INTRODUÇÃO
Ter quatro ou cinco anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um “morcego” nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente… e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.
Justificativa
Tendo em vista os diagnósticos realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.
Objetivo Geral
Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita.
1. Formação Pessoal e Social
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.
1.Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios
· Adaptação , Identidade , Autonomia , Identificação , Interação
· Nome ,Socialização ,Cuidados Pessoais , Imagem
· Respeito e diversidade
Procedimentos
· Participar de brincadeiras de escolha;
· Compartilhar a história individual da vida de cada um e de seu nome;
· Ouvir o outro;
· Adquirir habilidades sociais;
· Realizar atividades com independência;
· Participar de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.
· Reconhecer o corpo e suas características;
· Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;
· Vivenciar situações de higiene e boa alimentação.
· Participar e interessar-se por situações que envolve a relação com o outro;
· Respeitar as regras simples do convívio social;
· Participar de brincadeiras diversas;
· Realizar ações de cuidados pessoais com e sem auxílio.
Atitudes, Normas e Valores
· Familiarização com professores, colegas e escola;
· Reconhecimento e valorização dos espaços da escola;
· Valorização de ações de cooperação e solidariedade compartilhando convivências;
· Respeito consigo mesmo e com o outro;
· Auto-estima;
· Organização do tempo;
· Imagem positiva de si;
· Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;
· Valorização da limpeza e aparência pessoal;
· Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
· Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;
· Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
· Realizar ações de forma independente.
Atividades
· Roda da conversa; Passeio pela escola;
· Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
· Pesquisas;
· Rotina;
· Cantigas de roda;
· Histórias;
· Calendário;
· Confecção de crachás;
· Jogos com o nome;
· Uso do espelho;
· Jogos e brincadeiras com regras;
· Passeio pela escola;
· Guardar materiais;
· Organizar a sala.
1.2. Ações de Enriquecimento Curricular
· Fazer roda da conversa e de combinados;
· Elaborar crachás e jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome;
· Propor a pesquisa da história do nome para ser consciente de sua história;
· Proporcionar situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites;
· Propor atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
· Elaborar etiquetas para identificar materiais individuais;
· Utilização do espelho para reconhecimento do próprio corpo;
· Propor situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e descobertas;
· Orientar as crianças quanto a higiene pessoal;
· Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
· Oferecer situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal e social;
· Incentivar a livre iniciativa das crianças;
· Proporcionar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
· Incentivar a participação das crianças nas diversas atividades de rotina;
· Sugerir atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
· Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
· Valorizar mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.
1.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
2. Movimento
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos:
Que as crianças adquiram expressão própria pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade ,resistência e flexibilidade).
2.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
· Expressividade
· Desenvolvimento pessoal
· Atividades rítmicas
· Equilíbrio e coordenação
· Jogos
· Brincadeiras
Procedimentos :
Dominar o próprio corpo;
· Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
· Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus elementos;
· Desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
· Improvisar e criar seqüências de movimentos;
· Comunicar-se através de gestos e movimentos;
· Perceber a mudança do ritmo, a resistência do próprio corpo durante a movimentação;
· Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral;
· Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem;
· Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;
· Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;
· Conhecer e controlar o próprio corpo;
· Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;
· Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;
· Discutir jogos coletivos com regras;
· Participar de brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo presente no cotidiano.
Atitudes, Normas e Valores
· Desenvolvimento corporal harmônico;
· Reconhecimento da capacidade e da possibilidade individual;
· Apropriação da cultura corporal;
· Percepção do próprio desenvolvimento físico;
· Reconhecimento do corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos
· Liberdade para expressar-se;
· Valorização e apreciação das manifestações expressivas;
· Interação e respeito com o grupo;
· Utilização do próprio corpo como meio de comunicação e expressão;
· Criatividade;
· Percepção e identificação de diferentes ritmos;
· Combinação de movimentos;
· Coordenação Psicomotora
· Integração com o mundo;
· Expressão livre respeitando o espaço e o grupo;
· Valorização e respeito às diferenças individuais;
· Participação autônoma em atividades de lazer;
· Valorização das conquistas pessoais;
· Respeito às regras dos jogos, não discriminando os colegas;
· Valorização e desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do grupo;
· Valorização das atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais.
