Blogerr da Professora Mery
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sábado, 25 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Sugestões de Atividades de Matemática
Secretaria Municipal
de Educação de Cortês
Diretoria de
Ensino: Valdinere Alves dos Santos
SAEPE 2011
Sugestões de Atividades de Matemática
1º) O número natural que é obtido quando é feita a adição
de 3415 e 295 é :
(A) 6365
(B) 3710 (C)
3610 (D) 3600
2º) Marquinho
ganhou de sua mãe uma cédula de R$ 5,00, duas de R$ 2,00 e três moedas de R$ 0,25 o que dá um total de :
(A) R$ 7,25 (B)
R$ 7,75 (C) R$ 9,25 (D) R$ 9,75
3º) Faltam 31 dias para o aniversário de João. Quantas
semanas completas faltam para o aniversário
dele?
(A) 3
(B) 4 (C)
5 (D) 6
4º) Uma peça de teatro teve início às 20h 30min. Sabendo que a mesma teve duração
de 105 minutos, qual é esse tempo da peça em horas?
(A) 1h 5min
(B) 1h 25min (C) 1h
30min (D) 1h 45min
5º)Ontem começou a chover às 15 horas e a chuva só parou
hoje às 8 horas da manhã. Quanto tempo
ficou chovendo?
(A) 7 horas
(B) 11 horas (C) 17
horas (D) 23 horas
6º)Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9
anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio?
(A) 10
(B) 14 (C) 19 (D) 40
7º) O Circo “Los Pampas” anuncia que o espetáculo vai
começar às 15h 20min e terá duração de 2
horas e 30 minutos. Então a que horas
vai terminar o espetáculo do circo?
(A) 17h 10min
(B) 17h 20min (C) 17h
30min (D) 17h 50min
8º) Um operário
inicia seu trabalho na fábrica todos os dias às 8 horas determina suas
atividades às 14 horas. Quantas horas
este operário fica na fábrica?
(A) 5 (B) 6 (C)
7 (D) 8
9º) Lucas
trocou uma nota de R$ 50,00 por 3 notas de R$ 10,00 e por algumas notas de R$ 5,00. Quantas notas de R$ 5,00 ele
recebeu?
(A) 3 (B) 4
(C) 5 (D) 10
10º) Fernando tem, no seu cofrinho, cinco moedas de R$
0,05, oito moedas de R$ 0,10 e três moedas de R$ 0,25. Que quantia Fernando tem
no cofrinho?
(A) R$ 1,55
(B) R$ 1,80 (C) R$ 2,05 (D) R$ 4,05
11º) O número 5.001
é igual a :
(A) 500 + 1 (B)
500 + 10 (C) 5.000 + 1 (D) 5.000 + 10
12º) Júlia
está juntando dinheiro para comprar uma geladeira e um forno elétrico. Ela já
possui R$ 658,00. Resolveu comprar o
forno que custou R$ 280,00. Quanto ainda precisa juntar para comprar uma geladeira que custa R$ 750,00?
(A) R$ 102,00
(B) R$ 372,00 (C) R$
382,00 (D) R$ 470,00
13º )Flávia
estava jogando baralho. Na primeira partida, Flávia fez 325 pontos. Na segunda,
fez 785 pontos. Na terceira partida,
perdeu 465 pontos. Quantos pontos Flávia fez ao final dessas três partidas?
(A) 535 (B) 545 (C) 645 (D) 655
14º) O dono de uma
loja de brinquedos compra uma boneca por R$ 11,50 e vende esta mesma boneca por R$ 13,40. Para cada boneca que
vende, o dono da loja tem um lucro de quantos
reais?
(A) 24,90 (B)
2,90 (C) 1,90 (D) 0,90
15º) Uma passagem de ônibus da cidade de Abuí para Batatu
custa 13 reais. Em uma viagem, o trocador
vendeu 15 passagens. Quanto ele recebeu?
(A) 28 reais (B)
60 reais (C) 185 reais (D) 195 reais
16º) Em uma
viagem, um caminhão transporta 2.250 tijolos. Quantos tijolos transportará em
35 viagens, levando sempre essa
quantidade?
(A) 76.550 (B) 77.750 (C) 78.750 (D) 78.785
17º) Cecília comprou um televisor por R$ 4.200,00. Pagou
em 8 prestações mensais iguais. Qual foi
o valor de cada apresentação?
