AVALIAÇÃO
EXTERNA
O QUE É?
Também chamada de avaliação em larga escala, a
avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de
políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das
unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é uma
medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de
políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho. A
primeira iniciativa brasileira de avaliação em larga escala foi o Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica
(Saeb) que se desenvolveu a partir de 1990 e foi aplicado inicialmente em
1995. Atualmente os Estados têm procurado desenvolver seus próprios sistemas de
avaliação estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas realidades.
QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS? As avaliações em larga escala buscam
assegurar a qualidade da Educação, fortalecendo o direito a uma educação de
qualidade a todos os alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam para a
realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional.
QUAIS SÃO AS SUAS CARACTERÍSTICAS?
As avaliações em larga escala podem ser censitárias
ou amostrais. Essa modalidade avalia as redes ou os sistemas de ensino, indo
além da sala de aula. Por isso, ela requer metodologia e instrumentos
específicos de análise que possibilitem a manutenção da comparabilidade e
confiabilidade dos resultados. Para efetivar a comparabilidade, os testes são
construídos de forma padronizada e seus resultados são alocados em uma escala
de proficiência que varia de zero a 500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os
intervalos indicam a consolidação de competências e habilidades ao longo do
processo de ensino e aprendizagem.
Para que servem os seus resultados?
Os resultados da avaliação em larga escala fornecem
subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino
e nas escolas. Eles também permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e
sistemas de ensino, ao longo das diferentes edições dos testes em larga escala,
mediante a comparação dos resultados. Com os resultados das avaliações em larga
escala é possível construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB
(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do
percentual de alunos em cada nível da escala de proficiência.
Avaliação Interna
O que é? É a avaliação realizada
pelo professor que acontece em sala de aula e corresponde à verificação da
aprendizagem dos alunos. Nessa modalidade, explicitam-se os resultados do
processo de ensino e aprendizagem. A avaliação interna acontece intencional e
sistematicamente e o professor pode recorrer a diferentes instrumentos
avaliativos.
Quais são seus objetivos?
A avaliação interna
permite ao professor verificar como o processo de ensino e aprendizagem tem
ocorrido na sala de aula, fornecendo informações específicas que refletem o seu
próprio trabalho e a realidade dos seus alunos. Quais são as suas características?
O
universo da avaliação interna é a sala de aula. Ao aplicar essa avaliação, o
professor busca resultados de seu próprio trabalho bem como do desempenho dos
alunos. O modo como a avaliação interna se realiza é múltiplo, pois sua
aplicação se realiza por diferentes formas - provas abertas ou objetivas,
observação e registro, portifólio, autoavaliação etc.
Para que servem os seus
resultados?
Os
resultados das avaliações internas fornecem informações importantes para os
professores no intuito de avançar em suas práticas pedagógicas ou retomar
alguma etapa a fim de vencer as dificuldades nela apresentadas pelos alunos.
Além disso, a avaliação interna identifica o desempenho de cada aluno e
possibilita o planejamento e a discussão de ações específicas para cada caso.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA O QUE É?
O
conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma definição uniforme de todos os
especialistas. No entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação
avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função
de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos
estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de
acordo com as situações identificadas.
Quais são seus objetivos?
Fundamentalmente
identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de
escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a
avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada
aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da
aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais
adequado. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das
dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca
conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e
competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.
Quais as suas
características?
Uma das mais importantes
características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao
conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível
prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma
outra característica refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem
de determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em
alguns alunos.
Para
que servem os seus resultados? As informações obtidas
podem auxiliar as redes de ensino bem como as unidades escolares, a planejar
intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir
novos patamares de conhecimento. Ou seja, seus resultados servem para explorar,
identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos
alunos.
AVALIAÇÃO FORMATIVA
O
que é? Também chamada de avaliação para as
aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco no processo
ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome
de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade
probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação.
Alguns autores consideram que a avaliação formativa englobe as outras
modalidades de avaliação já que ela se dá durante o processo educacional. Seu
caráter é especificamente pedagógico.
Quais
são seus objetivos? A avaliação formativa pretende
melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações
levantadas por meio da ação avaliativa. Semelhantemente à avaliação
diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de
aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. Todavia, seu
foco está no processo de ensino-aprendizagem. Através dessa modalidade de
avaliação, informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao
professor, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes
durante o processo.
Quais
são as suas características?Uma das mais importantes
características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez,
informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas,
estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e
aprendizagem. Com esse tipo de avaliação é possível ter os subsídios para a
busca de informações para solução de problemas e dificuldades surgidas durante
o trabalho com o aluno. Na avaliação formativa, os fatores endógenos, ou seja,
os fatores internos à situação educacional são levados em conta para proceder à
avaliação. Por acontecer durante o processo de ensino e aprendizagem, a
avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o
conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno.
Para
que servem os seus resultados?Os resultados da avaliação
formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem
acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o
ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as
aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados servem para apoiar,
compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens
dos alunos.
Avaliação Somativa
O
que é? É uma modalidade avaliativa pontual que
ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso
etc.). Atém-se à determinação do grau de domínio de alguns objetivos
pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias
seqüências de um trabalho de formação. É também chamada de avaliação das
aprendizagens.
Quais são seus objetivos? A avaliação somativa está preocupada com os resultados das
aprendizagens. Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias
sequências do trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as
aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.
Quais são as suas
características? Sua principal característica é a
capacidade de além de informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva
de conclusão em evidência, pois acontece no final de um processo educacional.
Para que servem os seus
resultados? A avaliação somativa fornece informações
sintetizadas que se destinam ao registro e à publicação do que parece ter sido
assimilado pelos alunos. Ou seja, seus resultados servem para verificar,
classificar, situar, informar e certificar.
Fonte: Boletins do
Saepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário