Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Diretoria de Ensino
Resgatando os Valores Cívicos na Escola
Coordenação
Geral : Valdinere Alves
Secretária
de Educação; Maria Rozivânia
Cortês-2018
PRINCIPAIS DATAS
COMEMORATIVAS
DATAS
|
ATIVIDADES
|
07/09
|
Conscientizar os alunos da importância de
vivenciarmos a semana da pátria fazendo com que ela possa ficar mais animada,
cante com seus alunos, além dos hinos cívicos, canções que enaltecem nossa
Pátria. Estas músicas podem ajudar a autoestima. Durante a semana, cantar o
hino nacional o de Pernambuco e o hino do município. Poderão utilizar os
hinos para trabalhar a gramática e fazer as interpretações.
É preciso trabalharmos a semana da pátria com
nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e
políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do
nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim
de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
A Independência do Brasil: Socializar junto aos alunos que a Independência do
Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o
fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Este ano
estamos comemorando 196 anos.
|
21/09
|
Dia da Árvore: Esclarecer junto aos alunos que a
Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra
aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos)
pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser
mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde
a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sensibilizar os alunos para o assunto
desmatamento; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a
dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente
|
23/09
|
Início da
primavera: Conscientizar os alunos que a primavera é uma das estações do ano
que mais chama atenção em nossa região, pois, o ambiente fica mais colorido
pela diversidade de flores e animais que a elas atraem, é pensando nisso, que
aproveitamos a bela estação das flores para o estudo com essa temática a
valorização do meio ambiente e importância da preservação.
|
24 a 28
|
Semana das Avaliações da
III Unidade
|
25/09
|
Dia Nacional do Trânsito: Relatar para os alunos
que: A princípio, a lei trouxe ótimos resultados, mas com o passar dos anos
surgiram novas necessidades, pois as pessoas passaram a desrespeitar as
regras, além do aumento do número de veículos em circulação. Todos os dias podemos ver na televisão notícias de
acidentes de trânsito, com pessoas feridas ou mortas. Isso é muito triste,
mas faz parte da realidade do nosso país.
|
De acordo com o combinado trabalhar
os descritores
Mês de Setembro : 2º Ano
Língua Portuguesa
·
D10
Ler palavras formadas por sílabas canônicas
·
D11
Ler palavras formadas por sílabas não canônicas
·
D12
Ler frases
Mês de Setembro :
Matemática
·
D12
Comparar e/ou ordenar números naturais
·
D13
Reconhecer números ordinais ou indicadores de posição
·
D14
Calcular o resultado da adição ou subtração de números naturais
De acordo com o combinado trabalhar
os descritores
Mês de Setembro : 5º Ano
Língua Portuguesa
·
D18
Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos
coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições)
·
D21
Reconhecer o conflito gerador do enredo e os elementos de uma narrativa
Matemática :
TEMA III. Números e
operações/álgebra e funções
·
D13 Reconhecer e utilizar
características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e
trocas na base 10 e princípio do valor posicional
·
D14 Identificar a localização de números
naturais na reta numérica
·
D15 Reconhecer a decomposição de números
naturais nas suas diversas ordens
·
D16 Calcular o resultado de uma adição
ou subtração de números naturais
·
D17 Calcular o resultado de uma
multiplicação ou divisão de números naturais
De acordo com o combinado trabalhar
os descritores
Mês de Setembro : 9º ano
Língua Portuguesa
·
D16
Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto
·
D17
Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por
locuções adverbiais ou advérbios
·
D18
Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos
coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições)
Matemática :
Tema
II : grandezas e medidas
·
D12
Resolver problema envolvendo o perímetro de figuras planas
·
D13
Resolver problema envolvendo área de figuras planas
·
D14
Resolver problema envolvendo noções de volume
·
D15
Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida
SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA - ENSINO
FUNDAMENTAL
HINO NACIONAL
(EXPLICAÇÃO)
O Hino
Nacional Brasileiro é um dos símbolos de nossa pátria, é uma poesia em forma de
música que representa o nosso país. A
letra do Hino Nacional Brasileiro é de Joaquim Osório Duque Estrada, e a
musica, de Francisco Manuel da Silva.Nosso Hino começa fazendo-nos lembrar de
quando Don Pedro I declarou, com um famoso grito, a independência do Brasil, no
dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo.A
segunda estrofe conta-nos que mesmo depois de declarada nossa independência,
tropas portuguesas ainda tentaram fazer com que fosse restabelecido o antigo
regime Colonial. Mas, as forças brasileiras derrotaram as portuguesas com braço
forte.
