Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Texto com interpretação

O CÃO E SEU REFLEXO

Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.

Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.

MORAL: Quem tudo quer tudo perde.


Vamos fazer as Atividades ?

  1)     Por que o cão largou seu pedaço de carne?
a) (  ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) (  ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) (  ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) (  ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.

  2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:
a) (  ) anunciar um produto.
b) (  ) dar instruções.
c) (  ) transmitir ensinamento.
d) (  ) Mostrar pesquisa.

  3) O texto trata principalmente da:
a) (   ) coragem do cão.
b) (  ) fome do cão.
c) (  ) ambição do cão.
d) (   ) sabedoria do cão.

  4) O fato principal que ocorreu  na narrativa foi:
a) (   ) a grande fome do cão.
b) (   ) o sentimento de orgulho do cão.
c) (   ) a sombra que o cão viu no rio.
d) (   ) a ponte que o cão atravessou.

  5) O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
  a)  (   ) um pedaço de frango.
  b)  (    ) um pedaço de carne.
  c)   (  ) um pedaço de peixe.
  d)   (  ) um pedaço de linguiça.

  6)  Provérbios são ditados populares, ou seja, frases ditas pelo povo, que geralmente têm a intenção de ensinar algo. Responda: qual provérbio a seguir combina mais com o ensinamento da fábula lida?
   a)  (  ) Quem não tem cão, caça com gato.
  b)  (  ) Quem semeia vento, colhe tempestade.
  c)   (  ) Quem tudo quer, tudo perde.
  d)   (  ) Quem avisa, amigo é.

7)  O cão conseguiu o que queria? Por quê?

8) Esta fábula nos ensina algo? O quê?

9) Se você estivesse no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?

10)   Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?

Elefantinho Colorido

A brincadeira começa com a escolha de um líder e, para que todos tenhama mesma chance,o ideal é fazer um sorteio entre os participantes. Pronto?

O líder grita: “Elefantinho colorido!”,e os demais respondem: “De que cor?”.

O líder pensa em uma cor e grita, por exemplo, “Azul!” e as crianças correm para tocar em algo da cor azul. Mas, logo depois de dar a ordem, o líder corre para tentar alcançar um participante antes que ele toque na cor escolhi-da. Aquele que for capturado sai da brincadeira. Ganha o último a ser pego.

Vamos para as ATIVIDADES:

1. Para que serve esse texto?




2. Quanto ao tipo, o texto pode ser classificado como
(A) argumentativo.        (B) narrativo.          (C) descritivo.            (D) procedimental.

3. Segundo o texto, o líder da brincadeira
(A) elimina o participante ao tocá-lo.
(B) reinicia a brincadeira quando todos participantes tocam  cor indicada.
(C) faz o sorteio para escolher os participantes.
(D) obedece a ordem dada como os demais participantes.

4. De acordo com o texto, o número de participantes
(A) vai aumentando no decorrer da brincadeira.
(B) se mantém o mesmo do início ao final da brincadeira.
(C) tem que ser sorteado no início da brincadeira.
(D) vai diminuindo no decorrer da brincadeira.

5. No texto lido, as aspas indicam
(A) o que as pessoas pensam.
(B) as regras da brincadeira.
(C) as cores que as pessoas escolhem.

(D) o que as pessoas dizem.

6. Complete as palavras usando GE, GUE, GI ou GUI.


CE_______IRA                       GEN_______VA                     CARAN_______JOASTROLO_______A              _______BI                               MIRA_______M_______RRA                          _______STO                          _______SSOPAISA_______M                    ORI_______M                        SE_______NTE

7. Ditado



















8- Pontue o texto, corretamente, usando travessão e doispontos. 
Depois, reescreva-o empregando os parágrafos. ( caderno)

E  estava o menino segurando o rabo do gato e o gato fazendo a maior 
algazarra. Chega sua mãe e diz Pare de puxar o rabo desse gato, menino! 
Ele, sem se alterar, responde Eu não tôpuxando, mãe,   segurando. 
Quem  puxando é ele...

9- Por que foi colocado o sinal de reticencias (...) no final do texto?

O Quintal da Bicharada


Era uma vez uma casa. A casa tinha um quintal. O quintal tinha um chiqueiro. O chiqueiro tinha três porquinhos. Os porquinhos eram irmãos. O mais velho se chamava Sabugo e era preto. O do meio se chamava Salsicha e era ruivo. E o mais moço se chamava Linguiçinha e era malhado.
O quintal era muito pobre. Tinha um cachorro magro, um galo gordo, uma galinha arrepiada e um burro orelhudo.
O cachorro vivia triste porque não encontrava nenhum gato para brigar com ele. A galinha andava muito contente porque era magra e a cozinheira não se lembrava de levá-la para a panela. O galo era um sujeito vaidoso, cantava como um tenor e sabia sempre as horas direitinho – isto só porque tinha engolido um relógio despertador. O burro pensava que era muito importante: contava história para os outros bichos, assim como eu estou contando agora para vocês.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO


a) Como se chamava os três irmãos?

b) Destaque os adjetivos dos porquinhos

·       O mais velho era: ________________
·       O do meio era: ___________________
·       O mais moço era: _________________

Como era o quintal?


c)         Marque verdadeiro (V) ou falso (F):

(    ) O cachorro vivia triste porque não tinha nenhum gato para brincar.
(    ) A galinha andava contente porque sempre ia passear na cozinha.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) O quintal era muito rico.Tinha um cachorro, um galo magro, uma galinha preta.
(     ) O galo era vaidoso cantava como um tenor.

e)Descubra no texto:

O titulo do  texto:_____________________________________

O autor:______________________________________________

Numero de parágrafos:_________________________________

Tipo de texto________________________________________

1)    Há no texto  frase negativa:
(A) No segundo parágrafo.
(B) No primeiro parágrafo.
(C) No último parágrafo.

2)    Retire do texto três palavras:

a-    Dissilabas______________________________________
b-    Trissílabas______________________________________
c-    Polissilabas___________________________________
d-    Monossilibas______________________________________

3)    Transforme uma frase do texto:
a)    Frase interrogativa_______________
b)    Frase interrogativa__________________

4)     Retire do texto 3 palavras que seja ditongo_________________


5)    Complete o texto a seguir com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:
_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________  adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes, como o _______________ ou o _________________.
          Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome de ____________________________.
          Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias, inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de ___________________.
          Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a _________________, escola em que estudam. A professora _____________  gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no ____________________, que é o jornal da escola.
          O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito, o ___________________...

6)    Cada substantivo próprio que você usou na história se refere a um comum. Anote na tabela o substantivo comum e o próprio que você relacionou a ele:

Substantivo Comum
Substantivo Próprio
menino
amigo


7)   Leia  as  palavras  e  coloque-as  em  ordem  alfabética:

BRASILEIRO  -  URUGUAIO  AUSTRALIANO  -  NORUEGUÊS  -  DINAMARQUÊS  -  HÚNGARO  -  NEOZELANDÊS  -  MOLDAVO  -  NEPALÊS  -  PALESTINO  -  

1-______________________________
2-______________________________
3-______________________________
4-_______________________________
5-_______________________________
6-_______________________________
7-_______________________________
8-_______________________________
9-_______________________________
10-______________________________