Atividades
· Escolha livre de brinquedo;
· Imitação;
· Brincadeiras com bola;
· Estátua;
· Cordas;
· Expressão corporal através do som de música;
· Brincadeiras de perseguir, procurar e pegar;
· Brincadeiras cantadas;
· Brincadeiras de roda;
· Mímica;
· Fórmulas de escolhas;
· Jogos de Faz-de-conta;
· Jogos de representações;
· Jogos de adivinhas;
· Danças;
· Jogos de agilidade, destreza e força;
· Recreação;
· Jogos com brinquedos construídos;
· Jogos com adivinhas;
· Jogos de atirar;
· Atividades rítmicas;
· Jogos de correr e pular;
· Dança;
· Teatro.
2.2. Ações de Enriquecimento Curricular
· Proporcionar momentos onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular, saltar, brincar, etc.
· Sugerir aos alunos situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.
· Propor diversos movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e outras práticas sociais.
· Organizar gincanas, circuitos desafiadores, para que haja interação entre os próprios colegas da sala, e as outras crianças de outras salas.
· Propor atividades de imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções.
· Fazer o uso de diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de equilíbrio e coordenação.
· Pesquisar diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às crianças;
· Utilizar atividades lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil;
· Propor atividades que favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da auto-estima e autoconfiança.
· Desenvolver atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas;
· Trabalhar com jogos e atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos e movimentos
Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
3. Música
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos:
Que as crianças adquiram expressão própria no canto, desenvolvam a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
3.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
· Apreciação musical
· Fazer musical
Procedimentos
· Ouvir obras de diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;
· Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
· Criar músicas e rimas em jogos cantados;
· Escutar atentamente;
· Descobrir possibilidades sonoras com todo material acessível;
· Expressar-se através da música;
· Desenvolver memória musical;
· Descobrir vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);
· Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
· Expressar-se através da música e conhecer diferentes sons;
· Apreciar som e silêncio.
Atitudes, Normas e Valores
· Interesse por vários estilos musicais;
· Gosto e atenção em ouvir música;
· Escuta atenta;
· Criatividade musical;
· Expressão própria no canto;
· Discriminação de som, ritmo, espaço, tempo, harmonia;
· Acuidade auditiva;
· Exploração do som e suas qualidades (altura, duração);
· Interação e participação no grupo;
· Gosto e atenção em ouvir, cantar e criar músicas;
· Exploração do som e suas qualidades;
Atividades
· Cantigas de roda;
· Ouvir Clássicos;
· Ouvir e dançar com MPB;
· Brincar com cantigas folclóricas;
· Apreciar o estilo Sertanejo;
· Fazer pseudoleitura das letras de música;
· Brincar com rimas e cantigas inventadas;
· Acompanhamento de canções;
· Dramatizações espontâneas;
· Danças livres ao som de música;
· Canções de folclore;
· Brinquedos de roda;
· Brinquedos cantados;
· Coral;
· Criar rimas;
· Imitar sons;
· Ouvir músicas Gospel
· Compor pequenas canções;
· Interpretar de canções.
3.2. Ações de Enriquecimento Curricular
· Propor roda de música onde a criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu grupo;
· Trabalhar músicas de diferentes gêneros;
· Criar momentos em que se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas;
· Oferecer-lhe música que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo tempo.
· Trabalhar com danças folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa cultura;
· Montar e ensaiar um coral na escola.
· Criar projetos de trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo, coral, rodas cantadas, escuta de diversas músicas;
· Apresentar repertório musical que abrange música erudita, popular e folclórica de diferentes épocas e culturas.
