O Mundo Encantado dos Contos

O Mundo Encantado dos Contos

domingo, 27 de novembro de 2011

                                                    Educação  Ambiental   

A educação ambiental, uma vez implantada, proporcionará à criança a oportunidade de manter um contato profundo com a natureza, ambientando-as às condições naturais que o mundo oferece em seu habitat.

2- JUSTIFICATIVA


A natureza é o bem mais precioso que o homem tem pois é dela que ele tira a sua sobrevivência. È por este motivo que a geração atual tem que começar a ensinar as gerações futuras como se deve preservar e minimizar a ação negativa que desagrega e destrói as nossas riquezas naturais.

É por isto que as escolas tem que começar a orientar suas crianças desde a pré-escola, para que elas já cresçam pensando em preservar o meio-ambiente e respeitando as leis da natureza.

Para se fazer um estudo ligado à área de meio-ambiente não precisa de muitos recursos financeiros e sim boa vontade, pois com cartilhas educativas e a boa vontade de professores que sejam orientados para tal, com certeza o assunto será tratado de maneira fácil e esclarecedora.

Para tanto, justifica-se a necessidade de se fazer um trabalho voltado para despertar o interesse das crianças, para que elas possam fazer descobertas que contribuam para o enriquecimento do saber e para a preservação do meio em que vivem, e assim, cresçam conscientes para não destruir o mundo que as rodeiam.

2.1- Situação Problemática


A atual política ambiental no mundo é um exemplo da situação crítica pela qual passam os programas de preservação do meio-ambiente. O avanço da tecnologia tem alcançado o nível de exagero fortemente influenciado pelo entusiasmo no âmbito científico. Polêmicas não ficam a parte das questões que envolvem a educação ambiental. Se de um lado a opinião pública enfatiza que medidas penalizadoras sejam aplicadas aos agentes poluidores, por outro lado, o fato de se introduzir na legislação as respectivas penalidades, podem representar que os poluidores recorram e tenham o direito de poluir.

A ausência de projetos governamentais que procurem ver as questões ambientais com mais intensidade e implante nas escolas disciplinas que orientem e eduquem as crianças a partir das primeiras séries do ensino fundamental é uma questão básica a ser discutida.

Eis que diante dessas questões surge a formulação do seguinte problema: - Existem políticas educacionais que procurem orientar as crianças e adolescentes a respeito da importância do meio-ambiente?

3- CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO

Os órgãos do Governo ligados as áreas da natureza, como por exemplo os Ministérios da Agricultura, do Meio-ambiente, o Ibama, as Secretarias ligadas a estas áreas, e ainda uma união com o Ministério da Educação, pois estes são os que poderiam esclarecer e ajudar as escolas no processo de implantação de projetos ligados à preservação da natureza e à educação infantil/ambiental.

O estudo deve ser aplicado em todas as escolas públicas e particulares de todos os Estados e Cidades brasileiras, sem exceção, pois a preocupação em preservar o meio ambiente é uma questão que envolve todos os brasileiros.

4- OBJETIVOS


4.1-Objetivo Geral


Mostrar a importância da educação ambiental para o processo de formação de crianças e adolescentes no que diz respeito das questões ecológicas abordadas nas escolas.

4.2-Objetivos Específicos


4.2.1- Implantar desde a educação infantil um programa que procure tratar as questões ambientais;

4.2.2-Relacionar os problemas causados pela degradação do meio-ambiente;

4.2.3-Estudar os diversos fatores causadores da poluição na cidade e no campo;

4.2.4-Utilizar métodos que procurem na prática integrar criança-escola, natureza e sociedade.

5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Este capítulo tem como objetivo apresentar os conceitos que descrevem a teoria necessária para fundamentar o presente estudo. Para tal, serão citados alguns autores os quais guiarão as discussões no que diz respeito à educação ambiental implantada nas grades curriculares das escolas que trabalham com educação infantil. Portanto, serão utilizados livros que servirão como material de apoio, tratando diretamente da educação ambiental e infantil, podendo orientar e inspirar trabalhos nesta área.


PROJETO ALIMENTAÇÃO

JUSTIFICATIVA

A escola exerce uma grande influência sobre as crianças e os adolescentes, contribuindo enormemente para a formação de seus valores. Ela representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde, como o de Alimentação Saudável.
Após observação em horário de merenda, percebemos a difícil aceitação de alguns alimentos, por uma boa arte de alunos.
Sentimos então, a necessidade de orientá-las para que sejam capazes de valorizar e buscar uma alimentação balanceada, visando a melhor qualidade de vida, a conscientização sobre a relação entre boa saúde, alimentação e higiene.

OBJETIVOS GERAIS

·   Reconhecer a importância de uma boa alimentação.
·   Desenvolver a habilidade de coletar dados sobre os alimentos.
·   Investigar o valor nutritivo dos alimentos.
·   Identificar e diferenciar frutas, legumes e verduras.
·   Reconhecer derivados de diversos alimentos.
·   Conhecer os profissionais que atuam especificamente na área de alimentação.
·   Conhecer a origem de diversos alimentos.
·   Conscientizar os sobre a importância da higiene em relação aos alimentos.
·   Identificar o reino vegetal.
·   Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

PERÍODO E DURAÇÃO DO PROJETO
   O Projeto será desenvolvido no decorrer do 2º semestre


PÚBLICO ALVO
_________________________________

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes.

METODOLOGIA / ATIVIDADES
·   Roda de conversa
·   Desenho
·   Pintura
·   Gráficos
·   Listas
·   Experiências (salada de frutas, sucos, etc.)
·   Leituras
·   Dramatizações
·   Murais
·   Construção de cartazes
·   Jogos da memória
·   Leitura de diferentes tipos de texto
·   Pesquisa (em sala e em casa)
·   Musicas
·   Escrita espontânea
·   Manuseio de alimentos
·   Cruzadinha
·   Caça-palavras
·   Filmes
·   Teatro
·   Observações e registro
·   Confecção de caderno de receitas
·   Produção de texto = cardápio

RECURSOS NECESSÁRIOS

·   Papéis diversos
·   Revistas
·   Tesoura, cola, canetinha, lápis de cor.
·   Livros
·   Frutas
·   Verduras
·   Sementes
·   Panfletos

COMPETÊNCIAS


·   Conscientização;
·   Saber ouvir com atenção;
·   Criar hábitos sociais;
·   Observação e identificação;
·   Investigação;
·   Adquirir, avaliar e transmitir informações;
·   Respeito e cuidado;
·   Cooperação e trabalho em equipe.

AVALIAÇÃO
O Projeto será avaliado sempre que for necessário, de forma contínua a partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.
CULMINÂNCIA

Apresentação e exposição dos trabalhos realizados em sala e da Horta escolar.