(A) R$ 521,00
(B) R$ 522,00 (C) R$ 525,00 (D) R$ 1.525,00
18º) Para conseguir dinheiro para a construção de uma
quadra de esportes, a diretora de uma escola mandou confeccionar camisetas que
foram vendidas ao preço de R$ 12,00 cada. Com a venda foram arrecadados R$
996,00. Quantas camisetas foram vendidas?
(A) 73 (B) 74 (C) 83 (D) 84
19º) Em uma adição, as parcelas são 45.099; 742; 6.918 e
88. Qual é o valor da soma?
(A) 44.357 (B)
47.439 (C) 52.847 X (D) 114.279
20º) O resultado de 38.080 – 27.132 é
(A) 10.948 (B)
11.152 (C) 11.948 (D) 11.958
20º) Qual é o resultado desta operação? 10.000 – 589
(A) 9.411
(B) 9.521 (C) 10.521 (D) 10.589
21º) O produto de
50 x 231 é
(A) 11.050
(B) 11.550 (C) 11.600 (D) 11.650
22º) O resultado da multiplicação 64 x 32 é:
(A) 320 (B)
1.048 (C) 1.948 (D) 2.048
23º ) O cálculo de 480÷5 é
(A) 106 B)
96 (C) 86 (D) 76
24º) O dono da padaria trocou R$ 7,00 por moedas de R$
0,25. Quantas moedas ele recebeu?
(A) 14 (B)
21 (C) 28 (D) 35
25º) Outras divisões apresentam um zero no quociente. O
resultado de
848 ÷8
é :
(A) 126 (B)
116 (C) 106 (D) 196
26 º)Uma viagem ao redor do mundo foi feita em 2 anos e 26
dias. Se 1 ano tem 365 dias, quantos dias durou essa viagem?
(A) 620 dias (B)
630 dias (C) 730 dias (D) 756 dias
27º) Um
programa de música sertaneja, pelo rádio, começa às 6h 55min. O programa seguinte
começa às 7h 30min. Quantos minutos dura o programa de música sertaneja?
(A) 25 (B) 35 (C) 55 (D) 85
28º) Dona Clara está fazendo bolinhos de 60 g cada um.
Quantos desses bolinhos ela fará com 1,2 kg de massa?
(A) 20 (B) 50 (C) 72 (D) 200
29º)Uma
garrafa de refrigerante tem 1,5 litros de capacidade. Para comprarmos 9 litros
deste refrigerante devemos pedir
(A) 6 garrafas.
(B) 7 garrafas. (C) 7,5
garrafas. (D) 8 garrafas.
30º)Bel comprou 3 blusas (cinza, azul e vermelha) e ela
tem 2 saias (preta e branca). Para ir
a uma festa, de quantas maneiras
diferentes Bel poderá se vestir?
(A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6
DINÂMICA EM GRUPO
DINÂMICA
EM GRUPO
DESENVOLVIMENTO:
PAZ: APERTO DE MÃO;
AMOR: UM ABRAÇO;
GARRA: TROCA DE LUGAR;
SORRISO: GARGALHADA;
BEM VINDOS: BATE-PALMAS.
“O GAROTINHO CHAMADO AMOR”
Era
uma vez, um garotinho chamado Amor.
Amor sonhava sempre com a Paz. Um certo, dia sonhou
quem a vida dó teria sentido quando ele descobrisse a Paz e foi
justamente nesse dia que Amor saiu a procura da Paz.
Chegando
a Escola , onde estudava , encontrou seus amigos que tinham um Sorriso nos
lábios e foi nesse momento que a Paz começou a perceber que o Sorriso
dos amigos transmitia muita Paz pois, sentiu ainda que Paz existe
no interior de cada um de nós basta sorrir.
E nesse momento com seu pensamento voando a turma gritou bem forte: Amor,
Amor, Amor você encontrou a Paz que procurava.
Amor respondeu com muita Garra: sim encontrei a Paz, o Sorriso
e a Garra para junto de nós um Sorriso bonito e sejam bem-vindos.
PRIMEIRA SEMANA DE AULA
PLANO DIÁRIO
PRIMEIRO DIA DE AULA
TEMA: A ESCOLA
BOAS VINDAS
- LEITURA COMPARTILHADA: A escola de Paulo Freire
- Socialização
- PEDIR PARA OS ALUNOS REPRESENTAREM AESCOLA
COMO ELAERA. Socializar no Grande Grupo ( Representar através de
desenhos/produção textual)
- PROMOVER UM PASSEIO PELA ESCOLA PARA (RE)CONHECER
AS DEPENDÊNCIAS E OS FUNCIONÁRIOS.