3.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
4. Artes Visuais
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
4.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios
· O fazer artístico
· Apreciação
· Reflexão
· Apreciação
Procedimentos
· Observar e reproduzir fotos e paisagens;
· Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
· Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);
· Explorar espaços variados;
· Expressar-se livremente;
· Desenhar espontaneamente;
· Expressar vivências;
· Criar desenhos e expressões;
· Utilizar os elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.);
· Dominar técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
· Reconhecer e expressar-se usando formas geométricas;
· Adquirir hábitos de observação, limpeza e ordem;
· Interessar-se pelas próprias produções;
· Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas;
· Representar através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;
· Conhecer diferentes produções artísticas;
· Apreciar suas produções e a dos colegas;
· Organizar e cuidar do espaço físico da sala;
· Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);
· Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer artístico;
· Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida;
· Valorizar e apreciar a produção de arte em geral.
Atitudes, Normas e Valores
· Forma pessoal de expressão;
· Criatividade;
· Observação e atenção;
· Concentração no trabalho;
· Valorização da própria produção e da produção dos outros;
· Organização e cuidado com materiais;
· Cooperação e iniciativa;
· Valorização da produção de arte em geral;
· Respeito pelas diferenças individuais e habilidades de cada um;
· Respeito pelo próprio trabalho e pelos dos outros;
· Interesse por apreciar obras de arte presentes na sociedade;
· Conhecimento da diversidade de produções;
· Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
· Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
· Observação dos elementos constituintes da linguagem visual;
· Apreciação e leitura de obras de arte a partir da observação, da narração, discriminação e interpretação de imagens e objetos.
Atividades
· Desenhar;
· Pintar;
· Construir com sucata;
· Modelar;
· Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenho;
· Recortes e colagem;
· Desenho de interferência;
· Jogos de construção;
· Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
· Impressão;
· Reprodução de desenho;
· Desenho de observação;
· Desenho de interferência;
· Desenhar a partir de uma interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
· Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
· Apreciação de obras de arte diversas.
4.2. Ações de Enriquecimento Curricular
· Oferecer oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;
· Proporcionar contato, uso e exploração de diferentes materiais;
· Criar possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;
· Intervir na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
· Trabalhar com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes).
4.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
5. Linguagem Oral e Escrita
5.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e PrincípiosLinguagem oral
· Diálogo , Argumentação
Linguagem escrita
· Escrita como representação da fala
· Organização na escrita do nome
· Reescrita a partir de suas hipóteses
· Produção e interpretação de pequenos textos
· Função social da escrita
Procedimentos
· Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
· Conhecer e produzir pequenos textos, oralmente;
· Ouvir histórias;
· Usar o diálogo para resolver conflitos;
· Participar da elaboração das regras do grupo;
· Ouvir com atenção;
· Pronunciar as palavras com clareza;
· Reconhecer o nome;
· Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em situações cotidianas;
· Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções;
· Ouvir, comentar, reconhecer e recontar histórias;
· Defender seu ponto de vista respeitando os demais;
· Usar corretamente a língua;
· Preparar a fala para uma exposição oral;
· Participar em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
· Saber escrever o próprio nome;
· Reconhecer as letras do alfabeto;
· Conhecer os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;
· Levantar hipóteses sobre o tema a partir do título;
· Selecionar material para ler;
· Compreender o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
· Produzir textos mesmo que não convencionalmente;
· Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
· Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
· Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens;
· Explorar diferentes tipos de textos;
· Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
Atitudes, Normas e Valores
· Percepção e reconhecimento da função social da comunicação;
· Respeito diante das colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
· Enriquecimento do vocabulário;
· Preocupação em ser entendido e entender os outros;
· Reconhecimento do próprio nome.
· Escrita atenta;
· Facilidade de expressão;
· Clareza de dicção;
· Compreensão dos diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;
· Preocupação em ser entendido e entender os outros;
· Valorizar a leitura;
· Valorização da escrita como forma de registro;
· Manuseio, com cuidado, de livros e materiais escritos;
· Gosto pela leitura.