                            
Região Norte
                                                        Estados

1.        Amazonas
Mapa folclórico do Amazonas
Habitantes
Antepassados
Geografia
Armas
Instrumentos musicais
Artesanato
Usos Costumes
Trabalho, A crença – rito
Pratos típicos
Histórias e lendas
Carnaval folclórico de Parintins
Usos e Costumes

2.      Roraima
Mapa folclórico
Expansão agropecuária
Conflitos e queimadas
Fatos Históricos
Geografia do estado de Roraima
Habitantes
Usos Costumes
Pratos Típicos
Histórias e lendas

3.    Acre
  Mapa folclórico
            Fatos Históricos
            Geografia do estado de Roraima
             Habitantes
Usos Costumes
Pratos Típicos
Histórias e lendas
4.    Pará
Mapa folclórico
Carajás e Tucuruí
Fatos Históricos
Habitantes
Usos Costumes
Pratos Tipicos

5.    Tocantins
                Mapa folclórico
                Fatos Históricos
Habitantes
Usos Costumes
Artesanato
 Pratos Tipicos
Histórias e lendas

6.    Amapá

Mapa folclórico
 Fatos Históricos
Habitantes
Usos Costumes
Artesanato
Pratos Tipicos
Histórias e lendas
7.     Rondônia
Mapa folclórico
Habitantes
        Usos Costumes
       Artesanato
       Pratos Tipicos
      Histórias e lendas


    

      
O que é boca seca ou xerostomia

A boca seca, também chamada de xerostomia, é uma condição na qual não há saliva suficiente para manter a boca molhada.
Boca seca pode acontecer a qualquer um ocasionalmente, por exemplo quando se está nervoso ou sob estresse. Porém, quando a boca seca persiste, ela pode dificultar engolir, mastigar comer e até falar. Boca seca também eleva o risco de deterioração dos dentes porque a saliva ajuda a proteger de germes nocivos que causam cáries e outras infecções orais.
Causas da boca seca ou xerostomia

A boca seca ocorre quando as glândulas salivares não funcionam apropriadamente. Muitos remédios e doenças (como diabetes e mal de Parkinson) podem afetar as glândulas salivares. Outras causas de boca seca incluem certos tratamentos para câncer e danos ao sistema nervoso das glândulas. É importante consultar um odontologista ou médico para descobrir porque está com boca seca.
Tratamento para boca seca ou xerostomia
O tratamento apropriado deve ser prescrito pelo médico ou odontologista baseado na causa da boca seca. Há também medidas que a própria pessoa pode tomar para ajudar a aliviar a boca seca, como ingerir água suficiente, mastigar chicletes sem açúcar, e evitar álcool e cigarro. Bons cuidados orais e check-ups regulares manterão sua boca saudável.

TEXTO INSTRUCIONAL (RECEITA)
Remédio caseiro ( indicado para Formigas Lava Pés )
Ingredientes
20 gramas de fumo de rolo
1 litro de água
Modo de Preparar
Utilize 20 gramas de fumo de rolo bem forte, que deve ser picado e
fervido durante 1/2 hora em 1 litro de água. Coe em pano fino e misture
3 a 4 litros de água limpa. Em seguida pode ser usado.
1. O texto que você acabou de ler é:
( ) um anúncio
( ) uma receita
( ) uma poesia
2- O remédio acima é para combater:
( ) Borboletas
( ) Formigas
( ) Cigarras
3- Qual o tempo necessário para o preparo:
( ) uma hora e vinte minutos
( ) trinta minutos
( ) duas horas e vinte minutos
               DINÂMICA 
    ROMANCE
Objetivos: Oferecer um momento de descontração e, ao mesmo tempo, trabalhar a criatividade dos participantes.
Material:
Lápis e papel para cada um e a lista de perguntas para o coordenador da dinâmica. Como Fazer:a) Cada participante receberá um pedaço de papel a lápis.
b) A todos se pedirá que escrevam, em ordem, o seguinte (é bom que se escreva o número de cada pergunta):
1. um nome
2. um lugar diferente
3. uma idade
4. um espaço determinado
5. um desejo
6. um número
7. sim ou não
8. uma cor qualquer
9. uma medida
10. um hábito
11. uma certa soma de dinheiro
12. uma virtude
13. uma canção
14. nome de uma cidade


                      DINÂMICA 
    ROMANCE

c) Assim que todos tiverem terminado esta parte, o líder começará a fazer as seguintes perguntas a cada participante.
d) À pergunta 1, vai equivaler o que estiver escrito na primeira linha da parte do exercício.
e) Perguntas:
1. qual é o nome do seu noivo(a)
2. onde se encontraram pela primeira vez?
3. que idade ele(a) tem?
4. quanto tempo namoraram?
5. quais são os seus propósitos?
6. quantas declaração de amor você recebeu?
7. é convencido(a)?
8. qual a cor dos seus olhos?
9. que número de sapato calça?
10. qual é o seu pior defeito?
11. quanto dinheiro tem para gastar com ele?
12. qual é a sua maior virtude?
13. que canção você gostaria de escutar no seu casamento?
14. onde vocês vão passar a lua de mel?
Observações:
Esta lista pode ser aumentada ou modificada, dependendo do tipo de participantes


1. Projeto interdisciplinar

2– PROBLEMA

Observou-se na realidade escolar que é necessário a ampliação dos conhecimentos em relação ao uso e preservação do meio ambiente.

3 – TEMA

Cuidando do meio ambiente estaremos preservando a vida.

4 – JUSTIFICATIVA

Nós, seres humanos, fazemos parte do meio ambiente e dele dependemos para sobreviver. Portanto, a preservação é, antes de tudo, uma necessidade da espécie humana para vivermos no planeta, pois, somos parte integrante dele e toda a nossa ação contribui para a sua construção.
Neste sentido, o projeto “Cuidando do Meio Ambiente estaremos preservando a vida”, foi elaborado com a perspectiva de instigar as crianças sobre a importância de conhecer o meio ambiente. Pretende-se com esse projeto aguçar a curiosidade e interesse das crianças, a fim, de sensibilizar as mesmas para formarmos cidadãos agentes de transformação da realidade em que vivem, adotando posturas justas e ambientalmente sustentáveis que levem a interações coletivas.
Trabalhar com o tema proposto será de profunda importância para a ampliação de conceitos já existentes nos alunos e para o entendimento de fatores até então desconhecidos pelos mesmos.
Estarão envolvidos neste projeto, os alunos do 2º ano Ensino Fundamental do período vespertino da....., a professora .