- REPRESENTAR A ESCOLA (produzir um texto
coletivo);
- MONTAR CARTAZ:
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NAESCOLA?
O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MUDAR (MELHORAR) NA ESCOLA?
- CANTAR CANÇÕES SOBRE A ESCOLA
- BRINCADEIRAS COM BALÃO. (o nome e as
cores...)
CANTINHO LÚDICO
- JOGOS VARIADOS... (Preparar um cantinho agradável
na sala de aula para desenvolver essas atividades.)
Escola é.. (Paulo Freire)
O lugar onde se faz amigos
Não
se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas,
horários, conceitos.
Escola
é, sobretudo, gente,
Gente
que trabalha que estuda,
Que
alegra, se conhece se estima.
O
diretor é gente,
O
coordenador é gente,
O
professor é gente,
O
aluno é gente.
Cada
funcionário é gente,
E a
Escola será cada vez melhor
Na
medida em que cada um Se comportar como colega, amigo, irmão.Nada de “ilha
cercada por todos os lados”.
Nada
de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade de ninguém. Nada de ser como um
tijolo, que forma a parede indiferente, frio, só.Importante na Escola não
é só estudar, não é só trabalhar.
É
também criar laços de amizade e criar em cada ambiente de
camaradagem. É conviver É se “amarrar
nela”!Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil.
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos educar-se, ser feliz.
Torta salgada de frango
Torta salgada de frango
INGREDIENTES:
Massa:
1 xícara de farinha de trigo sem fermento
1 xícara de leite 1/2 xícara de óleo ou azeite /2 ovos inteiros
2 colheres de queijo ralado
1/2 tablete de caldo de carne ou de frango
1 colher de fermento
Recheio:
1/2 kg de peito de frango cozido e desfiado
1/2 lata de milho verde
1/2 lata de ervilha
1/2 lata de azeitonas
1/2 cebola picadinha
1/2 tomate grande
300 g de queijo mussarela (opcional)
2 dentes de alho
Coentro opcional
Margarina
1 creme de leite (opcional)
1 xícara de farinha de trigo sem fermento
1 xícara de leite 1/2 xícara de óleo ou azeite /2 ovos inteiros
2 colheres de queijo ralado
1/2 tablete de caldo de carne ou de frango
1 colher de fermento
Recheio:
1/2 kg de peito de frango cozido e desfiado
1/2 lata de milho verde
1/2 lata de ervilha
1/2 lata de azeitonas
1/2 cebola picadinha
1/2 tomate grande
300 g de queijo mussarela (opcional)
2 dentes de alho
Coentro opcional
Margarina
1 creme de leite (opcional)
MODO DE
PREPARO:
Junte o
leite, farinha de trigo, ovos, queijo ralado, óleo e o caldo no liquidificador,
bata por 3 minutos.
Depois de bater coloque o fermento em pó e bata mais um pouquinho.
Recheio:
Coloque na panela o alho amassado, a cebola e a margarina.Refogue e em seguida coloque o frango desfiado.Desligue o fogo e coloque os ingredientes.
Polvilhe a forma com margarina e farinha, e em seguida coloque metade da massa, o recheio, por cima o queijo mussarela e coloque o resto dos ingredientes.
Leve ao forno médio por 25 a 30 minutos.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Depois de bater coloque o fermento em pó e bata mais um pouquinho.
Recheio:
Coloque na panela o alho amassado, a cebola e a margarina.Refogue e em seguida coloque o frango desfiado.Desligue o fogo e coloque os ingredientes.
Polvilhe a forma com margarina e farinha, e em seguida coloque metade da massa, o recheio, por cima o queijo mussarela e coloque o resto dos ingredientes.
Leve ao forno médio por 25 a 30 minutos.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Pode
fazer o recheio de frango e palmito, frango e queijo, carne de sol com queijo,
carne de sol e azeitonas, carne de sol, salsicha, sardinha, atum, queijo e
presunto, pode colocar legumes etc.Sempre refogue antes de usar.
dinâmica
-
Objetivos:
- Cultivar boa convivência no grupo, na amizade e na verdade;
- Perceber as razões da falta de fraternidade e dos conflitos que surgem no
grupo de jovens, no grupo de trabalho.