· Interesse por ler e ouvir a leitura;
· Zelo com os livros e materiais;
· Respeito pela produção própria e alheia;
· Curiosidade e interesse pela escrita;
· Exigência de qualidade em suas próprias produções de texto;
· Interesse por escrever;
· Reconhecimento da função social da escrita;
· Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Não ter medo de colocar suas hipóteses e suposições;
· Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
Atividades
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de histórias;
- Leitura do nome;
Jogos com nome;
- Memória;
- Dominó.
· Crachá;
- Leitura de Histórias;
- Caça-palavras;
- Cantinho da leitura;
- Palavras-cruzadas;
- Bingo de letras e palavras;
- Alfabeto Móvel;
- Quebra-cabeça.
- Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora;
- Transmissão de recados;
- Leitura de textos diversos;
- Mímica e gestos;
- Leitura do nome;
- Produção de pequenos textos;
- Palavra cruzada;
- Texto com lacunas para completar;
- Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);
- Entrevistas;
- Pesquisas;
- Atividade de escrita de diferentes textos;
- Jogos de escrita;
· Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas, etc.).
5.2. Ações de Enriquecimento Curricular
· Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências;
· Proporcionar a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
· Criar um clima de segurança, respeito e afeto;
· Propor jogos onde se nomeiam letras;
· Criar situações em que seja necessário a escrita do nome;
· Escutar a criança, dar atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;
· Dar significado a fala da criança;
· Ajudar as crianças a explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas;
· Desenvolver a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e coletivas e que tenham significados ( poesias, parlendas, músicas, etc.);
· Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
· Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real;
· Trabalhar a leitura de muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta, silenciosamente, etc;
· Propor e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas;
· Estimular os alunos a escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com objetivos definidos;
· Propor que os alunos reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de conversas sobre a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando palavras, cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.
5.3. Procedimentos de AvaliaçãoA avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
6. Natureza e Sociedade
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
6.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios
· Esquema corporal
· Órgão dos sentidos
· Os lugares e as paisagens
· Meio Ambiente
· Fenômenos da Natureza
· Meio de comunicação
· Meio de transporte
· Tipos de moradia
· Modo de ser, viver e trabalhar
· Saúde
· Plantas
· Seres vivos
Procedimentos
· Ter conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
· Utilizar os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo;
· Construir conhecimentos através do contato com a natureza;
· Perceber que as idéias físicas e naturais não dependem da vontade do homem;
· Perceber, compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
· Reconhecer as modificações feitas pelo homem;
· Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
· Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
· Valorizar atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
· Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, etc.);
· Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
· Conhecer as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de visitas e registros;
· Reconhecer relações de mudanças e permanência dos costumes;
· Pesquisar e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;
· Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
· Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde;
· Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas;
· Identificar os seres vivos;
· Conhecer os modos de ser , viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atitudes, Normas e Valores
· Respeito e cuidado com o próprio corpo;
· Conhecimento do nome de cada parte do corpo, seu uso e utilidade;
· Interesse espontâneo em relação a natureza;
· Utilização dos conhecimentos obtidos em contato com a natureza;
· Observação da paisagem local;
· Conservação do meio ambiente e dos espaços individuais e coletivos;
· Conscientização sobre a importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar larvas do mosquito da dengue;
· Observação e compreensão dos fenômenos naturais;
· Valorização dos recursos naturais;
· Valorização e atitude crítica em relação aos recursos tecnológicos;
· Respeito aos diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais;
· Valorização do patrimônio social, cultural e natural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
· Valorização evitando atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;
· Leitura e interpretação de registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);
· Formulação de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
· Identificação de alguns papéis sociais;
· Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Atividades
· Roda de perguntas;
· Espelho;
· Quadrinhas;
· Recorte e colagem;
· Interferência;
· Pintura;
· Histórias;
· Pesquisas;
· Experiências;
· Cartazes informativos ( uso e confecção);
· Atividades em grupo e individuais;
· Leitura, escrita, desenho e coletas de dados;
· Busca e divulgação sobre a Dengue;
· Brincadeiras;
· Música;
· Filmes;
· Passeios;
· Conversas;
· Jogos;
· Atividade de observação.