5 – CONTEÚDOS E DISCIPLINAS

Português: Leitura, Interpretação, Produção de textos.
Matemática: Sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena), Medidas de capacidade (litro), Medidas de massa (quilograma), Medidas de comprimento (metro), Adição e subtração, Resolução de problemas de adição e subtração.
Ciências: Meio Ambiente, Animais Vertebrados e Invertebrados / Úteis e Nocivos.
Geografia: Comunidade (Localização da Comunidade, que tem na Comunidade e o que falta), Zona Rural e Zona Urbana, Estações do Ano.
História: Comunidade: (História da Comunidade, Origem do nome da sua comunidade), Datas comemorativas (Dia da Árvore e o dia da Primavera, Trânsito).
Ensino Religioso: Bíblia (30 de setembro dia da Bíblia), Valores (canto, oração, mensagem)

6 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender a importância do meio ambiente para nossa sobrevivência, contribuindo assim, para a preservação ambiental;
Ler, interpretar e produzir variados textos;
Conhecer o sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena);
Compreender as Medidas de capacidade (litro), Medidas de massa (quilograma), Medidas de comprimento (metro);
Solucionar problemas matemáticos;
Conhecer a comunidade e suas características;
Diferenciar Animais Vertebrados e Invertebrados / Úteis e Nocivos;
Caracterizar as quatro estações do ano;
Apresentar as datas comemorativas: Dia da Árvore e o dia da Primavera, Trânsito;
Trabalhar a Bíblia utilizando-se de valores.

7 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Apresentação e explicação do Crachá aos alunos, onde o mesmo será utilizando para registro de presença e registro todos os dias do que aprenderam e do que gostaram ou não gostaram na aula;
Dinâmica: A professora irá entregar uma folha A4 com algumas formas geométricas e figuras incompletas, posteriormente os alunos irão ilustrar o que significa “Meio Ambiente” para eles, para iniciar o assunto partindo do conhecimento prévio dos mesmos;
Diálogo sobre o dia da “Árvore”, para conhecerem que tem um dia que comemoramos o dia da árvore, mas que ela precisa de cuidados todos os dias;
Escrever o texto: “Testemunho da árvore” de Gerusa Rodrigues Pinto e Frances Rodrigues Pinto, no quadro para copiarem, para repensarem na importância das árvores (coleção dia-a-dia do professor página 268);
Ilustração uma árvore em folha A4 de acordo com as instruções da professora para identificarem as partes das árvores, escrever uma frase em baixo da ilustração. “Produção de Texto: Se eu fosse uma árvore” (página 37 do livro Dia-a-dia do professor, volume 9);
“Varal da preservação” expor no varal as ilustrações da atividade da árvore para socializarem entre os colegas as atividades;
Cantar a música “As árvores são amigas” para conhecerem mais os benefícios que elas nos proporcionam, (página 56 do livro Alfabetização Lúdica);
Tarefa: Interpretação da música: “As árvores são amigas” (página 56 do livro Alfabetização Lúdica), para completar a atividade da árvore;
Correção da Tarefa;
Leitura do texto das quatro estações do ano para conhecerem as características das mesmas;
Construção de um texto coletivo sobre a primavera no papel Kraft, em seguida recortar de revistas e livros figuras que representam a primavera, para conhecerem melhor a estação que estamos entrando;
Leitura e discussão do texto: “Meio Ambiente”, para valorizar o cuidado e a preservação do mesmo, (Páginas 7 e 8 da Cartilha do meio ambiente);
Experiência do “Feijão”, para conhecer como uma planta se desenvolve no Meio Ambiente e que necessita de cuidados;
Amigo Oculto. Cada criança irá fazer um cartão em meia folha A4, escrevendo uma pequena mensagem sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, com a ilustração na capa. A professora irá entregar um nome para cada um e ao término da atividade irão entregar para o colega correspondente que pegaram;
Música: “Herdeiros do Futuro” de Leandro e Leonardo para os alunos refletirem sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e que nós temos uma função importante nesse cuidado;
Leitura da letra da música: “Herdeiros do Futuro” de Leandro e Leonardo para discussão e interpretação da mesma;
Leitura e discussão da história da Mônica: “Reciclar”, para enfatizar a importância da reciclagem para o meio ambiente;
Confecção de bilboquê com garrafas pet, para observarem importância da reutilização de materiais;
Confecção de cartazes em grupos, de ambientes limpos e ambientes poluídos para observar a compreensão dos alunos sobre o assunto;
Leitura do Poema: “Meio Ambiente” e escrever no quadro para copiarem;
Interpretação do poema: “Meio Ambiente”, para melhor contextualizar o tema;
Tarefa: Pesquisa em casa o que tem no ambiente onde moram, rio, árvore, flores, animais, entre outros e escrever em forma de texto no caderno;
Correção da tarefa;
Leitura e discussão de um texto sobre animais vertebrados e invertebrados para que conheçam e diferenciem os mesmos e com a ajuda de imagens. (Página 64-78, Rosa dos Ventos: Ciências Naturais);

4º ANO B –
PROFESSORA MARLI

JUSTIFICATIVA

As fábulas são expressões culturais transmitidas oralmente em seu início de geração em geração e posteriormente de forma impressa. Tem com características ser um texto curto, com personagens tais como animais ou seres inanimados com atitudes de seres humanos, geralmente atitudes negativas diante de uma sociedade. Dessa forma, procura transmitir valores positivos por concluir com uma “lição de moral”. Os mais famosos autores de fábulas são Esopo (Grécia, 600 a.C) e La Fontaine (França, século 18). No Brasil, temos Monteiro Lobato (século 20), o qual reescreveu muitas delas e também nos dias atuais o mesmo foi realizado por Millor Fernandes.
Este trabalho didático surge diante da necessidade de situações pedagógicas que favoreçam o avanço do aluno sobre um objeto do conhecimento, no caso, em sua aprendizagem no que se refere à leitura e a escrita. Somando a estes fatores, surge à proposta da Coordenação desta escola a utilizar como mecanismo deste trabalho pedagógico, o gênero textual, fábula.
Diante deste contexto, é possível neste processo de aprendizagem ampliar as possibilidades dos alunos quanto à leitura e a escrita, avançar na apropriação da língua culta e das características próprias deste gênero textual, e bem como a reflexão de valores éticos a serem aplicados em seu meio.


PÚBLICO ALVO:
Alunos do 4º ano B – 2011

OBJETIVO GERAL:
Possibilitar o desenvolvimento cognitivo quanto à apropriação da leitura e da escrita e dos valores éticos esperados em uma sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Aumentar o repertório vocabular.
• Apropriar-se da linguagem quanto à leitura e escrita.
• Refletir sobre os benefícios ou malefícios das atitudes morais tomadas sobre si mesmo ou sobre outros.
• Identificar no texto (semântica – substantivo comum, próprio, adjetivo)
• Segmentar palavras, frases ou parágrafos de algumas fábulas.
• Perceber as características próprias de um texto narrativo.
• Utilizar a pontuação necessária para um texto narrativo.
• Ler com fluência em voz alta (individualmente ou em jogral)
• Localizar o início, problematização, desenvolvimento e desfecho da fábula.
• Perceber quais os elementos textuais necessários para produzir uma fábula.
• Produzir e ilustrar uma fábula em dupla.