A
terceira estrofe comenta que nossa pátria deve ser amada e idolatrada por todos
os brasileiros.Na quarta estrofe o Brasil é belo, é forte, repleto de riquezas
naturais então sendo comparado ao tamanho do nosso território.Na quinta e sexta
estrofes, o nosso país é considerado uma jóia brilhante e preciosa por causa de
nossas matas e florestas.Na sétima estrofe, as cores verde e amarelo significam
paz no futuro e glória no passado.Na oitava estrofe, o uso da força é usada
para que façam justiça e a clava é uma espécie e arma antiga.
TEMA:
HINO NACIONAL BRASILEIRO.
OBJETIVOS GERAIS
Com esta proposta, os alunos terão oportunidade para:
Conhecer e compreender o significado do Hino Nacional Brasileiro;
Desenvolver amor e respeito pela sua pátria;
Explicar ao educando que país é esse, e quais os deveres como brasileiros;
O que é amar a terra em que nascemos.
GEOGRAFIA, CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
HINO NACIONAL BRASILEIRO.
OBJETIVOS GERAIS
Com esta proposta, os alunos terão oportunidade para:
Conhecer e compreender o significado do Hino Nacional Brasileiro;
Desenvolver amor e respeito pela sua pátria;
Explicar ao educando que país é esse, e quais os deveres como brasileiros;
O que é amar a terra em que nascemos.
GEOGRAFIA, CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
O
Estado brasileiro; Como vive a maioria dos Pernambucanos , hoje no Brasil?;
Como
vive a população brasileira habitante da Região Nordeste ? (destaque de em
aspectos ambientais e socioeconômicos);
Como
você vê a saúde, hoje no Brasil?;
O
que aconteceu no dia 7 de setembro; A figura de D. Pedro I;
O
grito da Independência; A vida no Brasil antes e depois da Independência;
A
conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística,
tabelas, porcentagens);
Como
era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução
do Eleitorado Brasileiro;
O
Eleitorado nas Regiões na Última Década;
Crescimento
do Número de Eleitores nos Estados; Crescimento demográfico no Estado de
Pernambuco
Trabalhar
o momento histórico da construção do Hino;
Despertar o uso da cidadania;
Proporcionar nacionalismo, patriotismo, convidando os alunos a apresentarem alternativas para que o povo brasileiro valorize a sua identidade de cidadão.
O que é Pátria?
Despertar o uso da cidadania;
Proporcionar nacionalismo, patriotismo, convidando os alunos a apresentarem alternativas para que o povo brasileiro valorize a sua identidade de cidadão.
O que é Pátria?
O que é ser patriota, hoje no Brasil?
O que é ser Cidadão brasileiro?;
Cidadania - como colocá-la em prática?
O que é ser cidadão brasileiro?
O que é civismo?
A importância do voto;
Exemplos
históricos de patriotismo no Brasil
Língua
Portuguesa
Ler o Hino Nacional Brasileiro em ordem direta para uma melhor compreensão;
Elaboração de um glossário com as palavras desconhecidas do Hino Nacional;
Criação de uma paródia;
Fazer a leitura do Hino, selecionar palavras, frases e termos desconhecidos, propondo pesquisas no dicionário dessas palavras;
Produção de poesias;
Coro falado; Interpretação de
músicas sobre o Brasil;
Interpretação de textos; Palavras
cruzadas; Caça-palavras;
Artes e Educação Física
Aprender a cantar o Hino Nacional
Brasileiro;
Pesquisar e comparar músicas que retratem o Brasil atual.
Pesquisar e comparar músicas que retratem o Brasil atual.
Os símbolos Nacionais; Hino Nacional;
A
tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas:
(Raiz que fala desta terra produtiva (Brasil), (Meu país de Zezé de Camargo e
Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari Barroso) Música -
Ivete Sangalo (Música País tropical);
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
- Vídeo
,Músicas ,Pesquisa ,Discussão, Leitura de texto , Trabalho de Grupos
- Produção
de textos ,Produção de Mural ,Apresentação das Ações
FONTE:
Santos
,Valdinere Alves
O modo
mais eficaz de seres útil à tua pátria é educares o teu filho.
A letra do HINO NACIONAL parece muito distante da realidade dos alunos. Mesmo aqueles que conseguem cantá-lo, não sabem muito sobre o significado da letra.Um projeto que iniciei ano passado foi o de primeiro trabalhar a letra do Hino, conhecendo os significados das palavras pouco conhecidas ou em desuso. Desta maneira, além do uso do dicionário, pode-se trabalhar gramática, como a questão do uso do sujeito.Dependendo da série, pode-se apresentar uma atividade com grau maior de dificuldade. Para o 6º ano ao 9º ano o uso de dicionário é uma ótima atividade, além de conhecer as palavras do HINO, saber usar o dicionário é fundamental para qualquer matéria.
HINO NACIONAL - sugestão de
atividade
1ª ETAPA
Distribuir
uma cópia do Hino Nacional para cada aluno (ou dupla) ou pedir que eles copiem
do livro didático ou apostila caso tenham;
Solicitar
que sublinhem as palavras que não conhecem, o significado e fazer uma lista no
caderno;
Solicitar
que procurem no dicionário, e escrevam no caderno, lembrando que o
dicionário apresenta várias definições para um mesmo verbete,
devem escolher aquele que mais se aproxima do sentido na frase;
Trocar
a s palavra sublinhada no HINO por seus significados;
Fazer
a leitura do hino, verificando se assim ficou mais claro o entendimento e
responder as questões abaixo:
Atividade
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de
um povo heróico?
2. Explique porque "A liberdade brilhou no céu da pátria".
3.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política ( ) a liberdade econômica ( ) a liberdade intelectual
4. Nossa liberdade foi conseguida: ( ) facilmente ( ) com luta ( ) através de acordos
5. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior.
6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais
amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o
poeta?
7. O que significa a expressão “Florão da América” ?
8. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país.
9. A que igualdade o autor se refere?
10. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
11. O que o Hino Nacional brasileiro representa para você?
Produção de Texto:
b.
Que sentimentos o brasileiro tem hoje, com relação à pátria e aos símbolos que
a representam (Hino, bandeira)?
c. Que
valores, atitudes, símbolos, etc. representam , caracterizam a identidade
nacional atualmente?
d.
O hino nacional está de acordo com a realidade do nosso país? Por quê?
e.
O que deveria mudar? O hino ou os valores, atitudes do povo?
GLOSSÁRIO
Brado: Grito
Retumbante: som que se espalha com barulho Fúlgido: que brilha, cintilante Penhor: garantia Idolatrada: Cultuada, amada Vívido: intenso Formoso: lindo, belo Límpido: puro, que não está poluído Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul Resplandece: que brilha, iluminada Impávido: corajoso |
Colosso: grande
Espelha: reflete Gentil: Generoso, acolhedor Fulguras: Brilhas, desponta com importância Florão: flor de ouro Garrida: Florida, enfeitada com flores Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo Lábaro: bandeira Ostentas: Mostras com orgulho Flâmula: Bandeira Clava: arma primitiva de guerra, tacape |
O que o Hino representa:
Já
sabemos que o hino busca mostrar a soberania, a identidade, a história, os
valores, as riquezas de um país. Mas o que isso significa isso? Vamos fazer
essa reflexão respondendo às seguintes questões: (Oralmente)
a. O Hino é um símbolo de um país, mas o que é um
país?
b. Quem constrói a história, a cultura, os valores, a
identidade de uma nação?
c. Que valores, atitudes, símbolos, etc. representam a
identidade do povo brasileiro?
d
. Os valores que caracterizam o povo são o pilar
sobre o qual a nação é construída. O Brasil está sendo construído sobre pilares
sólidos? Por quê?
Compreendendo
o Hino: Vamos refletir sobre o que diz nosso Hino e
entender que identidade nacional é representada nele.
a)Escrever cada estrofe
do hino em uma folha de papel. Entregar uma estrofe para cada grupo que deverá
interpretar e escrever na folha o que entenderam que aqueles versos quiseram
dizer. Entregar as interpretações para o professor que irá ler e comentar junto
com os alunos para verificar se a interpretação está adequada.
b.Cada grupo irá reescrever sua estrofe
do hino, fazendo uma versão simplificada, ou seja, com linguagem contemporânea
e mais informal buscando explicar o significado de tais versos com base nas
interpretações e reflexões feitas. Anotar o rascunho no caderno e pedir a
correção do professor. Cada grupo irá escrever seus versos em uma folha sulfite
e ilustrá-la para anexar ao mural que a turma construirá posteriormente.
Reflexão sobre o significado do hino:
(Debate – mesas em círculo)
Após termos compreendido a letra do
nosso Hino, e sabendo que sendo um símbolo nacional ele tem o objetivo de
representar a identidade, a história, os valores, as riquezas, da nossa nação;
vamos refletir: (Oralmente)
a. Que
riquezas do Brasil são representadas no hino?
b. Como
é o nosso povo, a nossa gente, segundo a letra do nosso Hino?
c. Segundo
o Hino Nacional que tipo de país é o Brasil?
d. Você
acha que nosso Hino está de acordo com a realidade do nosso país? Por quê?
e. O
que você acha que deveria mudar: a letra do Hino ou a postura, os valores do
povo? Por quê?
Atividades lingüísticas* explorar
a letra do hino nacional brasileiro, interpretando-a e compreendendo o seu
verdadeiro sentido.
Metodologia:
·
Discutir com os
alunos sobre o que é hino, e em seguida o que é hino nacional brasileiro,
verificando no dicionário e registrando.
·
Questionar os
alunos sobre a compreensão da letra do hino, propondo um trabalho coletivo de
“tradução” e entendimento do hino nacional brasileiro.
·
Apresentar a letra
do hino com algumas lacunas, em que os alunos deverão
preenchê-las com sinônimos encontrados no dicionário, sem modificar o sentido
original do hino.
·
Cantar o hino
nacional brasileiro identificando os possíveis
erros cantados pelos brasileiros que não conhecem a letra .e fazer um estudo gramatical, de acordo com a série, em forma de
revisão.
·
Formar grupos para
que os alunos possam expressar seus conhecimentos e sentimentos com relação ao
hino de sua pátria, permitindo que representem cada estrofe com desenhos ou com
recorte e colagem; que criem histórias em quadrinhos relacionadas ao hino; que
elaborem dicas ou charges para conscientizar os cidadãos da forma correta
de se cantar o hino e a postura que devemos ter.