2- Passos:
- Todos recebem a lista dos bichos e num momento pessoas, em silêncio, lêem
a lista e escolhem três bichos que mais se assemelham a ele;
- Dos três bichos escolhidos, ficar com apenas um com o qual se identifica;
- Grupos por bichos escolhidos - grupos dos gatos, grupo dos macacos, etc...
- durante 15 minutos partilhar o por quê escolheu tal bicho e como se
manifestam as características no dia-a-dia da própria vida.
3- Em plenário:
- Os grupos apresentam o seu bicho de forma criativa, com encenação,
dramatização, colocando as características do bicho escolhido.
- Comentários:
a) o que chamou a atenção, o que faltou, etc;
b) significado para o nosso grupo.
OS BICHOS
01- Leão: Rei da reunião. Quando urra, todos participam. Os ratinhos tremem
à sua frente. Não é agressivo. Está certo de sua superioridade. Boceja
despreocupadamente, pacientemente, com as peraltices dos outros.
02- Hiena: Não tem opinião própria. Aprova sempre o leão. Sempre recorda o
que o leão disse.
03- Tigre: É um leão ressentido por não ser reconhecido como rei pelo grupo.
Fica de mau humor, às vezes mais competente que o leão. É agressivo,
irônico, irrita o grupo que o coloca na jaula, e não toma conhecimento de
sua presença.
04- Raposa: Surpreende sempre o grupo; desvia o assunto; sofista, força o
assunto. Jamais caminha em direção ao objetivo.
05- Pavão: Mostra sempre a sua cultura. Não se interessa pelo objetivo e
pelo grupo. Não perde ocasião de mostrar seus conhecimentos. Preocupa-se
sempre consigo mesmo.
06- Cobra: Envenena as relações. Sempre de bote armado. Ai de quem comete
uma asneira. Provoca brigas e fica de fora.
07- Papagaio: Fala por todos os poros; comenta tudo. Fala alto, grita.
Ninguém lhe dá importância, nem ele próprio. Sempre por fora do assunto.
08- Coruja: Não fala, presta muita atenção. Pisca quando não entende.
assusta-se quando alguém a interpela. Pede desculpa quando intervém.
09- Carcará: Não gosta de discussão. Irrita-se quando o grupo não progride.
Quer decisões rápidas. Impaciente, levanta mas volta.
10- Girafa: Pelo modo de sentar-se e rir, acha o grupo indigno de sua
participação. Seu silêncio não permite saber-se se ela está por cima mesmo.
11- Macaco: Anedoteiro, espirituoso, bagunceiro, inteligente e superficial.
Sempre faz rir; ninguém o leva a sério. anima, mas termina irritado. No fim
está amuado e sem graça.
12- Gaivota; Voa pelo alto - abaixa. mas sobe logo. Vive solitária.
13- Cão: Inteligente, fareja tudo, mas ladra demais. Faz muito barulho por
pouco. Sempre vigilante para defender suas idéias.
14- Boi: Obstinado, lento. Não acompanha o grupo. Devagar e sempre.
15- Elefante: Sem sutileza. Leva tudo a peito. Não é feito para viver em
grupo. Quer ação. Quando intervém é para acabar a reunião.
16. Gato: Mia para chamar a atenção. solicitado, se enrosca e não quer
falar. Dengoso, prefere agir depois da reunião.
17. Coelho: Simpático, ágil, pulador. Não tem planos. Não é conseqüente.
Encolhe-se quando os maiores aparecem.
18. Esquilo - Acanhado, fugido, embaraçado. Dificilmente participa. Quebra
sozinho suas nozes. Se insistir muito, não volta.
19. Pombo: Fica arrulhando com o companheiro do lado. Só vive de par. Se o
interpelam, voa e volta ao companheiro.
20. Araponga: Sempre igual e vibrante. Tem idéia fixa. Só tem uma idéia. É
incapaz de seguir uma reunião.
21. Pica-Pau: Pega uma idéia e pulveriza-a. Não tem objetivos. Só sabe picar
idéias. Na discussão fica picando o que ficou para trás.
22. Aranha: É mestra em teia, onde se envolvem mosquitos e besouros. Na
discussão amarra um fio no outro. Não prepara plano, prepara armadilha.
23. Ouriço: Fica espinhento por tudo. Para ele, no grupo, não há idéias;
tudo são intenções.