ÁREAS DO CONHECIMENTO
• Língua Portuguesa
• Literatura
• Ética
• Cidadania
• Sociedade e Cultura

AVALIAÇÃO
Será somativa e processual por meio de atividades individuais, em dupla e em grupo, nas discussões, participação e envolvimento do aluno por todo o processo de aprendizagem.

TEMPO PREVISTO
Dois meses. Tendo como meta trabalhar duas atividades deste projeto por semana.

CULMINÂNCIA
Produção de um livro de fábulas ilustradas a partir de um trabalho final em dupla.

ATIVIDADES

1º DIA - Texto informativo: Quem foi Esopo? Contexto histórico. Leitura individual e compartilhada. Interpretação oral. Levantamento de hipóteses das fábulas conhecidas e suas características textuais.

2º DIA - Fábula: O leão e o ratinho. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Leitura em jogral.

3º DIA – Fábula: A galinha dos ovos de ouro. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Leitura em jogral. Identificação das três partes que dividem a fábula (início, meio e final). Desenho e escrita dos três estágios. Trabalho individual.

4º DIA – Fábula: A formiguinha e a pomba. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Leitura avaliativa. Identificação dos substantivos comuns na fábula. Socialização.

5º DIA – Fábula: O cão e o osso. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Leitura em jogral. Circular na fábula os substantivos comuns. Desenho e escrita do início, meio e fim da fábula. Trabalho individual.

6º DIA – Fábula: O galo e a raposa. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Circular na fábula os substantivos comuns. Reconto oral.

7º DIA – Fábula: A formiga e a pomba. 2º versão. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Discussão das semelhanças e diferenças da outra versão estudada. Segmentação das palavras.

8º DIA – Fábula: A cigarra e a formiga. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Texto fatiado. Segmentação de parágrafos. Trabalho individual.

9º DIA – Fábula: A onça e o bode. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Identificação de um texto narrativo (narrador, personagens, início, meio, problema, fim solução). Pontuação ( dois pontos, parágrafo e travessão). Identificação com lápis de cor.

10º DIA – Reescrita da Fábula A onça e o bode. Trabalho individual.

11º DIA – Fábula: Formiguinha e a neve. Leitura compartilhada pela professora - 1º versão: adaptação de João de Barro (Braguinha). Fábula: A formiga e a neve. (2º versão) Texto para o aluno. Leitura individual. Interpretação oral. Identificação das semelhanças e diferenças. Análise de sua moral. Identificação dos substantivos comuns e adjetivos com lápis de cor. Associar as características morais dos personagens como adjetivo. Socialização.

12º DIA - Fábula: A lebre e a tartaruga. Leitura individual. Interpretação oral. Análise de sua moral. Reconto oral. Dramatização. Trabalho em grupo.

13º DIA - Fábula: A lebre e a tartaruga (continuação). Localizar com lápis de cor os substantivos comuns e adjetivos. Reescrita da fábula. Trabalho individual.

14º DIA - Análise de alguns provérbios populares escritos em papel 40 kg. Revisão e escrita coletiva das características morais de cada personagem trabalhado. Revisão oral das características textuais de uma fábula. Produção de uma fábula tendo em mente as características morais dos personagens e interligando com um provérbio popular escolhido pela dupla. Trabalho em dupla.

15º DIA - Revisão coletiva de uma das produções. Foco: pontuação ( parágrafo, letra maiúscula, dois pontos, travessão). Desenho das ilustrações das produções. Trabalho em dupla.

16º DIA - Revisão coletiva de uma das produções. Foco: pontuação ( parágrafo, letra maiúscula, dois pontos, travessão). Continuação do desenho das ilustrações das produções. Trabalho em dupla. Socialização dos trabalhos. Produção do livro de Fábulas da turma.


TEMA: SOU CRIANÇA,POR ISSO SOU FELIZ.

PÚBLICO ALVO: MATERNAL II
PERÍODO:28 DE SETEMBRO Á 09 DE OUTUBRO

OBJETIVO GERAL:BRINCAR,EXPRESSANDO EMOÇÕES,SENTIMENTOS,PENSAMENTOS,DESEJOS E NECESSIDADES.
PROMOVER ATIVIDADES EXTRA CLASSE VARIADAS E INTERESSANTES VISANDO DAR A CRIANÇA OPORTUNIDADES DE LAZER E SOCIALMENTE EDUCATIVAS.

IDENTIDADE E AUTONOMIA

*OBJETIVO ESPECÍFICO:RELACIONAR-SE PROGRESSIVAMENTE COM MAIS CRIANÇAS,COM SEUS PROFESSORES E COM DEMAIS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO,DEMONSTRANDO SUAS NECESSIDADES E INTERESSES.

*CONTEÚDOS:ESCOLHA DE BRINQUEDOS ,OBJETOS E ESPAÇOS PARA BRINCAR.
PARTICIPAÇÃO EM BRINCADEIRAS DE ‘’ESCONDER E ACHAR’’ E EM BRINCADEIRAS DE IMITAÇÃO.

NATUREZA E SOCIEDADE

* OBJETIVO ESPECÍFICO: DESENVOLVER NA CRIANÇA SUA CAPACIDADE DE EXPLORAR O AMBIENTE,PARA QUE POSSA SE RELACIONAR COM PESSOAS,ESTABELECENDO CONTATO EM BRINCADEIRAS ,JOGOS,HISTÓRIAS,DANÇAS E CANTIGAS.

*CONTEÚDOS: OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE DIFERENTES MISTURAS DE ELEMENTOS E MATERIAIS:MASSAS CASEIRAS,TINTAS NÃO TÓXICAS,RECEITAS CULINÁRIAS,ETC...

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

*OBJETIVO ESPECÍFICO:PARTICIPAR DE VARIADAS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL,PARA INTERAGIR E EXPRESSAR DESEJOS,NECESSIDADES E SENTIMENTOS POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL.
CONTEÚDOS:OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS:COMO LIVROS,REVISTAS,HISTÓRIAS ETC...
MATEMÁTICA

*OBJETIVO ESPECÍFICO:ESTABELECER APROXIMAÇÃO A ALGUMAS NOÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NO SEU DIA A DIA.

CONTEÚDOS:MANIPULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE OBJETOS PARA QUE A CRIANÇA POSSA DESCOBRIR AS SUAS CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES ASSOCIATIVAS:EMPILHAR,ROLAR,ENCAIXAR,MONTAR.
ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS COM OBJETOS E BRINQUEDOS.
CANTIGAS QUE ENVOLVAM CONTAGEM E NÚMEROS.

MOVIMENTO

*OBJETIVO ESPECÍFICO: DESLOCAR-SE COM DESTREZA PROGRESSIVAMENTE NO ESPAÇO AO ANDAR,CORRER,PULAR ETC...DESENVOLVENDO ATITUDES DE CONFIANÇA NAS PRÓPRIAS CAPACIDADES MOTORAS.

CONTEÚDOS: EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES POSTURAS CORPORAIS.
BRINCAR DE ESTÁTUA.
OVO CHOCO

ARTES VISUAIS

*OBJETIVO ESPECÍFICO:PROPOCIONAR A CRIANÇA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO CRIADORA,DA EXPRESSÃO, DA SENSIBILIDADE;ESTIMULANDO SEU CONTATO COM AS IMAGENS DE ARTES ATRAVÉS DE PINTURAS,DESENHOS LIVRES E LIVROS.

CONTEÚDOS:EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DE DIFERENTES TEXTURAS E EXPESSURAS,E DIFERENTES USOS DE TINTAS(SOPRADA,CANUDO,COM ESPONJAS,COM CARIMBOS,ETC..
CINEMINHA.

MÚSICA

*OBJETIVO ESPECÍFICO:BRINCAR COM A MÚSICA,IMITAR,INVENTAR E REPRODUZIR CRIAÇÕES MUSICAIS.

CONTEÚDOS:PARTICIPAÇÃO EM BRINCADEIRAS E JOGOS CANTADOS E RÍTMICOS.
DANÇA DE RODA.
BRINCADEIRAS DE RIMAS COM O NOME DAS CRIANÇAS.
OFICINAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS.
SONS PRODUZIDOS PELO CORPO,PELA VOZ ETC...
CANTAR CANTIGAS DE RODA.

sábado, 26 de novembro de 2011

JUSTIFICATIVA
       

O Projeto Simplicidade está nos Valores nasceu da necessidade de se privilegiar uma educação baseada em valores, de promover nos alunos a vivência da cidadania e da participação para que se construam os princípios de respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo.

            Através das atividades que serão desenvolvidas, pretende-se resgatar valores através da conservação e valorização do ambiente escolar,  do auto-conhecimento, do respeito pelo próprio corpo, da convivência pacífica e respeitosa com a diversidade que se apresenta através dos fatores étnicos-raciais, sociais, econômicos, históricos, culturais, biológicos.

           

·        METODOLOGIA



         O Projeto SIMPLICIDADE ESTÁ NOS VALORES se desenvolverá em duas etapas, são elas:

           

1ª Etapa: TEMA: PAZ - 1º semestre;



            2ª Etapa: TEMA: RELACIONAMENTO - 2º semestre;

(Os dois projetos, referentes a cada uma das etapas, serão apresentados detalhadamente mais adiante).



AVALIAÇÃO

        

A avaliação do projeto será baseada nos resultados alcançados nas duas etapas do projeto. Será feita através de mesa redonda entre os professores os quais irão verificar se os objetivos propostos para cada etapa foram atingidos. A partir de então, novas sugestões serão incorporadas às novas etapas do projeto.

            Participarão, também, da avaliação do projeto, alunos e comunidade escolar através de enquete para que se recolham críticas e sugestões.

    

CULMINÂNCIA



Haverá dois momentos de culminância, onde serão apresentados os trabalhos resultantes de cada etapa do projeto desenvolvido.



 Dupla Gestora.



·        DISCIPLINAS ENVOLVIDAS



Todas.



·        PARTICIPANTES



          *  Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

    *Direção;

    *Professores;

    *Orientação pedagógica;

    *Funcionários ( merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais);

    *Comunidade local;

          *Familiares



·       DURAÇÃO PREVISTA

   Todo o ano letivo.


 
1ª ETAPA DO PROJETO SIMPLICIDADE ESTÁ NOS VALORES

1º SEMESTRE



TEMA: PAZ



·        JUSTIFICATIVA



              O mundo paga um preço muito alto por ausência de paz.

              A história da vida humana neste planeta dista de nós cerca de mais de dois milhões de anos, durante todo este tempo, não conseguimos viver uma hora sequer de plena Paz na face da Terra.

              Chegamos ao final do século XX e alcançamos a soma de mais de quinze mil guerras, perpetradas por todos os povos.

              Como se não bastasse, este século foi o mais sangrento de toda a nossa história. Foi o período em que mais se matou seres humanos, e a maioria das vítimas foram civis inocentes. As principais nações do mundo se armaram portentosamente, com a construção de ogivas nucleares, armas químicas e biológicas, projetando a indústria bélica como a maior potência econômica do mundo.

              Ainda hoje, segundo dados da UNESCO, existem 68 (sessenta e oito) focos de guerras ativos sobre o planeta. Os gastos efetuados para a manutenção destes conflitos seriam suficientes para erradicar a fome e a miséria de nosso planeta em pelo menos dez vezes.

              Alcançamos elevados níveis de progresso tecnológico, conquistamos o espaço e povoamos a terra com seis bilhões de habitantes, contudo, dois bilhões e seiscentos milhões de pessoas são despossuídas, vivendo abaixo da linha de pobreza; Quinze milhões de pessoas morrem de fome anualmente no mundo, inclusive crianças indefesas; Quinhentos milhões são subnutridos. Estes quadros representam o paradoxo da ausência de paz social.

              Destruímos as florestas, extinguimos diversas espécies vegetais e animais; secamos rios e lagos, abrimos a camada de ozônio, depositando na atmosfera anualmente seis bilhões de toneladas de dióxido de carbono e de outros gases que provocam o "efeito estufa", provocando alterações climáticas de conseqüências imprevisíveis para a coletividade humana. Isto se agrava na medida em que estes gases levarão pelo menos 70 (setenta) anos para se dissiparem na atmosfera. Este é o espelho em que se reflete a ausência de Paz ambiental.

              Há muitas crises e medos à nossa volta. Assistimos dia a dia a ascensão da violência urbana e no campo; a expansão do crime organizado e do narcotráfico; a prostituição infanto-juvenil; a legalização da prática criminosa do aborto em setenta por cento das nações do mundo, e outros terríveis subprodutos das sociedades infelizes que se integram com a miséria, a agressividade e o medo...

              Conduzidos pela indiferença e pela omissão, a maioria das pessoas não se dão conta de que também são responsáveis pela permanência e expansão de todas estas formas de violência. É na omissão dos bons que os maus prosperam.

              Observando os altos índices de violência, degradações e crueldades que não param de crescer, se faz necessário conhecer a causa destes fenômenos em suas nascentes; mais ainda, é preciso compreender e explicar como o ser humano pode ir tão longe, a ponto de colocar em risco sua sobrevivência e a do planeta em que vive. Precisamos desenrolar os emaranhados das fontes geradoras de violência, a fim de sabermos como despertar as fontes geradoras de paz.