6.2. Ações de Enriquecimento Curricular
· Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
· Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
· Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
· Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;
· Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
· Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
· Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
· Proporcionar atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
· Propiciar o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola, etc.);
· Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
· Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;
· Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;
· Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
6.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
7. Matemática
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
7.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios
· Escrita numérica
· Seqüência numérica
· Número e quantidade
· Seriação
· Simbolização
· Espaço e forma
· Grandezas e medidas
· Classificação e ordenação
· Situação-problema
· Cálculo mental
Procedimentos
· Associar símbolos às quantidades correspondentes;
· Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
· Seriar diferentes materiais;
· Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
· Fazer comparações entre números e quantidades;
· Ler, escrever, comparar e ordenar números;
· Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
· Manipular os elementos do seu ambiente;
· Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc.
· Relacionar tamanhos, formas e medidas;
· Resolver situações-problemas;
· Observar formas geométricas;
· Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica;
· Separar e generalizar materiais diversos;
· Colecionar materiais de acordo o interesse do grupo;
· Analisar e avaliar as suas conquistas;
· Seriar, comparar e verbalizar números e quantidades;
· Saber tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
· Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
· Comparar as distâncias, medidas e tamanho;
· Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
· Registrar números em diferentes situações;
· Manusear cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
· Ter confiança em suas próprias estratégias;
· Comparar receitas (culinária, tintas, etc.);
· Comparação de escritas numéricas.
Atitudes, Normas e Valores
· Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca;
· Capacidade de identificar e comparar quantidades e números;
· Valorização de trocas de experiências a partir de situações reais;
· Desenvolvimento de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
· Desenvolvimento da notação numérica;
· Observação do espaço em que vive;
· Curiosidade;
· Observação e uso dos números em seus diferentes contextos;
· Segurança na resolução e formulação de hipóteses em desafios;
· Identificação de diferentes materiais sobre o mesmo assunto;
· Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos;
· Compreensão e uso de diferentes instrumentos de medida;
· Uso da linguagem matemática;
· Exploração e identificação de propriedades geométricas;
· Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
· Análise e avaliação de suas conquistas.
Atividades
· Observar números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);
· Bingo e ditado de números;
· Trabalho com sequência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico, calendário;
· Músicas;
· Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);
· Jornais de mercado;
· Jogos de encaixe; Jogos numéricos;
· Uso do calendário;
· Pesquisa; Jogos de Faz-de-conta; Histórias;
· Exploração de numerais em diferentes materiais;
· Músicas;
· Registro de jogos (posição, pontuação);
· Listas; Modelagem;
· Recorte e colagem;
· Observar e explorar o ambiente que o cerca;
· Manipular os elementos do seu ambiente;
· Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
· Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;
· Jogos de contagem;
· Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.
· Ditado de números;
· Bingo; Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;
· Jogos variados; Participar do feitiu e registro de receitas.
7.2. Ações de Enriquecimento Curricular
· Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;
· Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
· Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;
· Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
· Propor dramatizações de situações-problema;
· Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
· Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;
· Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
· Propor momentos com oficinas de jogos;
· Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
· Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
· Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
· Aproveitar situações reais para propor novos desafios;
· Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
7.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
BIBLIOGRAFIA
A CONSTRUÇÃO DO REAL NA CRIANÇA , Jean Piaget, 392 , págs., Ed. Ática
OS FAZERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Maria Rosseti e outros, 208 págs., Ed. Cortez.
MANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL , Anna Bondioli e Suzanna Mantovani, 356 págs., Ed. Artmede.
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