24. Antílope: É arisco. Sempre farejando o ar para ver se não o querem pegar
de surpresa. Está sempre de sobreaviso. Não acredita em ninguém.
25. Hipopótamo: Fica mergulhado no assunto. Não sai das discussões. Sempre
mergulhado.
26. Ratinho: Nunca aparece, mas caminha entre todos. Rói as idéias. Passa
pela platéia às carreiras.
27. Zebra: Em cada fase da discussão apresenta ponto de vista diferente. Não
sabe somar as idéias. É preto ou Branco.
28. Camaleão: Está de acordo com todos. Vai para onde o leva o vento.
29. Foca: Muito curiosa e imaginosa. Interessa-se por tudo e mexe em tudo.Adora brincar.
30. Coati: Fuçador. Intromete o nariz nas coisas com o objeto de
beneficiar-se. Uma vez satisfeito, perde o interesse.
- Cultivar boa convivência no grupo, na amizade e na verdade;
- Perceber as razões da falta de fraternidade e dos conflitos que surgem no
grupo de jovens, no grupo de trabalho.
2- Passos:
- Todos recebem a lista dos bichos e num momento pessoas, em silêncio, lêem
a lista e escolhem três bichos que mais se assemelham a ele;
- Dos três bichos escolhidos, ficar com apenas um com o qual se identifica;
- Grupos por bichos escolhidos - grupos dos gatos, grupo dos macacos, etc...
- durante 15 minutos partilhar o por quê escolheu tal bicho e como se
manifestam as características no dia-a-dia da própria vida.
3- Em plenário:
- Os grupos apresentam o seu bicho de forma criativa, com encenação,
dramatização, colocando as características do bicho escolhido.
- Comentários:
a) o que chamou a atenção, o que faltou, etc;
b) significado para o nosso grupo.
OS BICHOS
01- Leão: Rei da reunião. Quando urra, todos participam. Os ratinhos tremem
à sua frente. Não é agressivo. Está certo de sua superioridade. Boceja
despreocupadamente, pacientemente, com as peraltices dos outros.
02- Hiena: Não tem opinião própria. Aprova sempre o leão. Sempre recorda o
que o leão disse.
03- Tigre: É um leão ressentido por não ser reconhecido como rei pelo grupo.
Fica de mau humor, às vezes mais competente que o leão. É agressivo,
irônico, irrita o grupo que o coloca na jaula, e não toma conhecimento de
sua presença.
04- Raposa: Surpreende sempre o grupo; desvia o assunto; sofista, força o
assunto. Jamais caminha em direção ao objetivo.
05- Pavão: Mostra sempre a sua cultura. Não se interessa pelo objetivo e
pelo grupo. Não perde ocasião de mostrar seus conhecimentos. Preocupa-se
sempre consigo mesmo.
06- Cobra: Envenena as relações. Sempre de bote armado. Ai de quem comete
uma asneira. Provoca brigas e fica de fora.
07- Papagaio: Fala por todos os poros; comenta tudo. Fala alto, grita.
Ninguém lhe dá importância, nem ele próprio. Sempre por fora do assunto.
08- Coruja: Não fala, presta muita atenção. Pisca quando não entende.
assusta-se quando alguém a interpela. Pede desculpa quando intervém.
09- Carcará: Não gosta de discussão. Irrita-se quando o grupo não progride.
Quer decisões rápidas. Impaciente, levanta mas volta.
10- Girafa: Pelo modo de sentar-se e rir, acha o grupo indigno de sua
participação. Seu silêncio não permite saber-se se ela está por cima mesmo.
11- Macaco: Anedoteiro, espirituoso, bagunceiro, inteligente e superficial.
Sempre faz rir; ninguém o leva a sério. anima, mas termina irritado. No fim
está amuado e sem graça.
12- Gaivota; Voa pelo alto - abaixa. mas sobe logo. Vive solitária.
13- Cão: Inteligente, fareja tudo, mas ladra demais. Faz muito barulho por
pouco. Sempre vigilante para defender suas idéias.
14- Boi: Obstinado, lento. Não acompanha o grupo. Devagar e sempre.
15- Elefante: Sem sutileza. Leva tudo a peito. Não é feito para viver em
grupo. Quer ação. Quando intervém é para acabar a reunião.
16. Gato: Mia para chamar a atenção. solicitado, se enrosca e não quer
falar. Dengoso, prefere agir depois da reunião.
17. Coelho: Simpático, ágil, pulador. Não tem planos. Não é conseqüente.
Encolhe-se quando os maiores aparecem.
18. Esquilo - Acanhado, fugido, embaraçado. Dificilmente participa. Quebra
sozinho suas nozes. Se insistir muito, não volta.
19. Pombo: Fica arrulhando com o companheiro do lado. Só vive de par. Se o
interpelam, voa e volta ao companheiro.
20. Araponga: Sempre igual e vibrante. Tem idéia fixa. Só tem uma idéia. É
incapaz de seguir uma reunião.
21. Pica-Pau: Pega uma idéia e pulveriza-a. Não tem objetivos. Só sabe picar
idéias. Na discussão fica picando o que ficou para trás.
22. Aranha: É mestra em teia, onde se envolvem mosquitos e besouros. Na
discussão amarra um fio no outro. Não prepara plano, prepara armadilha.
23. Ouriço: Fica espinhento por tudo. Para ele, no grupo, não há idéias;
tudo são intenções.
24. Antílope: É arisco. Sempre farejando o ar para ver se não o querem pegar
de surpresa. Está sempre de sobreaviso. Não acredita em ninguém.
25. Hipopótamo: Fica mergulhado no assunto. Não sai das discussões. Sempre
mergulhado.
26. Ratinho: Nunca aparece, mas caminha entre todos. Rói as idéias. Passa
pela platéia às carreiras.
27. Zebra: Em cada fase da discussão apresenta ponto de vista diferente. Não
sabe somar as idéias. É preto ou Branco.
28. Camaleão: Está de acordo com todos. Vai para onde o leva o vento.
29. Foca: Muito curiosa e imaginosa. Interessa-se por tudo e mexe em tudo.Adora brincar.
30. Coati: Fuçador. Intromete o nariz nas coisas com o objeto de
beneficiar-se. Uma vez satisfeito, perde o interesse.
A mesmice das reuniões de pais e mestres
A mesmice das reuniões de pais e mestres
Não houve
engano algum quanto ao título. Foi mesmice mesmo que eu quis dizer, como
poderia ter qualificado como “chatérrima” ou mesmo “entediante”. O adjetivo é
apenas um alerta para chamar a atenção do quanto temos que mudar a maneira de
fazer as famosas “reuniões de pais e mestres”.
Você pode
pensar: “a reunião de pais e mestres da minha escola é diferenciada, pois
aplicamos algumas dinâmicas com os pais, e para finalizar oferecemos comes e
bebes”.
Mas não me refiro a esta inovação. Não é satisfatório saber que os pais comparecem à reunião porque vão se divertir participando das dinâmicas e ao final ainda vão ganhar um lanchinho.
Mas não me refiro a esta inovação. Não é satisfatório saber que os pais comparecem à reunião porque vão se divertir participando das dinâmicas e ao final ainda vão ganhar um lanchinho.
O que
precisa existir como válvula propulsora da reunião de pais e mestres é o
interesse dos pais em participar ativamente da vida escolar do seu filho
independente dele estar com problemas de aprendizagem ou de comportamento.
Temos que
propiciar uma caminhada lado a lado efetivando uma cumplicidade entre pais,
alunos e professores.
Há
escolas que intimam a presença dos pais nas reuniões vinculando-a a entrega dos
boletins. Estão agindo de forma antididática. Os pais não devem ser obrigados a
ir, devem ir por vontade própria.
Há também
o professor que inicia a reunião exaltando o paradigma da família do século
passado. Este tipo de procedimento é desestimulante e provoca uma sensação de
incompetência dos pais. O professor deve respeitar e orientar o modelo de
família de hoje.
O que os
pais realmente querem saber quando vão a uma reunião de pais e mestres é como a
matéria está sendo ministrada; qual o retorno do seu filho frente à didática
utilizada; que recursos o professor está utilizando para ensinar e qual é o
olhar do professor para cada um dos seus alunos.
A família
não quer mais o ensino massificado. Os alunos não devem ser encarados como uma
multidão que caminha sem saber para onde. Cada vez mais necessitamos ser
olhados como indivíduos e temos que saber qual a aplicabilidade do que está
sendo ensinado.
Esta visão se encaixa tanto para o aluno quanto para os pais.
Esta visão se encaixa tanto para o aluno quanto para os pais.