          A Escola Municipal Pedro de Alcântara Leal, dentro deste contexto, considera o convívio escolar como base para a aprendizagem dos valores éticos e morais, estimulando, assim, o processo contínuo de auto-educação, integrando, através de atividades didático-pedagógicas, os agentes de educação: a escola, a família e a comunidade, a fim de  despertar –lhes a consciência para a necessidade de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do amor ao próximo e, da paz mundial.



·        OBJETIVO GERAL



·    Promover na escola o desenvolvimento de uma cultura de paz.



·       OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·              Despertar a consciência dos educandos para a necessidade da paz mundial.

·               Trabalhar ações de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do amor ao próximo.

·              Destacar a importância da convivência solidária na família, na escola para a construção da paz.

·             Refletir sobre paz na perspectiva de que é um estado de consciência vivo e construtivo, ressaltando a diferença entre ser pacífico e ser passivo.

·              Perceber que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenha.

·              Promover experimentos que propiciam a todos contato com a paz interior.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE O TEMA PAZ



·         A Paz Através da Música.






    

·         Roda de Histórias: Tsuru, Pássaro da Paz: Confecção do pássaro que na tradição oriental está associado à saúde, fortuna, harmonia e principalmente a paz. Serão confeccionadas pelo menos 500 dobraduras do pássaro Tsuru após contada a sua história ,que ao final, serão colocados nas árvores criando um ritual de união entre os participantes.Segundo a lenda, após esta ação, um desejo poderá ser realizado, e o desejo é que o mundo consiga a paz que ele tanto procura.



·         Vídeos e Bate- papos:



a) A Corrente do BemDireção Mimi Leder

 Filme conta a história de um menino que faz uma proposta: observar o mundo a sua volta e mudar  aquilo que não gosta através de uma corrente que propõe transformar a realidade de outras 3 pessoas e assim sucessivamente. Após a exibição do filme, reflexão sobre a possibilidade da promoção da paz social através de pequenos atos individuais.



·         Jardim da Poesia: Mostra de poesias sobre o tema PAZ de autores consagrados.












·         Painel Pela Paz: Painel com quadros representando sentimentos de paz.


·         Mural da Paz: Espaço livre para depoimentos.



* Exposição de Poemas e Textos sobre a Paz.                                   Redação (Como seria um mundo de Paz? De quem depende a Paz?)



·        AUTORES



Dupla Gestora.



·        DISCIPLINAS ENVOLVIDAS



Todas.



·        PARTICIPANTES

           

            Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

·        Direção;

·        Professores;

·        Orientação pedagógica;

·        Funcionários (merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais);

·        Comunidade local;

·        Familiares.



·       DURAÇÃO PREVISTA



Um semestre



AVALIAÇÃO

            A avaliação será durante o decorrer do processo, quando serão observadas as atitudes e reações dos alunos, como o seu desempenho nas atividades propostas.

CULMINÂNCIA

 Caminha pela PAZ

TEMA: RELACIONAMETO

2º SEMESTRE





·        JUSTIFICATIVA



    Este projeto surgiu da necessidade de valorização da Escola Pública, do meio ambiente escolar e do papel do aluno como agente transformador, capaz de adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio.

             Acreditamos que as ações previstas sensibilizarão os alunos, levando-os a uma mudança de atitude, na medida em que passarão a ter a exata consciência da importância de sua relação saudável consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente como um todo.

           



·        OBJETIVOS



·         Tornar o espaço escolar um local de convivência pacífica, baseada na tolerância, no respeito ao ambiente, a si mesmo, às diferenças individuais e aos Direitos Humanos Universais;

·         Conscientizar-se que a sociedade brasileira é caracterizada pela diversidade etnocultural que, freqüentemente, é alvo de preconceito e discriminação que atingem a escola e reproduzem-se no seu interior;

·         Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito;

·         Possibilitar a Compreensão de  que os problemas ambientais dizem respeito a todo o cidadão e que este deve considerar-se parte integrante da natureza e, portanto, deve tratá-la de forma respeitosa, responsável e comprometida, adotando uma postura na escola, em casa, na sua comunidade que garanta um meio ambiente saudável, de boa qualidade de vida, que possibilite a perfeita convivência do indivíduo com o seu meio, com o outro e consigo mesmo;

·          Construir uma consciência coletiva e individual sobre os direitos e deveres do cidadão relacionado ao meio ambiente, aos valores éticos, sociais e aos bens públicos;





·              METODOLOGIA

                 A Educação Ambiental, por ter caráter humanista, interdisciplinar e participativo, pode e devem adequar os conteúdos a ela referentes, à realidade local de modo a envolver educandos e educadores em ações concretas de modificação da realidade.

               Tendo os Parâmetros Curriculares Nacionais como eixo condutor deste Projeto, os conteúdos de Meio Ambiente estarão integrados a todas às áreas transversalmente, objetivando abranger toda a prática educativa, possibilitando, assim, ao |educando uma visão global e abrangente da questão ambiental.

              A escolha das atividades a serem desenvolvidas está relacionada às habilidades e competências a serem atingidas pelos componentes curriculares integrados, transformando-se em procedimentos que deverão atingir os objetivos propostos no projeto.



·        PARTICIPANTES



            Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

·        Direção;

·        Professores;

·        Orientação pedagógica;

·        Funcionários ( merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais):

·        Comunidade local;

·        Familiares.



·        DURAÇÃO

           

As atividades previstas neste documento serão desenvolvidas durante o segundo semestre.





·        AVALIAÇÃO

           

 O trabalho pedagógico com a questão ambiental centra-se no desenvolvimento de atitudes e postura ética, na formação de hábitos e recuperação de valores como a solidariedade e a responsabilidade social.

            A partir destas considerações, serão usados os seguintes critérios para a avaliação crítica do projeto:

·   Verificar se houve melhora na limpeza geral da Escola;

·   Observar se houve modificação na postura e atitude dos alunos;

·   Acompanhar o comprometimento dos alunos nas atividades extraclasse de  preservação ambiental;

·   Verificar o envolvimento de todos os professores e funcionários no desenvolvimento do Projeto;

·   Documentar e divulgar o projeto através de cartazes, livrinhos feito pelos alunos, trabalhos interdisciplinares, fotografias, filmagens, relatórios, etc.



CULMINÂNCIA



Feira Cultural



                                          

SUGESTÕES  DE ATIVIDADES



         Podemos utilizar algumas das sugestões do tema Paz como:

Painel, mural,música, etc.

 OUTRAS   SUGESTÕES  DE ATIVIDADES


Atividade 1 – Criando e recriando com palavras...


1. a) Levantar com os/as educandos/as uma listagem dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos mesmos;
1. b) Apresentar o quadro abaixo e propor o preenchimento com palavras, em grande grupo: (preencher com palavras associadas à:

Problemas ambientais
Espaço
Animais
Plantas
Personagens heróicos de algum conto ou lenda
Personagens vilões de algum conto ou lenda
Elementos de cenário
Ex:Poluição
Cidade
Rato;
Flores;
Fada;
Bruxa
Castelo

(Esta atividade pode ser realizada no quadro “negro”, podendo ser em um painel de papel pardo).
1. c) Depois de preenchido o quadro, dividir o grande grupo em pequenos grupos de no máximo 5 participantes e propor elaboração uma história utilizando 2 a 3 palavras de cada quadro. Tempo estimado para a atividade: 20 minutos, com tolerância...
1. d) Depois de concluída a história, trocar as histórias entre os grupos;
1. e) Cada grupo deverá representar a história, utilizando materiais que estão à disposição (sucata em geral) – tempo: 15 minutos;
1. f) Para fechamento, pedir que cada um relate o que foi trabalhado na atividade desenvolvida e o que sentiu em relação a ela.


Atividade 2 – Discutindo sobre o lixo


2. a) Formação de um grande grupo em círculo;
2. b) Exposição de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o mesmo número que os participantes, por exemplo: 5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis).
2. c) A sala já deverá estar previamente preparada como descrito anteriormente;
2. d) Inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notícia, artigo ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de uma boa música para o fundo da leitura.

2. e) Propor a observação do lixo que está à frente, no centro do grupo;
2. f) Cada participante é convidado a escolher um dos elementos do lixo;
2. g) Distribuição em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc...
2. h) Levantar as seguintes questões para análise em grupo:
- Tempo de decomposição;
- Impacto causado pela produção da embalagem;
- Análise do rótulo da embalagem;
- Qual o slogan do produto e apelo publicitário;
- Qual seria a opção para a reutilização do material.
2. i) Apresentação das análises ao grande grupo.


Atividade 3 - Confecção de cartões com sucata:


3. a) Apresentar diversos tipos de lixo de papel e papelão: revistas, jornais, caixas de embalagens, caixas de papelão...
3. b) Cada participante escolhe materiais para elaborar um cartão ambiental utilizando técnicas sugeridas pelo/a professor/a:
- Dobradura;
- Recorte e colagem;
- Rasgadura...
3. c) Confecção do cartão propriamente dita;
3. d) Exposição e relato da confecção do cartão ao grande grupo;

 
Atividade 4 - Confecção de carimbos de cordão com restos de madeira


4. a) Colocar à disposição dos/as educandos/as os materiais necessários para a confecção dos
carimbos: tocos de madeira (que podem ser solicitados em madeireiras ou fábricas de molduras, móveis) e cordão de algodão ou lã (o cordão é melhor).
4. b) Apresentar alguns modelos de carimbos com formatos variados (estrela, árvore, sol, lua, etc.).

4. c.) Confecção dos carimbos propriamente ditos.
4. d) Confecção de um painel em grupos, utilizando os carimbos confeccionados.


Atividade 5 – Confecção de máscaras com massa de papel


5. a) Preparo da massa de papel para modelar: liquidificar o papel picado – para cada três punhados de papel picado, meio copo do liquidificador com água – bater e despejar em uma bacia e ir fazendo até ter bastante polpa. Espremer o excesso de água e adicionar uma colher de sopa de cola ou grude para cada “bolo” de massa de papel espremido e ir colocando em uma bacia. Quando tiver massa suficiente, é só começar a confeccionar a máscara.
5. b) Para confeccionar a máscara, fazer uma bola de papel jornal amassando várias folhas
até formar uma esfera de forma ovalada. Sobre esta esfera, confeccionar a máscara.
5. c) Dias depois a máscara estará seca e poderá ser pintada, de preferência com tinta plástica ou acrílica.
5. d) Pode ser sugerida a confecção de potes, formas geométricas, além das máscaras, com os mesmos procedimentos.

 
Atividade 6 – Confecção de um minhocário


Materiais necessários para cada minhocário: Uma garrafa pet de 2 litros e uma menor de água mineral brita ou pedrinhas, terra, saco de lixo preto, minhocas.
Procedimentos: Corte a garrafa pet tirando o bocal. No fundo da garrafa pet coloque brita (não há necessidade de furar o fundo da pet). Sobre a brita coloque a garrafa menor (com água e tampa) dentro da garrafa pet. Ao redor, despeje a terra e largue as minhocas. Após terminar, utilize um saco de lixo escuro para envolver a garrafa, pois as minhocas não são acostumadas com claridade. Não é necessário molhar, pois a garrafinha com água fornece umidade para a terra, a não ser que seja uma região de excessivo calor, molhe de vez em quando, podendo colocar alguns lixos orgânicos sobre a terra para alimento das minhocas. Depois de dias, ao tirar o saco de volta da garrafa poderemos observar os caminhos das minhocas bem definidos. Volte a cobris com o saco de lixo evitando a luz para as minhocas.


Atividade 7 – Confecção de mini-hortinhas com garrafas pet


Materiais necessários: garrafas pet, tesoura, terra, mudinhas ou sementes.
Procedimentos: Deite a garrafa pet e corte um dos lados da “barriga” da garrafa, sem atingir o fundo nem a boca da garrafa. Faça pequenos furinhos no fundo e coloque terra. Em seguida, plante as sementes ou as mudas e é só cultivar com cuidado. Como suporte podemos usar caixas de ovos para que não fiquem diretamente no chão e, de tempos em tempos, estes suportes poderão ser substituídos, pois podem apodrecer com a umidade que escorre do excesso da água pelos furinhos da garrafa.

 
Atividade 8 – Planejamento  integrado para Educação Infantil Exercício de estudo para o/a professor/a 8. a) Levantar a seguinte questão: Como globalizar a Educação Ambiental aos conteúdos curriculares e às atividades desenvolvidas rotineiramente na escola?
Para professores da Educação Infantil poderemos apresentar alguns exemplos:

 
Exemplo 1: Quando trabalhamos o tema TERRA, poderemos trabalhar noções de espaço, tamanho, cor, motricidade fina em atividades práticas com argila ou desenhos, plantio, observação, expressão oral, etc, realizando atividades que envolvam e desperte o interesse da criança sobre o assunto trabalhado. É importante disponibilizar materiais como livros e revistas para manuseio das crianças, onde podem encontrar gravuras referentes ao tema em questão.

 
Exemplo 2: Quando trabalhamos o tema NATUREZA poderemos realizar atividades que desenvolvam noções de tamanho, forma, cor, espessura, sensibilidade - tato, olfato, visão, audição, paladar...
 
Atividade 9 – Apresentação de sugestões sobre confecção de materiais diversos para Educação Infantil Sugestões de materiais confeccionados pelo professor ou pelas crianças, para desenvolver atividades que possibilitem trabalhar as áreas (o ideal é trabalhar de forma interdisciplinar onde diversas áreas são envolvidas nas atividades - os exemplos são separados por área apenas por uma questão de classificação a qual estamos acostumados e habituados - ao mesmo tempo: afetiva, vivência em grupo, comunicação...):


Afetiva: Confecção de cartões para datas comemorativas utilizando: caixas de leite ou suco e papelão de caixas enfeitando-os com cola e serragem, cola e palitinhos, colagem com papel de revista, colagem com retalhos de tecido, etc...
Vivência em Grupo: Confecção de painéis sobre papel pardo utilizando colagens de gravuras, confecção de quebra-cabeças e jogos de memória, bolas de meia para brincadeiras de “ovo podre” ou “o limão entrou na roda...”.
Comunicação: Confecção de microfones, confecção de fichas com gravuras grandes de pessoas realizando alguma tarefa, as quais as crianças deverão interpretar o que elas estão fazendo e imita-las... Movimento: Confecção de paus com fitas de papel ou de tecido, confecção de bambolês com pedaços de mangueira velha, confecção de pesos com garrafas descartáveis cheias de areia para realizar diversas atividades de educação Física, confecção de chocalhos e tambores com latas... Necessidades: Confecção de cartazes que apresentem as necessidades básicas dos seres vivos: alimentação, moradia, higiene.
Criatividade: Atividades artísticas utilizando sucata: forrar potes com materiais variados, colagens em painéis, recorte de embalagens e montagem de álbum.


Área Cognitiva: Atividades de observação de elementos naturais com registro após observação. Exemplo: observação de sementes germinando (utilizar sementes variadas que poderão ser plantadas em potes de embalagens); observação da vegetação da escola percebendo classificando quanto a grande/pequeno, alto/baixo, fino/grosso, liso/áspero - o registro oral ou gráfico destas observações é muito importante.
Área Sensorial: Confecção de saquinhos de pano contendo objetos diferentes para brincar de descobrir - pelo tato - o que está no saquinho, confecção do livrinho do tato (várias fichas de papelão com elementos colados), realizar atividades de mímicas (imitando animais, profissões, atividades de higiene), colocar em potes alguns elementos com cheiro para as crianças descobrirem o que está no pote (pote com café, com vinagre, com ervas cheirosas).
Área Espacial: Confecção de fitas com unidades de medidas (ex: 10 palmas da mão) e medir objetos diversos, medir crescimento de plantas com dedinhos, inventar mapas de tesouro (esconder algo no pátio do colégio e apresentar o mapa previamente preparado para as crianças procurarem o tesouro), contar quantos passos dados de um determinado lugar até outro, deitar no chão da sala e desenhar com giz o perfil da criança e da professora e medir...
Área Temporal: Atividades que utilizem ontem, hoje e amanhã - Confecção de cartazes de como estava o tempo ontem, como está o tempo hoje e como as crianças acham que estará o tempo amanhã. Confecção de um calendário mensal para ser apresentado a cada início do mês. Observar a hora do relógio (confeccionado) quando as crianças entram em sala de aula e como está o relógio na hora em que saem (a professora o modifica).
Área de Análise e de Síntese: Confecção de dobraduras simples e observar: “era assim e ficou assim”, confeccionar um cartaz de animais filhotes e outro de animais adultos observando como eram e como ficaram (pode ser com gravuras de crianças e de adultos) e fazer comparações. Confeccionar jogos com seqüência lógica classificando por tamanho, por fatos. Coletar sucata em geral e classificá-la quanto ao seu material: plástico, papel, papelão, etc.
Figura fundo: Confecção de um painel contendo diversas gravuras e brincar de procurar um determinado elemento ou objeto.


Área Psico-Motora: Confeccionar jogos de memória, quebra-cabeças, realizar atividades de recorte, colagens, montagens em espaços predeterminados pela professora, confeccionar fichas com ordens esclarecidas às crianças e apresentá-las seqüencialmente para que as crianças executem (ex: fichas de bater palmas, bater o pé, piscar os olhos, emitir algum som pela boca, etc.).


Esquema Corporal: Confeccionar um boneco com roupas velhas preenchendo-as com jornal, confeccionar máscaras de papel para a cabeça, confeccionar um grande quebra-cabeça com as partes do corpo. Brincar, de dois a dois, de espelho (o que um faz o outro imita).
Motricidade Ampla: Realizar atividades de corrida, competições, rodas cantadas, utilizando objetos confeccionados com sucata: corrida com garrafas de peso leve (dependendo o tamanho da criança por pouco peso na garrafa) - jogos com bolas de meia.
Motricidade Fina: Confeccionar contas com canudinhos e enfiar em cordões para fazer colares, rasgar e picar papel de revista colado-os em espaços pré-determinados, executar bordados com retalhos de lã em cartões perfurados pela professora.
Atividade 10 - sugestões de materiais didáticos gerais com sucata:
Confecção do professor:
- Fantoches com caixas, massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon, pés de meias velhas
. Os fantoches podem ser confeccionados utilizando os materiais já citados para formar a cabeça do personagem. Utiliza-se retalhos de tecido para o corpo dos fantoches.
Fantoches com vara utilizando copinhos de iogurte, sacos de papel, caixinhas.
- Livros com cartolina usada ou papelão de caixas contendo: gravuras, números e respectivas quantidades, materiais naturais para tato (areia, folhas, raízes...), linhas e formas geométricas.
- Brinquedos com caixas, garrafas plásticas, embalagens em geral - bilboquês, carrinhos, chocalhos, caixas enfeitadas.
- Cartazes com cola (ou grude) com pó de café passado seco, areia, serragem.
- Quebra-cabeças com gravuras de jornais ou revista.
- Mini-hortinhas com garrafas descartáveis.
- Minhocário com garrafas descartáveis.
- Jogo de boliche com bolas de meia e garrafas descartáveis.
- Massinha de modelar caseira.
- Maquetes de casas.
- Pincéis com lã, corda, esponja, algodão, penas de galinha.
- Televisão de caixa de papelão.
- Quadrinhos "negros" para uso das crianças - é só pintar um retalho de chapa de eucatex com tinta preta ou verde.
- Marionetes com a parte interna do rolo de papel higiênico.
- Carimbos com madeira e cordão; e móbiles com elementos naturais.
Atividade 11 – Atividade criadora - Confeccionar brinquedos com sucata
Disponibilizar para os/as educandos/as sucatas em geral (lixo seco limpo) bem como materiais básicos como cola, tesoura, arame, cordão, etc., e deixa-los livres para criarem brinquedos com sucata. Depois, realizar uma exposição