra porque pode dar a idéia de que o professor é “o que facilita”, por causa da palavra “fácil” com que se relaciona. Em inglês, facilitator (Pronuncia-se [facilitéitor]) não tem essa conotação porque a palavra comum para fácil é easy (Pronuncia-se [ íhzi ], sendo o “h” colocado após o ”i” para indicar que a pronúncia do “i” é longa).
O ENTUSIASMO, E NÃO A ERUDIÇÃO, DEVE SER A QUALIDADE BÁSICA DO PROFESSOR.
O novo professor respeita os estilos de aprendizagem* dos alunos, procurando codificar as informações de modo a corresponder à maneira pela qual cada aluno aprende melhor.
Quando os dirigentes e o grande público compreenderem melhor o papel social do professor na busca do bem comum, serão eles os primeiros a reclamar para a área da educação uma situação tal que as necessidades individuais não venham extinguir as qualidades do coração e do intelecto, indispensáveis ao exercício do magistério. O conceito que se tem de “coração”, a idéia a que se chegou pela experiência e pelo estudo a respeito das implicações deste órgão, é a mesma a respeito de tudo aquilo que envolve o SAPE.
*Se o professor preparar suas sessões de aprendizagem acelerativa, ao mesmo tempo, para alunos visuais, auditivos e cinestésicos, levando em conta as exigências da especialização hemisférica cerebral de cada qual e a hierarquia dos apelos sápicos: dinheiro, prestígio (desejo de consideração), amor e saúde estará codificando o conteúdo de modo abranger os vários estilos de aprendizagem. Nosso livro Acelere Sua Aprendizagem - Inventário para o Autoconhecimento – / trata deste assunto, com inventários para descobrir o estilo de aprendizagem visando ao melhor rendimento intelectual.
Assim como a escola tradicional morreu, embora seu fantasma insista em conduzir a aprendizagem, também morreu o “mestre”, que baseava seu estilo nos pilares que mantinham de pé aquele tipo de escola, ou seja;
- constrangimento (castigo e recompensa)
- aulas passivas;
- a criança como um ser inferior ao adulto;
- a ênfase no saber do momento, em detrimento da mobilização das capacidades como elemento de auto-realização;
- a crença no fato errado do que preparava o aluno para a vida (embora o aluno já estivesse vivendo), obrigando-o a aprender muitos conhecimentos, na mera suposição de que um dia ele poderia precisar deles;
- a crença de que inteligência e criatividade não se aprendiam.
Felizmente, o novo professor está surgindo e é a ele que dedicamos este artigo. Eis aqui a VALORIZAÇÃO do magistério.
Temas para Reflexão:
* Num retrospecto de sua vida, verifique quais os professores que mais o impressionaram e por quê.
* À luz dos novos conhecimentos sobre o cérebro*, como Você descreve o novo professor? - Que pontos denunciam que a escola tradicional morreu?
* Os professores logo observam que, às vezes, os alunos não aprendem porque têm problemas que não se resolvem com a repetição da matéria em programas da chamada “recuperação”. Ver, sobre este assunto, nosso trabalho sobre “O Genoma da Inteligência”.** da inteligência precisam ser fortalecidos.
*A “recuperação” não deve se restringir à mera repetição do que foi ensinado antes. Temos que nos reportar à educação anterior, à atenção, à concentração e à capacidade de estabelecer relações e do querer aprender; enfim, temos de chegar aos fatores que compõem a inteligência, desvendando o código do intelecto. Temos de verificar que programação anterior está prejudicando o aprendizado de matérias específicas e que fatores específicos* As causas dos chamados distúrbios de aprendizagem podem ser classificadas em vários grupos: causas orgânicas, causas de programação negativa, causas de lateralidade cerebral contrariada, causas de uso errado de apelos sápicos*** (motivação), causas provenientes de fatores da inteligência que precisam maior desenvolvimento.
* Ver o livro O Cérebro do Cérebro; A Chave dos Segredos do Ser Humano, do mesmo autor.
** Ver nosso livro A Revolução do Neurônio.
*** “Sápico” é um neologismo que significa “relativo ao SAPE”. “Apelos sápicos” são mensagens que vão atingir o centro que gera ação (motivação), entusiasmo, vontade de conseguir resultados.
** Ver nosso livro A Revolução do Neurônio.
*** “Sápico” é um neologismo que significa “relativo ao SAPE”. “Apelos sápicos” são mensagens que vão atingir o centro que gera ação (motivação), entusiasmo, vontade de conseguir resultados.
Artigo extraído dos livros do Professor Luiz Machado, Ph.D.
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor da Emotologia
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor da Emotologia
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