HINO DE
PERNAMBUCO
Música: Nicolino
Milano
Letra: Oscar Brando da Rocha
Coração do Brasil, em teu seio
Corre o sangue de heróis rubro veio Que há de sempre o valor traduzir És a fonte da vida e da história Desse povo coberto de glória, O primeiro, talvez, do porvir (estribilho) Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! Esses montes e vales e rios Proclamando o valor de teus brios, Reproduzem batalhas cruéis, No presente és a guarda avançada, Sentinela indormida e sagrada Que defende da Pátria os lauréis! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! Do futuro és a crença, a esperança, Desse povo que altivo descansa, Como o atleta depois de lutar... No passado o teu nome era um mito Era o sol a brilhar no infinito Era a glória na terra a brilhar! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! A República é filha de Olinda Alva estrela que fulge e não finda De esplendor com os seus raios de luz. Liberdade um teu filho proclama, Dos escravos o peito se inflama, Ante o sol dessa Terra da Cruz! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco imortal! Imortal! |
HINO DO MUNICÍPIO DE CORTÊS
Letra por José Roberto de Melo
Melodia por Miriam Holanda Ramalho
Destes campos de verde perene.
Vê-se à noite estrelado cruzeiro,
E o santo de Assis nos inspira
Seja Deus o motivo primeiro De tudo que se fez em Cortês, Município feliz, brasileiro. As colinas se mira no rio A paisagem é de luz e de paz É Cortês é terra onde somos Unidos os seus filhos leais.
Pernambuco valente nos lega
Pela pátria, o amor verdadeiro, Liberdade simboliza este ar, Este vento que corre ligeiro Venturoso é nascer em Cortês Venturoso é nascer brasileiro
Bandeira de Cortês:
Branco : A Paz
As estrelas : Os limites dos municípios
A corrente: A união dos filhos de Cortês
|
ESTUDO DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
EM NEGRITO:
As margens plácidas do Rio Ipiranga
ouviram o brado retumbante
brilhou em raios fúlgidos se
conseguimos conquistar o penhor
dessa igualdade um raio vívido impávido
colosso do que a terra mais garrida
o lábaro que ostentas se
ergues a clava forte .
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para
maior facilidade, tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Explique porque A liberdade
brilhou no céu da pátria. O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
( ) facilmente. ( ) com luta. (
) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam
a resposta da questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm
mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que
escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. A expressão “Florão da
América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
7. Copie os versos que mostram
que o brasileiro dá a vida por seu país
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A que igualdade o autor se
refere?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que a expressão “Deitado
eternamente em berço esplêndido”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PEDIR QUE ELES REPRESENTEM ATRAVÉS DE DESENHOS
HINO NACIONAL BRASILEIRO
Usando sinônimos :
Ouviram do Ipiranga as margens _______________De um povo heróico o
________________________,
E o sol
da liberdade, em raios __________________,Brilhou no céu da pátria nesse
instante.
Se o
__________________ dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu
_____________, ó liberdade,Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria
amada,________________,Salve! Salve!
Brasil,
de um sonho intenso, um raio _______________De amor e esperança a terra desce,
Se em teu
formoso céu, risonho e ______________,
A imagem
do _______________________________,Gigante pela própria natureza, És belo, és
forte, ____________________________,E teu futuro__________________ essa
grandeza.
Terra
adorada, Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada, Dos filhos deste solo
és mãe __________________,
Pátria
amada, Brasil! Deitado eternamente em berço ________________,Ao som do mar e à
luz do céu profundo,
_____________,ó
Brasil, ____________ da América.Iluminado ao sol do _____________________!Do
que é terra mais ____________________Teus risonhos, lindos campos têm mais
flores,“ Nossos bosques têm mais vida”,“Nossa vida”, no teu seio “mais amores”,
Ó Pátria
amada,__________________________, Salve! Salve! Brasil de amor eterno seja
símbolo
O
____________ que _______________ estrelado, E diga o _________________ desta
______________ Paz no
futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a _____________
forte,Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme,
quem te adora a própria morte!
Terra
adorada, Entre outras mil,És tu, Brasil, Ó Pátria amada, Dos filhos deste solo
és mãe gentil,Pátria
amada,Brasil!