O pai tem
que ter espaço para se manifestar. Ele tem que ser ouvido, pois sua dúvida pode
ser a dúvida de muitos outros pais e é nesta ocasião que deve ser
compartilhada.
Ouvir o
pai, além de ser muito importante gera uma motivação maior, pois ele se sente
participante resultando na troca de idéias e esclarecimentos.
Na
verdade sabemos que os pais adoram participar da vida escolar haja vista que ao
encerrar a reunião de pais e mestres, muitos ainda continuam nas dependências
da escola trocando experiências. Também podemos citar as festas organizadas
pela escola. Quando esta requisita a participação dos pais, o resultado é
sempre muito positivo. O que precisa acontecer é a escola abrir espaço para que
a família entre.
A maioria
dos professores reclama que os pais estão cada vez mais transferindo para a
escola a formação total de seus filhos. Ocorre que nada está sendo feito para
propiciar a mudança desta realidade. Muito pelo contrário, a escola faz questão
de manter os procedimentos antigos onde a presença dos pais era requisitada
somente em casos de reclamações. Até hoje, se o aluno vai bem, o pai nunca
precisa ir à escola.
A bem da
verdade, na história das escolas* nunca houve a participação ativa dos pais,
resultante, no princípio, da maioria deles serem analfabetos ou terem pouca
instrução. Por esta razão o respeito ao professor era imenso tanto por parte do
aluno quanto da família, e a sua voz era tida como lei a qual ninguém contrariava.
Foi da
metade do século XX em diante que um número grande de pessoas começou a ter
acesso à educação e formar famílias com grau de escolaridade, inclusive, de
ensino superior. Foi por esta razão que se iniciou um clamor por parte dos
professores frente a uma maior participação dos pais junto à escola.
Ocorre
que para que isto ocorra os pais têm que ser orientados. É a escola que precisa
favorecer esta abertura para que os pais caminhem junto no aprendizado do seu
filho. Eles não sabem como devem proceder. Já fui testemunha de pais que
querendo ser atuantes na formação educacional do seu filho acabaram atropelando
o professor e criando até uma situação de animosidade entre eles. Há pais que
ao fazer o trabalho de casa junto com os filhos se acham no direito de cobrar
uma nota melhor.
Todas
estas atitudes mostram como estão perdidos quanto a melhor maneira de ajudar
seus filhos. Ninguém melhor que o professor para dar as coordenadas, e não há
ocasião melhor do que a reunião de pais e mestres para orientá-los.
A escola
precisa disponibilizar informações que oriente e possibilite o envolvimento dos
pais estabelecendo uma relação construtiva com a escola.
A mudança
deve começar pela disposição física da sala onde a reunião de pais e mestres
será realizada. Assim como nas salas de aula, as carteiras devem ficar
dispostas em círculo ou semicírculo, onde todos possam ver uns aos outros. Esta
prática irá favorecer um entrosamento maior entre os pais, e dos pais com o
professor principalmente, se ao iniciar a reunião estes forem estimulados a
falar, cada um o seu nome acrescido de alguma característica sua, quando aluno.
Esta apresentação fará com que todos se conheçam propiciando um ambiente
descontraído. Em seguida o professor poderá iniciar a reunião tocando nos pontos
principais, mas sempre priorizando a participação atuante dos pais.
A reunião
deve seguir como um delicioso bate-papo podendo, a qualquer momento, haver
manifestações tanto de discordância quanto de dúvidas ou sugestões.
As
reuniões tradicionais normalmente iniciam com as regras que devem ser cumpridas
pelos pais e alunos. Em seguida há o pedido de uma participação mais ativa dos
pais na vida escolar dos filhos sugerindo que acompanhem diariamente a lição de
casa bem como orientem em épocas de provas e nos trabalhos sugeridos.
Ocorre
que o pai irá atender este pedido provavelmente, durante a primeira semana. Da
segunda semana em diante ele não se sentirá mais motivado a fazê-lo e
justificará a sua não participação alegando que esta tarefa pertence ao
professor.
A
motivação dos pais também tem que ser trabalhada constantemente e o professor
para isto deverá conhecer muito bem a comunidade que atua escolhendo quais os
assuntos que chamam mais a atenção das famílias. É justamente aí que a
convivência entra como facilitador deste conhecimento.
Deverá a
escola abrir as portas aos pais conferindo valor e respeito à diversidade.
Sabe-se de uma maneira geral que o ser humano adora compartilhar os episódios
que fizeram parte da sua história. Pode-se tirar proveito da diversidade
tomando conhecimento das curiosidades trazidas pelos pais: dos lugares onde
moraram, das diferenças no linguajar, nos costumes, na culinária e das
histórias típicas de cada região. Todas estas contribuições são de uma riqueza
imensa e completamente motivadoras para os pais e consequentemente para os
filhos.
Então
professores, vamos trazer os pais para dentro da escola e consolidar esta união
de forças, que com certeza, quem sairá ganhando será principalmente o aluno.
Vamos
fazer de nossas reuniões de pais e mestres, reuniões onde a empolgação, a
cooperação, a participação estejam sempre presentes nos professores, nos pais e
nos alunos.
*Nas
primeiras escolas (séc. XVI) as aulas eram ministradas por jesuítas e existiam
a serviço da fé. Mais tarde (séc. XIX), já ministradas por professores atuavam
a serviço do Estado. Depois vieram os colégios internos (séc. XX), aonde os
pais também não participavam ficando a formação de caráter e intelectual sob a
responsabilidade das escolas, onde os alunos deveriam aprender o essencial para
se tornarem cidadãos e saberem viver em sociedade. Depois surgiram além dos
colégios internos, as escolas de períodos em que a figura do professor era
central na escola e na comunidade sendo suas atitudes respeitadas e
indiscutíveis.
Cybele
Meyer
PROJETO ALIMENTAÇÃO
PROJETO ALIMENTAÇÃO
JUSTIFICATIVA
A escola exerce uma grande influência sobre
as crianças e os adolescentes, contribuindo enormemente para a formação de seus
valores. Ela representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas de
promoção da saúde, como o de Alimentação Saudável. Após observação em horário
de merenda, percebemos a difícil aceitação de alguns alimentos, por uma boa
arte de alunos. Sentimos então, a necessidade de orientá-las para que sejam
capazes de valorizar e buscar uma alimentação balanceada, visando a melhor
qualidade de vida, a conscientização sobre a relação entre boa saúde,
alimentação e higiene.
OBJETIVOS GERAIS
·
Reconhecer a importância de uma boa alimentação.
·
Desenvolver a habilidade de coletar dados sobre
os alimentos.
·
Investigar o valor nutritivo dos alimentos.
·
Identificar e diferenciar frutas, legumes e
verduras.
·
Reconhecer derivados de diversos alimentos.
·
Conhecer os profissionais que atuam
especificamente na área de alimentação.
·
Conhecer a origem de diversos alimentos.
·
Conscientizar os sobre a importância da higiene
em relação aos alimentos.
·
Identificar o reino vegetal.
·
Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão
oral e a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
PERÍODO E DURAÇÃO DO PROJETO
O
Projeto será desenvolvido no decorrer do 2º semestre
PÚBLICO ALVO
Alunos do Pré e equipe escolar.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Linguagem Oral e
Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes.
METODOLOGIA /
ATIVIDADES
·
Roda de conversa
·
Desenho
·
Pintura
·
Gráficos
·
Listas
·
Experiências (salada de frutas, sucos, etc.)
·
Leituras
·
Dramatizações
·
Murais
·
Construção de cartazes
·
Jogos da memória
·
Leitura de diferentes tipos de texto
·
Pesquisa (em sala e em casa)
·
Musicas
·
Escrita espontânea
·
Manuseio de alimentos
·
Cruzadinha
·
Caça-palavras
·
Filmes
·
Teatro
·
Observações e registro
·
Confecção de caderno de receitas
·
Produção de texto = cardápio
RECURSOS
NECESSÁRIOS
·
Papéis diversos
·
Revistas
·
Tesoura, cola, canetinha, lápis de cor.
·
Livros
·
Frutas
·
Verduras
·
Sementes
·
Panfletos
COMPETÊNCIAS
·
Conscientização;
·
Saber ouvir com atenção;
·
Criar hábitos sociais;
·
Observação e identificação;
·
Investigação;
·
Adquirir, avaliar e transmitir informações;
·
Respeito e cuidado;
·
Cooperação e trabalho em equipe.
AVALIAÇÃOO Projeto será avaliado sempre que for necessário, de forma
contínua a partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do
grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o
desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as
circunstâncias e necessidades apresentada
CULMINÂNCIA
Apresentação e exposição dos trabalhos
realizados em sala e da Horta escolar.